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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2018)Número Original: 4Código: 7002447

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Significados políticos e econômicos da construção da Zona Franca de Manaus no período da ditadura civil-militar brasileira de 1964 Significados políticos e econômicos da construção da Transamazônica no contexto da ditadura civil/militar brasileira no final do século XX.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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A Transamazônica inscrevia-se também nesse amálgama Geopolítica-Segurança Nacional. No caso da Ama- zônia, o projeto da corrente nacionalista de direita do Exército era o de povoar, mas as contingências do tempo e do capital não seguiam mais as fórmulas pombalinas. Assim, na impossibilidade de povoar com gente — seria necessária a migração de toda a população brasileira para chegar-se a taxas de densidade razoáveis no vasto território amazônico — optou-se pelo povoamento com interesses: a Zona Franca de Manaus configura-se como uma modalidade de povoamento por meio de interesses constituídos. A própria Transamazônica era uma estra- tégia mista de povoamento populacional e de interesses. (Francisco de Oliveira. “A reconquista da Amazônia”. Novos Estudos Cebrap, março de 1994. Adaptado.) a) Em que período da história brasileira foi proposto e iniciado o projeto de construção da rodovia Transamazônica? Qual semelhança o texto estabelece entre o projeto de construção da Transamazônica e a constituição da Zona Franca de Manaus? b) Qual foi a justificativa dada pelo governo federal para a abertura da estrada? A que se refere a afirmação de que “A Transamazônica inscrevia-se também nesse amálgama Geopolítica-Segurança Nacional"?


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Significados políticos e econômicos da construção da Zona Franca de Manaus no período da ditadura civil-militar brasileira de 1964 - Significados políticos e econômicos da construção da Transamazônica no contexto da ditadura civil/militar brasileira no final do século XX.g

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1(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 46Código: 18015

Primeiro exame de qualificação

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Significados políticos e econômicos da construção da Transamazônica no contexto da ditadura civil/militar brasileira no final do século XX.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2014
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Volks na Amazônia Em 1973, Wolfgang Sauer foi chamado para conversar com os executivos alemães da Volkswagen na sede alemã da empresa. Voltou como o chefe da maior fábrica de automóveis em funcionamento do hemisfério sul, instalada em São Paulo. No mesmo ano, quando foi a Brasília conversar com o ministro do interior, Rangel Reis, este lhe disse que o governo federal queria mudar a diretriz da ocupação da Amazônia. Desde o início da construção da Transamazônica, três anos antes, a ênfase era na colonização. Essa diretriz, de objetivos sociais, não atendia mais à prioridade definida pelo terceiro governo militar desde o golpe de Estado de 1964: tornar a Amazônia uma fonte de divisas para o país. Adaptado de br.noticias.yahoo, 26/02/2013. O texto da reportagem faz referência a duas fases di: durante o regime militar. intas da política territorial na Amazônia Dois exemplos dessa política de ocupação, para o período 1964/1973 e para o período 1973/1985, respectivamente, foram as implantações de: (A) polos de turismo e lazer = extensas redes ferroviárias inter-regionais (B) centros comerciais fronteiriços = imensas áreas de monocultura de soja (C) distritos industriais exportadores = numerosas áreas de produção de borracha (D) assentamentos de agricultura familiar = grandes projetos de grupos empresariais


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     C     
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2(USP- SP - 2016)Número Original: 85Código: 6387584

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Significados políticos e econômicos da construção da Transamazônica no contexto da ditadura civil/militar brasileira no final do século XX.g
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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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Paralelamente à abertura da Transamazônica processa-se o trabalho da colonização, realizado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). As pequenas agrovilas se sucedem de vinte em vinte quilômetros à margem da estrada, e nos cem hectares que cada colono recebeu são plantados milho, feijão e arroz. Já no próximo mês começará a plantação de cana-de-açúcar, cujas primeiras mudas, vindas dos canaviais de Sertãozinho, em São Paulo, acabaram de ser distribuídas. Jovens agrônomos, recém saídos da universidade, orientam os colonos... No meio da selva começam a surgir as agrovilas. Vindos de diferentes regiões do país, os colonos povoam as margens da Transamazônica e espalham pelo chão virgem o verde disciplinado das culturas pioneiras. Os pastos da região são excelentes. Revista Manchete, 15 de abril de 1972. Segundo o texto, é correto afirmar que a Transamazônica, cuja construção se iniciou no regime militar (1964-1985), representou, inclusive, a) um projeto para eliminar o controle nacional e estatal dos recursos naturais da Amazônia, facilitando o avanço de interesses britânicos na região. b) um esforço de ampliar as áreas de ocupação na Amazônia e de construir a ideia de que se vivia um período de avanço, integração e crescimento nacional. c) uma superação das dificuldades de comunicação e deslocamento entre o Sul e o Norte do país, facilitando a migração e permitindo plena integração entre os oceanos Atlântico e Pacífico. d) uma tentativa de reaquecer a economia da borracha, com a criação de rotas de escoamento rápido da produção em direção aos portos do Sudeste. e) um projeto de utilização dessa estrada para delimitar as fronteiras entre os estados da região.


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     A     
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3(UEA - 2019)Número Original: 20Código: 7816679

SIS - Terceira Série - Triênio 2020 a 2022

Significados políticos e econômicos da construção da Transamazônica no contexto da ditadura civil/militar brasileira no final do século XX.g
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Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
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Um dos objetivos centrais da rodovia Tranzamazônica era A) transformar Manaus em uma área de livre-comércio. B) interligar as regiões Norte e Nordeste do país. (A) (B) (C) mapear os recursos minerais da Amazônia. (D) garantir a sobrevivência das atividades extrativistas. (E) E) recensear as populações ribeirinhas da área florestal.


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4(UEA - 2015)Número Original: 8Código: 7847763

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Aspectos políticos, econômicos e sociais do governo Juscelino na segunda metade do século XX .f História Comparada Significados políticos e econômicos da construção da Transamazônica no contexto da ditadura civil/militar brasileira no final do século XX.g
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Questão de Vestibular - UEA 2015
Questão de Vestibular - UEA 2015
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O autor estabelece alguma continuidade entre o governo de Juscelino Kubitschek e o do presidente Emílio Médici, que pode ser exemplificada (A) na natureza igualmente antidemocrática dos dois gover- nos, sustentados pelas forças militares brasileiras. (B) no projeto de internacionalização de regiões brasi- leiras para aliviar a pressão demográfica em certas areas do globo. (C) no esforço de deslocamento do parque industrial bra- sileiro dos estados do Sudeste para o grande Norte do país. (D) na realização de grandes e dispendiosas obras dirigl- das para regiões menos povoadas do país. (E) nas concessões das riquezas da Amazônia, como minérios e madeira, para as empresas capitalistas dos países desenvolvidos.


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