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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 1Código: 7061488

Verão - Primeiro Dia - Vermelho (Medicina)

Relação entre o desenvolvimento vegetal com o processo de fotossíntese .f Relação entre o aumento da temperatura global e o processo de especiação .f Determinação do tamanho de animais com base nos conceitos de pirâmides ecológicas .f Identificação das relações ecológicas a partir da interação de diferentes espécies .f Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
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O mosaico de ambientes que compõem o domínio do cerrado resulta em populações descontínuas, cujo grau de isolamento depende da capacidade de dispersão de cada espécie e da distância entre os fragmentos ou manchas ambientais. A figura abaixo representa a variação no tamanho populacional de duas espécies de uma comunidade ao longo do tempo. espécie 1 ~ “ A ~“ Vo - ~—- espécie 2 numero de individuos \ 1 / \ À / a. Identifique o tipo de interação ecológica que a figura representa e justifique sua resposta. b. A partir das informações do gráfico e levando em conta os conceitos representados nas pirâmides ecológicas de números e de massa, podem ser feitas inferências sobre o tamanho relativo dos animais das duas espécies. Apresente e justifique uma hipótese sobre o tamanho relativo dos animais das espécies 1 e 2. c. Em diversas espécies de plantas do cerrado o fluxo gênico entre as populações é mantido por insetos polinizadores que se deslocam entre os fragmentos ambientais. Com o aumento da temperatura global e da duração das estações secas, os fragmentos com predominância de vegetação arbórea ficarão cada vez mais reduzidos em tamanho e isolados entre si. Explique por que em secas prolongadas por milhares de anos podem ocorrer processos de especiação em plantas desses fragmentos. d. Uma atmosfera mais rica em COs, como a prevista para as próximas décadas, poderia beneficiar o cultivo do café, de acordo com os primeiros resultados experimentais da Embrapa. Um grupo experimental de cafeeiros foi mantido em atmosfera com concentração de CO, de 550 ppm (partes por milhão), enquanto o grupo controle foi mantido em atmosfera de 400 ppm (concentração da atmosfera atual). Após dois anos, as plantas do grupo experimental estavam mais altas, com caules mais robustos e folhas mais largas do que as do grupo controle. Explique esses resultados, levando em conta o processo de fotossíntese.


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Relação entre o desenvolvimento vegetal com o processo de fotossíntese .f - Relação entre o aumento da temperatura global e o processo de especiação .f - Determinação do tamanho de animais com base nos conceitos de pirâmides ecológicas .f - Identificação das relações ecológicas a partir da interação de diferentes espécies .f

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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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“Analise os gráficos a seguir, os quais ilustram três interações ecológicas entre espécies diferentes. nº 4 nº À Indiv Indiv I A Bg A LOS > > Tsoladss Tempo Unidas Tempo ne nº A n Indiv Indiv c D c D > > Isoladas Tempo Unidas Tempo 4 4 Nº Nº mm Indiv Indiv F E E F > > Tsoladas Tempo Unidas Tempo O estudo envolveu seis espécies (A e B; C e D; E e F) criadas em habitats isolados, conforme ilustrado nos três gráficos à esquerda, e criadas unidas no mesmo hábitat, conforme ilustrado nos gráficos à direita. As interações I, Ile IIL, respectivamente, são classificadas como (A) competição, cooperação e comensalismo. (B) predatismo, mutualismo e inquilinismo. (C) parasitismo, comensalismo e epifitismo. (D) amensalismo, mutualismo e cooperação. (E) canibalismo, epifitismo e cooperação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FGV - SP - 2013)Número Original: 34Código: 6341354

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Um estudante, ao observar uma árvore frondosa, percebeu a existência de orquídeas, bromélias e líquens habitando den- samente seus galhos. Constatou também que algumas folhas estavam sendo devoradas por lagartas, as quais eram captu- radas por pássaros e saguis. Com relação às interações ecológicas observadas, está cor- reto deduzir que (A) bromélias, orquídeas e líquens competem por espaço e luz, pássaros e saguis competem por alimento. (B) orquídeas, bromélias e líquens são parasitas da árvore e competidoras por recursos entre si. (C) as árvores são parasitadas pelas lagartas e são mutualis- ticas em relação aos pássaros e saguis. (D) pássaros e saguis competem pelas lagartas, as quais rea- lizam predação com relação à árvore. (E) os líquens são organismos mutualísticos, já os pássaros e saguis são parasitas em relação às lagartas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UEMA - 2020)Número Original: 54Código: 7892797

