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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2019)Número Original: 73Código: 7456236

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Imaginário cristão na Europa medieval.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã. CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado). Como objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em promoção de atos ecumênicos. fomento de orientações bíblicas. apropriação de cerimônias seculares. retomada de ensinamentos apostólicos. ressignificação de rituais fundamentalistas. VOVDOO


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Imaginário cristão na Europa medieval.g

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1(UEA - 2016)Número Original: 13Código: 7821782

Macro - Conhecimentos Gerais

Representação espacial na perspectiva cultural da cristandade medieval ao longo da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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A questão de como decorar as igrejas cristãs fez reviver as discussões sobre o problema geral da imagem e o seu uso na religião cristã. O Papa Gregório Magno, que viveu no final do século VI, defendeu o seu uso, argu- mentando que muitos membros da Igreja não sabiam ler nem escrever e, que, para ensiná-los, essas imagens eram úteis. Disse ele: “A pintura pode fazer pelos analfa- betos o que a escrita faz pelos que sabem ler”. (Ermest H. Gombrich. A história da arte, 1993. Adaptado.) A decisão tomada pelo Papa Gregório Magno expressava (A) a adoção pelas pequenas comunidades cristas de conteúdos politeístas e fetichistas das tribos germã- nicas. o empenho eclesiástico em se manter fiel às proi- bições dos textos originais e fundamentadores do monoteísmo. a oposição do papado à preservação de qualquer ele- mento cultural oriundo da tradição clássica romana. o esforço de adaptação do catolicismo às condições históricas caracterizadas pela derrocada do Império Romano e pela formação dos reinos bárbaros. a necessidade do cristianismo romano de combater a expansão do movimento protestante na Europa.


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2(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 48Código: 6077763

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Aspectos da doutrina cristã na construção do poder da Igreja Católica durante a Idade Média.f Europa.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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Deus criador do universo fixou duas grandes luminárias no firmamento do céu: a luminária maior para dirigir o dia e a luminária menor para dirigir a noite. Da mesma maneira, para o firmamento da Igreja universal, como se se tratasse do Céu, no- meou duas grandes dignidades; a maior para tomar a direção das almas, como se estas fossem dias, a menor para tomar a direção dos corpos, como se estes fossem as noites. Estas dignidades são a autoridade pontifícia e o poder real. Assim como a Lua deriva a sua luz da do Sol e na verdade é inferior ao Sol tanto em quantidade como em qualidade, em posição como em efeito, da mesma maneira o poder real deriva o esplendor da sua dignidade da autoridade pontifícia: e quanto mais intimamente se lhe unir, tanto maior será a luz com que é adomado; quanto mais prolongar [essa união], mais crescerá em esplendor. (Apud Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos) No documento — escrito pelo papa Inocêncio IT, em 1198 é correto identificar (A) a recuperação de um preceito dos primeiros tempos do cristianismo, que defendia a pureza da alma e a pecami- nosidade do corpo. (B) uma associação entre a estrutura moral dos monarcas e a aprovação dos seus governos pelas autoridades religiosas. (C) acondenação de todas as teorias que adotavam a cosmo- logia divina sobre a constituição do poder dos líderes da Igreja Católica. (D) uma determinada visão sobre as relações hierárquicas entre o poder espiritual e o poder temporal no mundo medieval europeu. (©) osresquicios de uma concepção da Antiguidade Oriental que reconhecia a supremacia das religiões monoteistas sobre o paganismo.


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3(ENEM - 2021)Número Original: 76Código: 10788053

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Processos e fatos históricos sobre as expressões culturais medievais no contexto do imaginário cristão da Idade Média .f Questões de identificações (Hist.) Europa.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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Desde o século XIl que a cristandade ocidental era agitada pelo desafio lançado pela cultura profana — a dos romances de cavalaria, mas também a cultura folciórica dos camponeses e igualmente a dos citadinos, de caráter mais jurídico — à cultura eclesiástica, cujo veículo era o latim. Francisco de Assis veio alterar a situação, propondo aos seus ouvintes uma mensagem acessivel a todos e, simultaneamente, enobrecendo a lingua vulgar através do seu uso na religião. VAUICHEZ. À A espiritualidade da idade Madia Ocidental. séc. Vit Lisboa Estampa, 1998. O comportamento desse religioso demonstra uma preocupação com as caracteristicas assumidas pela Igreja e com as desigualdades sociais compartilhada no seu tempo pelos(as) OQ senhores feudais. O movimentos heréticos. O integrantes das Cruzadas. O corporações de ofícios. @ universidades medievais.


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4(UPE - 2019)Número Original: 30Código: 10006403

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Representação espacial na perspectiva cultural da cristandade medieval ao longo da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UPE 2019
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Leia o texto a seguir: “Efetivamente, desde a Idade Média, a construção do Ocidente se fez sobre exclusão geográfica, cultural religiosa e étnica do Oriente. A expulsão dos árabes e do Islã do horizonte ocidental alimenta o ressentimento e a hostilidade. Filosoficamente os cristãos latinistas devem seu estatuto de ocidentais graças a sua abertura à falsafa — filosofia — do Islã ocidental”. ‘A filosofia não é grega, é grega e árabe”, conclui o medievalista francês Alain de Libera. Desse modo, então, um humanismo expulsa o outro”. (RI JÚNIOR, Arno Dal; ORO, Ari Pedro (orgs.). Islamismo e Humanismo latino: diálogos e desafios. Petrópolis: Vozes, 2004, p.26. Adaptado.) De acordo com o texto acima, assinale a alternativa CORRETA. Não há oposição entre o Cristianismo e o Islamismo. Não há qualquer herança árabe no pensamento ocidental. A filosofia ocidental deve a sua existência a gregos e árabes. A hostilidade em relação aos árabes não alimenta ressentimentos. Os árabes foram sempre incluídos na formação da cultura ocidental. Doo To DDD


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5(UPE - 2020)Número Original: 27Código: 10079085

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Representações culturais sobre a visão europeia medieval em relação ao profeta Maomé .f Questões com imagens (Hist.) Europa.b
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Questão de Vestibular - UPE 2020
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Observe a imagem a seguir: a e” s == Z É parte de uma pintura do século XV da Basílica de San Petronio e mostra Maomé sendo torturado por demônios no inferno. O que essa imagem nos revela sobre a visão cristá medieval a respeito do profeta do Islam? a) Uma figura respeitada b) Comparável a Jesus em santidade c) Era uma importante figura histórica d) Um perverso, precursor do Anticristo e) Era simplesmente um desconhecido


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