Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC-CAMPINAS - 2019)Número Original: 50Código: 7040270

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das canções de protesto no contexto do regime militar de 1964 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2019
Exibir texto da questão

Entre as manifestações culturais contra o autoritarismo do Regime Militar, no âmbito da Música Popular Brasileira se destacou um tipo de produção musical que se disseminou por festivais e ficou conhecido pela crítica e pelo público como (A) Samba-exaltacao. (B) Rap nacional. (C) Rock progressivo. (D) Canção de protesto. (E) Nova Canção Brasileira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 3

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos das canções de protesto no contexto do regime militar de 1964 .f

Exibir Questões - PUC-CAMPINAS

Questões Parecidas

1(UNESP - 2021)Número Original: 42Código: 9314190

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Interdisciplinar Aspectos das canções de protesto no contexto do regime militar de 1964 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

Vou voltar Sei que ainda vou voltar Para o meu lugar Foi lã e é ainda lá Que eu hei de ouvir cantar Uma sabiá Cantar uma sabiá Vou voltar Sei que ainda vou voltar Vou deitar à sombra De uma palmeira Que já não há Colher a flor Que já não dá E algum amor Talvez possa espantar As noites que eu não queria E anunciar o dia Vou voltar Sei que ainda vou voltar Não vai ser em vão Que fiz tantos planos De me enganar Como fiz enganos De me encontrar Como fiz estradas De me perder Fiz de tudo e nada De te esquecer (www.chicobuarque.com.br) A canção “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim, foi apre- sentada no Ill Festival Internacional da canção, em setembro de 1968, durante o regime militar brasileiro. Sua letra (A) recorre à relação intertextual, para criticar a repressão e as perseguições políticas no país. (B) explora a metáfora do voo do pássaro, para propor ação e mobilização popular contra as perseguições políticas. (C) valoriza a esfera íntima e pessoal, para rebater o enga- jamento político-social de intelectuais e artistas. (D) adota o recurso da repetição e do paralelismo, para de- fender a continuidade do regime militar. (E) menciona aves e plantas, para defender a adoção de política ambiental sustentável pelo governo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ETEC- SP - 2013)Número Original: 39Código: 4960326

Primeiro Semestre

Brasil.b Aspectos das canções de protesto no contexto do regime militar de 1964 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2013
Exibir texto da questão

Os governos autoritários procuram exercer um controle sobre os meios de comunicação, para que não haja críticas ou divulgação de ideias contrárias ao que esses governos impõem. Por isso, durante o regime militar no Brasil (1964-1984), muitos artistas tiveram suas obras censuradas. Leia atentamente o trecho da canção Cálice, composta por Chico Buarque e Gilberto Gil, em 1973. Nessa canção, encontra-se um elaborado jogo de palavras, no qual, por exemplo, a palavra cálice tem pronúncia semelhante à cale-se. Analisando o trecho da canção e relacionando-o ao contexto histórico em que essa canção foi composta, é correto afirmar que Cálice foi, à época, (A) aprovada, pois defendia a continuidade do Ato Institucional n£5 e exaltava o governo autoritário dos militares. (B) considerada umhino do movimento civilchamado de Diretas Já, pois defendia a convocação de eleições. (C) censurada, pois defendia valores da esquerda socialista, como a reforma agrária e a privatização dos bens públicos. (D) aprovada e gravada sem que o governo colocasse algum empecilho, pois seu conteúdo não tratava de assuntos políticos. (E) censurada, pois criticava diretamente a ausência de liberdade de expressão e a repressão violenta praticada pelo regime. Pai! Afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue Como beber dessa bebida amarga Tragar a dor e engolir a labuta? Mesmo calada a boca resta o peito Silêncio na cidade não se escuta De que me vale ser filho da santa? Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta força bruta Como é difícil acordar calado Se na calada da noite eu me dano Quero lançar um grito desumano Que é uma maneira de ser escutado Esse silêncio todo me atordoa Atordoado eu permaneço atento Na arquibancada, a qualquer momento Ver emergir o monstro da lagoa (ietrasmusbrchico uarque 5121. Acsto em: 04082012 Adaptado)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(PUC-CAMPINAS - 2018)Número Original: 39Código: 6888045

Verão - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Aspectos das canções de protesto no contexto do regime militar de 1964 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
Exibir texto da questão

O texto de Percival de Lima Souto refere-se aos festivais da canção e das “músicas de protesto”. Considerando o contexto histórico dos anos 1960 e 1970, é correto afirmar que (A) as composições da MPB foram um poderoso instru- mento das forças sociais de oposição ao regime mi- litar. (B) o samba-canção foi uma importante arma dos go- vernos militares para difundir o nacionalismo ufa- nista. (C) a chanchada foi um dos meios de divulgação das raízes culturais da população durante governos dita- toriais. (D) a bossa nova foi um dos ritmos preferidos da clas- se popular para representar a alma do povo bra- sileiro. (E) as músicas sertanejas foram a mais pura expressão do modo caboclo de fazer a arte popular brasileira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?