Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFRGS - 2019)Número Original: 2Código: 7080103

Quarto Dia

Aspectos e características políticas, culturais e econômicas da civilização romana da antiguidade .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2019
Exibir texto da questão

Considere as seguintes afirmações sobre a história antiga de Roma. I - Com o fim do período monárquico, a hierarquia social na República deixou de estar fundada na descendência familiar e na propriedade de terras, valorizando as ocupações ligadas ao comércio urbano e à prática da magistratura. II - No contexto dos séculos III e II a.C., a manumissão de estrangeiros, escravizados a partir de conquistas bélicas, possibilitava a tais indivíduos liberdade social e cidadania política. HI- Entre as principais causas do fim da República, estão a invasão de tribos normandas oriundas do norte da Europa, a difusão do cristianismo e a crise econômica provocada pela chamada “Conspiração de Catilina”. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas 1 e II. (E) I, Ile III.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos e características políticas, culturais e econômicas da civilização romana da antiguidade .f

Exibir Questões - UFRGS

Questões Parecidas

1(UPE - 2017)Número Original: 26Código: 10006231

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características políticas, culturais e econômicas da civilização romana da antiguidade .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2017
Exibir texto da questão

Observe a imagem a seguir: (http://ngm.nationalgeographic.com/2012/09/roman-walls/clark-hotography#/08-mainz-slaves-statue-670.jpg) Ela retrata um pedestal romano encontrado em Mainz, na Alemanha, no qual se observam dois cativos acorrentados. Essa imagem representa a(s) seguinte(s) caracteristica(s) sociopolitica(s) da Roma Antiga: o apurado trabalho escultórico das populações eslavas. a crítica à instituição da escravidão pela religião oficial romana. a difusão e a importância do trabalho escravo na sociedade romana. o racismo da cultura romana especializada na escravidão negra africana. o respeito com que as populações conquistadas pelo Império eram tratadas. DST


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNITAU - 2023)Número Original: 11Código: 13041022

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Aspectos e características políticas, culturais e econômicas da civilização romana da antiguidade .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2023
Questão de Vestibular - UNITAU 2023
Exibir texto da questão

Os romanos ricos tinham um estilo de vida luxuoso sob quaisquer padrões, antigos ou modernos. O imperador, (...) estava na parte mais alta do espectro, superando até os super-ricos. Sua fortuna tinha por base as rendas das vastas propriedades imperiais espalhadas por todo o mundo romano, que passavam de um governante ao seguinte e incluíam minas e propriedades industriais, além de fazendas; um fator que aumentava sua fortuna eram as linhas nebulosas entre as finanças do Estado e as do próprio imperador; e também — pelo menos, às vezes, essa era a acusação — várias formas de apropriação, como heranças compulsórias, quando o dinheiro em caixa ficava mais curto. BEARD, M. SPQR: uma história da Roma Antiga. São Paulo: Planeta, 2017. p.534. Adaptado. Ostentar a riqueza era uma prática comum entre os romanos ricos e também praticada pelos imperadores. A ostentação da riqueza relacionava-se: a) À recusa por investimentos produtivos pelos ricos romanos, pois a aquisição de recursos econômicos era realizada exclusivamente por meio das conquistas territoriais. b) À estrutura econômica do império romano, que priorizava a obtenção de riqueza mediante a exploração do trabalho de pessoas escravizadas durante as conquistas. c) A uma prática social relacionada à busca do prestígio, pois a demonstração de riqueza evidenciava a capacidade de controlar a própria vida e de dispor livremente dos recursos econômicos. d) À competição entre os ricos romanos e o imperador para demonstrar que a posse da riqueza tornava esses cidadãos isentos das obrigações para com as leis, exclusiva para os pobres do império. e) À resistência às críticas promovidas por sacerdotes e religiosos que clamavam por um estilo de vida modesto e dedicado à adoração aos deuses.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?