Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2018)Número Original: 32Código: 7002523

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre a naturalização dos valores culturais nas sociedades .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

A era feudal tinha legado às sociedades que a segui- ram a cavalaria, cristalizada em nobreza. [...] Até nas nos- sas sociedades, em que morrer pela sua terra deixou de ser monopólio de uma classe ou profissão, o sentimento persistente de uma espécie de supremacia moral ligada à função do guerreiro profissional — atitude tão estranha a outras civilizações, tal como a chinesa — permanece uma lembrança da divisão operada, no começo dos tempos feu- dais, entre o camponês e o cavaleiro. (Marc Bloch. A sociedade feudal, 1987. Adaptado.) Segundo o texto, a valorização da ação militar (A) representa a continuidade da estrutura social originária da Idade Média. (B) ultrapassa as barreiras de classe social, igualando os homens medievais. (C) deriva da associação, surgida na Idade Média, entre nobres e cavaleiros. (D) surgiu na Idade Média e é desconhecida nas sociedades modernas. (E) revela a identificação medieval de quem trabalhava com quem lutava.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 3

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Debates filosóficos sobre a naturalização dos valores culturais nas sociedades .f

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(UPE - 2023)Número Original: 38Código: 13055022

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Primeiro Dia

Debates filosóficos sobre a naturalização dos valores culturais nas sociedades .f Questões de identificações (Filosofia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. Aquele que vos domina tanto só tem dois olhos, só tem duas mãos, só tem um corpo, e não tem outra coisa que o que tem o menor homem do grande e infinito número de vossas cidades, senão a vantagem que lhe dais para destruir-vos. De onde tirou tantos olhos com os quais vos espia, se não os colocais a serviço dele? Como tem tantas mãos para golpear-vos, se não as toma de vós? Os pés com que espezinha vossas cidades, de onde lhe vêm, senão dos vossos? Como ele tem algum poder sobre vós, senão por vós? Como ousaria atacar-vos se não estivesse conivente convosco? Que poderia fazer-vos, se não fôsseis receptadores do ladrão que vos pilha, cúmplices do assassino que vos mata, e traidores de vós mesmos? LA BOÉTIE, Etienne. Discurso da servidão voluntária. São Paulo: Edipro, 2017[1549]. p. 40. Escrito no século XVI, o Discurso da servidão voluntária, de La Boétie, é um dos mais belos textos contra a tirania. O autor tenta compreender a razão pela qual homens e mulheres obedecem tão cegamente aos líderes políticos tiranos abandonando, desse modo, sua própria liberdade. O filósofo francês chega à paradoxal conclusão de que só é possível a dominação com a anuência dos dominados. Passados cinco séculos, a história registrou várias vezes e continua a registrar o fato de governantes autoritários terem sido alçados ao poder por meio de amplo apoio popular. Há, para La Boétie, uma razão principal para esse fato. Essa razão é de que ordem? a) Do costume, pois o povo educado para a servidão não é capaz de libertar-se. b) Da pobreza, pois a multidão faminta necessita da ajuda de um tirano. c) Da sacralidade, pois o líder político tem o poder semelhante a um deus na Terra. d) Da vergonha, pois o povo é demasiado tímido para exercer os seus próprios direitos. e) Daforça, pois o tirano é aquele que detém as armas e faz uso para comandar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2019)Número Original: 4Código: 7856051

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Debates filosóficos sobre a naturalização dos valores culturais nas sociedades .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

O filósofo esloveno Slavoj Zizék, em uma crônica sobre o último episódio de Games of thrones, afirma: “O que está em jogo no conflito final é, para resumir de maneira simples, o seguinte: a revolta contra a tirania deveria se dar no marco de uma mera luta pelo retorno à versão antiga, mais bondosa, da mesma ordem hierárquica, ou deveria evoluir no sentido de uma busca por uma nova ordem necessária? [...] O embate final da série combina a rejeição a uma transformação radical com um velho mote antifeminista. [...] Aqui vale lembrar que o enredo foi escrito por dois homens. A figura Daenerys como rainha tresloucada é rigorosamente uma fantasia masculina (os críticos acertaram ao apontar que sua descida à loucura não se justificava psicologicamente). A cena em que ela, tomada por um olhar de fúria e loucura, sobrevoa a cidade em seu dragão incendiando casas e pessoas é simplesmente a expressão da ideologia patriarcal com seu medo de uma mulher politicamente forte”. ZIZEK, Slavoj. Feminilidade tóxica em “Game of Thrones”. Disponível em: B/og da Boitempo. https://blogdaboitempo.com.br/2019/05/21/feminilidade- toxica-em-game-of-thrones-zizek-escreve-sobre-o- desfecho-da-serie/. Publicado em 21/05/2019, Com base na passagem citada acima, é correto afirmar que A) o descarte de uma nova ordem, como resolução dos embates da série, recorreu à evolução inverossimil de Daenerys à loucura. B) há uma relação causal entre ter sido escrita por dois homens e o desfecho machista e sem verossimilhança da série. C) a evolução de Daenerys para a loucura é explicada pela pressão misógina e patriarcal que os autores da série sofreram. D) os homens possuem uma fantasia sexual com mulheres tresloucadas, furiosas, e isso é expressão da ideologia patriarcal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UEMA - 2021)Número Original: 22Código: 11603051

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Debates filosóficos sobre a naturalização dos valores culturais nas sociedades .f Questões com causas ou consequências (Filosofia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2021
Exibir texto da questão

A naturalização da vida moral ocorre quando não notamos a origem cultural dos valores morais, do senso moral e da consciência moral porque somos educados para eles e neles, como se fossem naturais ou fáticos existentes em si por si mesmo. Isso acontece porque, para garantir a manutenção dos padrões morais através do tempo e sua continuidade de geração a geração, as sociedades tendem a naturalizá-la, isto é, a fazer com que sejam seguidos e respeitados como se fosse uma segunda natureza. https://brainly.com.br/tarefa/1416322 Quando os valores são naturalizados em uma sociedade e perdemos a origem deles, temos dificuldade para a) manter o status quo. b) regimentar o corpo político. c) justificar a ordem estabelecida. d) desenvolver a ciênci: e) fundamentar as classes existentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?