Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC-CAMPINAS - 2020)Número Original: 45Código: 7506565

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Questões com causas ou consequências (Hist.) História da Arte Aspectos e características das expressões culturais de vanguarda na Europa da primeira metade do século XX.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2020
Exibir texto da questão

O Surrealismo surgiu em um contexto histórico marcado (A) (B) pelas atrocidades cometidas na II Guerra, como o holocausto e o lançamento da bomba atômica, que provocaram nos artistas a negação do racionalismo e a descrença na civilização humana. pelo deslumbramento com as mudanças tecnológicas produzidas pela industrialização e a modernização das capitais, pujantes e de vida acelerada, causando um entusiasmo pelo onírico e o irreal. pela decepção de intelectuais e artistas causada pela falta de perspectivas sobre o futuro da Europa, diante do apoio massivo a governos autoritários vigentes como os de Mussolini, Franco, Hitler e Stálin. pelo desencanto com a Belle Époque, que celebrava um mundo burguês artificial e edulcorado, distante da realidade da maior parte da sociedade e diante do qual se apelava para representações do absurdo e do grotesco. pela rebeldia e o desejo de subversão que pairava no meio artístico europeu no entreguerras, diante da aspiração pela renovação dos valores políticos, artísticos e morais após a destruição da Europa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 16

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

História da Arte - Aspectos e características das expressões culturais de vanguarda na Europa da primeira metade do século XX.

Exibir Questões - PUC-CAMPINAS

Questões Parecidas

1(UNESP - 2018)Número Original: 3Código: 7002428

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos e características do movimento futurista de 1909 História da Arte (Brasil) História da Arte Interdisciplinar
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

Leia trechos de um manifesto lançado na Europa em 1909. . Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o mo- vimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco. 4. Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. [...] 7. Não há mais beleza senão na luta. Nada de obra-prima sem um caráter agressivo. A poesia deve ser um a) b) assalto violento contra as forças desconhecidas [...] . Nós queremos glorificar a guerra — única higiene do mundo — o militarismo, o patriotismo [...] . Nós cantaremos as grandes multidões movimentadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta; as marés multicoloridas e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; a vibração noturna dos arsenais e dos es- taleiros sob suas violentas luas elétricas; [...] e o voo deslizante dos aeroplanos, cuja hélice tem os estalos da bandeira e os aplausos da multidão entusiasta. (Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro, 1987.) Que movimento esse manifesto iniciou? Cite uma frase do texto que demonstre a associação proposta entre arte e tecnologia. Relacione esse manifesto com o momento político que a Europa atravessava na ocasião. Relacione o mani- festo e o momento econômico por que a Europa passava.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(ENEM- BR - 2017)Número Original: 63Código: 6888296

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Aspectos e características do movimento futurista na primeira metade do século XX.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas! MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. Disponível em: www.sibila.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado). Que princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do século XX está destacado no texto? A tradição é uma força incontornável. A arte é expressão da memória coletiva. A modernidade é a superação decisiva da história. A realidade cultural é determinada economicamente. A memória é um elemento crucial da identidade cultural. VOOS


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 25Código: 3381

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Intradisciplinar História da Arte
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso. Esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma O de manipulação do povo pelo poder, que controla o teatro. de diversão e de expressão dos valores e problemas da sociedade. o E de entretenimento popular, que se esgota na sua função de distrair. O de manipulação do povo pelos intelectuais que compõem as peças. o de entretenimento, que foi superada e hoje é substituída pela televisão.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFRGS - 2019)Número Original: 5Código: 7080113

Quarto Dia

História Comparada História da Arte Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características da arte no contexto do movimento renascentista a partir do século XIV .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2019
Exibir texto da questão

Considere as imagens abaixo, em que é representada, de formas distintas, a crucificação de Cristo. A crucificação (Giotto, c, 1330) o Trindade (Masaccio, c. 1427) A comparação entre as duas pinturas mostra uma transformação fundamental na história da arte do Ocidente, que teve no chamado Renascimento italiano do século XV um de seus momentos principais. Assinale a alternativa que apresenta a principal caracteristica do Renascimento italiano. (A) O desaparecimento das representações de anjos, indicando o advento do racionalismo filosófico e o abandono da metafísica religiosa. (B) O aprimoramento do realismo estético na representação humana, afirmando o predomínio do humanismo em detrimento do antropocentrismo. (C) O desenvolvimento da teoria da perspectiva geométrica, marcada pelo princípio do “ponto de fuga”, que favorecia a representação em profundidade dos espaços. (D) A representação de colunas jônicas, mostrando que o interesse em relação à Antiguidade grega ocorreu apenas a partir do Quattrocento. (E) A interiorização da cena representada, assinalando o desinteresse da arte renascentista pelas paisagens da natureza.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 34Código: 4463

Primeira Fase - Prova Q e Z

Barroco - Brasil Colonial (História) História da Arte (Brasil) Intradisciplinar UFO (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Exibir texto da questão

A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, "Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.) Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento. b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais. c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras ‘de arte sacra europeias. d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?