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_ A Baixada Maranhense é formada por planícies baixas que alagam no periodo das chuvas, criando enormes lagoas. As principais atividades econômicas da área apoiam-se nos recursos pesqueiros abundantes nos lagos, nos rios da região e na pecuária extensiva. Neste setor, a maior concentração de gado é empregada na bubalinocultura, em razão de os búfalos serem os animais mais bem adaptados às condições da região. Na região da Baixada Maranhense, os búfalos alimentam-se de partes das plantas, não chegando a matá-las. Esta é uma importante relação ecológica, visto que, ao comer plantas, os animais assimilam a energia captada da luz solar, que é transferida aos demais níveis tróficos. Em contrapartida, há pássaros (normalmente pequenas garças) que se alimentam de carrapatos e outros parasitas que vivem no dorso dos búfalos, com isso livrando o animal desses hóspedes indesejáveis. http://batista-ma.org.br/ baixada-maranhense Os tipos de relações ecológicas entre os búfalos e as plantas, de um lado, e entre as garças e os búfalos, de outro, são, respectivamente, chamados de a) predatismo e comensalismo. b) comensalismo e parasitismo. c) protocooperação e amensalismo. d) herbivoria e protocooperação. e) parasitismo e predatismo.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFPR - 2017)Número Original: 45Código: 7928311

Primeira Fase

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Para atrair potenciais polinizadores, as plantas comumente armazenam néctar nas suas flores em estruturas específicas chamadas de nectários. Contudo, várias espécies de plantas também podem apresentar nectários longe das flores, os chamados “nectários extraflorais”. Essas estruturas podem ser encontradas em vários locais, como folhas e brotos. Durante a sua procura por alimento, formigas se deparam com esses nectários, passam a se alimentar do néctar produzido, a eles retornando repetidamente. Durante essa atividade, as formigas acabam patrulhando essas plantas e defendendo-as contra potenciais herbívoros, como lagartas e percevejos. Esse tipo de interação entre formigas e plantas com nectários extraflorais pode ser categorizado como: a) epifitismo. b) mutualismo. c) colonialismo. d) predação. e) parasitismo.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(USP - 2021)Número Original: 1Código: 9131074

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Com gráfico de barras (biologia).t Identificação das relações ecológicas a partir da interação de diferentes espécies .f
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Questão de Vestibular - USP 2021
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Os gráficos mostram o número de indivíduos de duas espécies de peixes (espécie A e espécie B), no início e no final de um experimento realizado em tanques (cinco sombreados e cinco expostos ao sol). Nos tanques expostos ao sol, os microcrustáceos, alimento exclusivo dos peixes, atingem maior tamanho devido à maior abundância de fitoplâncton. Por outro lado, nos tanques sombreados, há menos fitoplâncton e os microcrustáceos atingem tamanho menor. Os peixes da espécie A alimentam-se somente de microcrustáceos pequenos, enquanto os peixes da espécie B alimentam-se de microcrustáceos de todos os tamanhos. A quantidade de larvas de microcrustáceos colocadas mensalmente foi a mesma em todos os tanques. A capacidade de suporte de cada um dos tanques foi de 100 peixes. Início do experimento Final do experimento 100 + e bread 100 + E tanques sombreados o 901 q 90 - E tanques sombreados a Ds 80 E tanques expostos ao sol o 4 E tanques expostos ao sol = We o TV = Cc = 60 - = w = o 50 - wv o o o 40 4 o U E 30 - 2 = 20 - > 10 + O + Espécie A Espécie B Espécie A Espécie B a) Qual foi a razão, ao final do experimento, entre o número de indivíduos da espécie B nos tanques expostos ao sol em relação ao número de indivíduos dessa mesma espécie nos tanques sombreados? b) Considerando apenas os tanques expostos ao sol, desenhe no gráfico da folha de respostas uma linha que indique como variou a razão entre o número de indivíduos da espécie B e o número de indivíduos da espécie A, no início e no fim experimento. c) Cite a interação biológica entre as duas espécies de peixe que explica a diferença no número final de indivíduos dessas espécies nos tanques expostos ao sol. Justifique. b) indivíduos da espécie A Razão entre o número de indivíduos da espécie B e o número de OrRFN Ww FU DN CO Inicio Final Duração do experimento


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