Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 24Código: 7061749

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Pernambuco.b Aspectos políticos, sociais e econômicos da Revolução Pernambucana de 1817 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Exibir texto da questão

Na perspectiva de mudança radical na sociedade, a Revolução Pernambucana de 1817 (A) não expressou a influência dos ideais revolucioná- rios franceses, pois, embora tenha defendido mu- danças sobre o sistema produção escravista, foi for- mada pela elite oligárquica dominante no Brasil co- lonial. foi o movimento revolucionário que mais se aproxi- mou dos ideais da Revolução Francesa, pois, ao de- fender um conjunto de mudanças sociais, ameaçou a estrutura do sistema escravista no Brasil colônia. não representou as tendências revolucionárias da Revolução Francesa, pois, embora ameaçasse o domínio português, não conseguiu estabelecer uma proposta para a abolição da escravidão no Brasil. mostrou que era possível lutar contra a ordem co- lonial ao propor a República como forma de governo e o fim da escravidão no Brasil colônia, o que a aproxi- mou dos ideais sociais da Revolução Francesa. não se aproximou das correntes revolucionárias francesas, na medida em que estimulou a criação de organizações responsáveis pela eliminação gradual da estrutura de produção escravista no Brasil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 3

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos políticos, sociais e econômicos da Revolução Pernambucana de 1817 .f

Exibir Questões - PUC-CAMPINAS

Questões Parecidas

1(UFMG - 2007)Número Original: 49Código: 6346687

Primeira Etapa

Pernambuco.b Aspectos políticos, sociais e econômicos da Revolução Pernambucana de 1817 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2007
Exibir texto da questão

Leia este trecho de documento: “Pernambucanos [...] o povo está contente. já não há distinção entre Brasileiros. e europeus. todos se conhecem irmãos, descendentes da mesma origem [...] Um governo provisório iluminado escolhido entre todas as ordens do Estado. preside a vossa felicidade [...] Vós vereis consolidar-se a vossa fortuna, vós sereis livres do peso de enormes tributos, que gravam sobre vós; o vosso. e nosso País [- Pernambuco] subirá ao ponto de grandeza. que há muito o espera. e vós colhereis o fruto dos trabalhos e do zelo dos vossos Cidadãos. Ajudai-os com [...] a vossa aplicação à agricultura, uma nação rica é uma nação poderosa. A Pátria é a nossa mãe comum, vós sois seus filhos, sois descendentes dos valorosos Lusos, sois Portugueses. sois Americanos. sois Brasileiros. sois Pernambucanos.” Proclamação do Governo Provisório Revolucionário de Pernambuco, em 9 de março de 1817. Considerando-se os princípios que fundamentam a Revolução Pernambucana de 1817, é INCORRETO afirmar que seus participantes A) consideravam irrelevantes as questões tributárias e desigualdades existentes entre “Brasileiros”, “Pernambucanos” e “Portugueses”. B) entendiam que a riqueza tornava uma nação poderosa, sendo a agricultura vista como uma atividade econômica importante para a Pátria. C) promoveram a constituição de um Governo Provisório em Pernambuco, em oposição ao Governo Monárquico chefiado por D. João. D) reconheciam como identidades coletivas os “Pernambucanos”, os “Portugueses” e os “Brasileiros”, defendendo que todos eles eram filhos da Pátria.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ESPCEX - 2018)Número Original: 40Código: 9257688

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Aspectos políticos, sociais e econômicos da Revolução Pernambucana de 1817 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2018
Exibir texto da questão

Quase duas décadas depois da Conjuração Baiana, durante a estada da Família Real portu- guesa no Brasil e o governo de D. João VI, ocorreu um levante emancipacionista em Pernambuco que ficaria conhecido como Revolução Pernambucana. Um dos motivos desta revolta foi [A] o fim do monopólio comercial de Portugal sobre a colônia. [B] a grande seca de 1816. [C] a elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves. [D] a liberação da atividade industrial no Brasil. [E] a cobrança forçada de impostos atrasados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UEG - 2017)Número Original: 42Código: 9578373

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Aspectos políticos, sociais e econômicos da Revolução Pernambucana de 1817 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2017
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. A Revolução Pernambucana de 1817 foi o último movimento de revolta anterior à Independência do Brasil. Mas, diferente de todos os outros movimentos sediciosos que eclodiram no período colonial, a Revolução pernambucana conseguiu ultrapassar a fase conspiratória e atingir a etapa revolucionária de tomada do poder. CACIAN, Renato (31 de julho de 2005). “A Revolução pernambucana: República em Pernambuco durou 75 dias.” Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2017. O texto citado refere-se à Revolução Pernambucana, evento cujo bicentenário será comemorado no ano de 2017. Dentre as medidas tomadas pelos revolucionários após a tomada do poder político, destaca-se a) a emancipação total dos escravos, contrariando os interesses dos proprietários rurais. b) o aumento dos impostos e criação de novos tributos para financiar a guerra revolucionária. c) o fechamento dos jornais e a instituição de um governo ditatorial controlado pela maçonaria. d) a abolição dos títulos de nobreza, confirmando o caráter liberal do movimento revolucionário. e) a proposta de emancipação política junto a Portugal e integração ao território norte-americano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?