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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2020)Número Original: 16Código: 7507944

Segunda Fase

História da Grécia
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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16. Pode parecer inconcebível que um crime de proporções gigantescas como o Holocausto, que também é um dos crimes mais bem documentados, estudados e testemunhados da história, possa ser negado, especialmente hoje, quando são numerosos os meios de informação sobre o tema. (Adaptado de Bruno Leal Pastor de Carvalho, “O negacionismo do Holocausto na internet”. Faces da História, Assis, v. 3, n.1, jan.- jun. 2016, p. 6.) A partir do excerto e de seus conhecimentos, a) apresente dois aspectos do negacionismo histórico; b) analise o impacto da internet nos debates sobre o Holocausto no mundo contemporâneo.


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História da Grécia

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Questões Parecidas

1(UNESP - 2019)Número Original: 1Código: 6988725

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos da condição política, social e econômica da mulher ateniense na Grécia antiga .f Representações artísticas no século XX referentes à sociedade ateniense da Grécia antiga.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas Quando amadas, se perfumam Se banham com leite, se arrumam Suas melenas Quando fustigadas não choram Se ajoelham, pedem, imploram Mais duras penas Cadenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Sofrem pros seus maridos, poder e força de Atenas Quando eles embarcam, soldados Elas tecem longos bordados Mil quarentenas E quando eles voltam sedentos Querem arrancar violentos Carícias plenas Obscenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas Quando eles se entopem de vinho Costumam buscar o carinho De outras falenas Mas no fim da noite, aos pedaços Quase sempre voltam pros braços De suas pequenas Helenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas Elas não têm gosto ou vontade Nem defeito nem qualidade Têm medo apenas Não têm sonhos, só têm presságios O seu homem, mares, naufrágios Lindas sirenas Morenas [...] Cite duas referências míticas presentes na canção. (Chico Buarque, letra e música, 1989.) Identifique duas características da condição da mulher na Atenas antiga, citando o trecho da canção que as menciona.


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2(USP- SP - 2009)Número Original: 1Código: 5974

Segunda Fase

Teatro na Grécia Clássica Competições e Esportes na Grécia Clássica
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Questão de Vestibular - USP 2009
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No ano passado, aconteceu em Pequim mais uma Olimpíada. No mundo, peças teatrais estão sendo continuamente encenadas. Como se sabe, Olimpíadas e teatro (ocidental) foram uma criação da Grécia antiga. Discorra sobre a) o significado dos jogos olímpicos para os antigos gregos; b) as características do teatro na Grécia antiga.


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3(USP- SP - 2006)Número Original: 1Código: 5965960

Segunda Fase

Surgimento da Filosofia Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - USP 2006
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Tendo em vista as cidades-estado (polis), comente a seguinte passagem do livro História (Livro VIII, 144), na qual Heródoto verifica a existência da “unidade de todos os helenos pelo sangue e pela língua, e os templos dos deuses e os sacrifícios oferecidos em comum, e a semelhança de nossa maneira de viver”. Faça o comentário em termos a) da identidade dos gregos. b) do significado da polis


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2009)Número Original: 21Código: 12707

Verão

Grécia Obscura Intradisciplinar Grécia Arcáica
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
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No Período Homérico, da História Antiga da Grécia (séc. Xlla.C. — Villa. C.), já existiam formas preco- ces de cidades, comunidades agrárias, coletivistas, como apontam as pesquisas arqueológicas. Mas no Período Arcaico (séc. VIII a.C. — Vi a.C.) que as cidades-estado gregas, definidas como polis ou urbes, desenvolveram-se. Essas cidades-estado tinham como características políticas entre si e governos que representavam A) dependência — centralizados — os cidadãos livres e os monarcas hereditários B) dependência — centralizados — os deuses e as figuras mitológicas C) independência — descentralizado — os cidadãos livres 2 independência — centralizados — os monarcas hereditários e a corte E) dependência — descentralizados — os nobres, os sacerdotes e os estrangeiros


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5(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 51Código: 17268

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Surgimento da Democracia (Grécia Clássica) Surgimento da Filosofia
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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“Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que saiba o que não sei.” Socrates, 469-399 a. C. O filósofo grego Sócrates, nascido em Atenas, por ensinar seus discípulos a se libertar do orgulho e da pretensão de que sabiam algo e que, somente ao se libertarem dessa postura prepotente poderiam inicar a construção de suas próprias ideias, foi considerado subversivo pelo governo ateniense. Para o filósofo, não importava a condição socioeconômica de seus discípulos e, sim, suas qualidades interiores. Acusado de coromper a juventude, foi condenado a tomar cicuta (veneno). Suas ideias contrariavam os valores dominantes da sociedade ateniense da época, porque a) permitiriam que todo grego pudesse ser considerado “heleno”, pois participaria do processo de educação e cultura grega e, não mais, apenas os atenienses. b) Atenas, considerada a “educadora da Hélade”, não seria mais a única cidade- estado grega a monopolizar o direito à educação, podendo tal direito ser exercido por qualquer outra pólis. c) paraa democracia ateniense, a maioria da população (composta de escravos, mulheres e estrangeiros) não tinha direito de cidadania e, portanto, não deveria participar das decisões políticas. d) não respeitavam os valores religiosos atenienses, influenciando seus jovens discípulos a não se submeterem a nenhuma imposição ou princípio religioso, pois seria prejudicial à sua formação acadêmica. e) o regime democrático ateniense nunca incentivou o desenvolvimento intelectual de seus cidadãos, por considerar que os valores tradicionais deveriam ser respeitados e preservados.


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