Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ETEC - 2017)Número Original: 17Código: 7808898

Segundo semestre

Características gerais da febre amarela .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2017
Exibir texto da questão

Os turistas que viajam para áreas de risco de contágio de febre amarela como, por exemplo, algumas regiões do Brasil e do exterior, devem se vacinar. Essa imunização deve ser feita pelo menos dez dias antes do embarque e é realizada, gratuitamente, em postos de saúde. A febre amarela é uma doença infecciosa aguda de natureza viral e é transmitida por picada de mosquitos, encontrados principalmente em regiões de mata e vegetação às margens de rios. Uma extensa faixa do território brasileiro é considerada endêmica para a febre amarela silvestre. Os sintomas característicos dessa enfermidade variam muito. Podem ser febre alta, dor de cabeça e lombar, náuseas, vômito, prostração e calafrios, ou podem evoluir para complicações até mesmo letais, tais como, problemas cardíacos (miocardite) e comprometimento do fígado e dos rins. Sobre a febre amarela é correto afirmar que (A) o contato com objetos utilizados por pessoas doentes oferece perigo de transmissão, pois essa doença é altamente contagiosa. B) o período de dez dias, citado no texto, é o tempo necessário para que o indivíduo fique curado dessa doença. C) o aumento do número de casos de pessoas doentes está diretamente associado à falta de higiene pessoal. D) o contágio ocorre também por contato sexual e por transfusão de sangue contaminado. rm — a eliminação dos mosquitos que a transmite é um método eficaz para a prevenção.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 12

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Características gerais da febre amarela .f

Exibir Questões - ETEC

Questões Parecidas

1(MACKENZIE - 2017)Número Original: 42Código: 6891456

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Características gerais da febre amarela .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
Exibir texto da questão

Nos últimos meses, ocorreram casos de febre amarela em diversas cidades brasileiras. Registram-se dados do dia 22/03/2017, em que há casos suspeitos da doença em todo o país que chegam a um número 1558. A respeito dessa doença, são feitas as seguintes afirmações: I E causada por vírus e pode ser transmitida por mais de uma espécie de mosquito. H. Tanto o combate ao transmissor quanto a vacinação são as principais formas de se evitar a doença. HI. Além do homem, outros animais podem adquirir a doença. IV. O mosquito só adquire o vírus quando pica uma pessoa contaminada. Estão corretas, apenas, a) Tell b) Tell c) ITelvV. d) Ile TI. e) Lllelv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2009)Número Original: 20Código: 12854

Inverno

Características gerais da febre amarela .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Exibir texto da questão

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um virus transmitido por mosquitos. Fla possui dois tipos. febre amarela urbana, erradicada do Brasil por volta da década de 1960, e a febre amarela silvestre. Os agentes responsáveis pela transmissão da forma silvestre são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, enquanto a forma urbana pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A febre amarela silvestre já provocou a morte de algumas pessoas e de muitos bugios em uma extensa área do Rio Grande do Sul desde o final de 2008. Ao contrário da maioria das pessoas, os bugios são extremamente sensíveis à doença, morrendo poucos dias após contraí-la. (Adaptado de Bicca-Marques) A propósito do tema, afirma-se: |. Amorte de bugios por febre amarela pode alertar os órgãos de saúde sobre a circulação do vírus em determina. da região. Il. Mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes são hospedeiros da febre amarela. I A febre amarela pode ser reintroduzida nas áreas urbanas com presença do dengue. IV. A presença de bugios representa perigo, pois são vetores da forma silvestre da febre amarela Estão corretas apenas as afirmativas A) lel B) lelll C) lelv, D) led. E) lle.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ETEC- SP - 2014)Número Original: 6Código: 4959670

Primeiro Semestre

Características gerais da febre amarela .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2014
Exibir texto da questão

As viagens internacionais exigem alguns preparativos importantes que váo desde passaporte e visto para o ingresso no país de destino até, em alguns casos, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), que comprova vacinações, entre elas a da febre amarela, e é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As pessoas que vão viajar para outros países ou mesmo para algumas regiões do Brasil devem estar cientes de que, no caso da febre amarela, é necessário vacinar-se pelo menos dez dias antes de viajar e, estando em áreas de risco, devem aplicar repelentes. Em relação à febre amarela, pode-se afirmar corretamente que é uma doença infecciosa (A) tratada por meio da aplicação de vacinas. (B) causada por insetos popularmente chamados de Barbeiros. (©) causada por vírus que são transmitidos pela picada de mosquitos infectados. (D) transmitida de uma pessoa para outra por meio de gotículas de saliva contaminadas pelo vírus. (E) transmitida pela ingestão de água ou de alimentos crus contaminados com os ovos do parasita.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UPE - 2018)Número Original: 3Código: 10127370

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Características gerais da febre amarela .f Análise das características compartilhadas entre macacos e seres humanos .f Uso de figuras (Biologia).t Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto o abaixo Os macacos não transmitem diretamente a febre amarela, assim como ela não é transmitida diretamente de um humano a outro. O surto que ocorreu entre 2008 e 2009, no Rio Grande do Sul, afetou populações de bugio-preto (Alouatta caraya) e bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), matando milhares de macacos, com registros de extinções locais, e em unidades de conservação e relatos de agressões aos bugios por parte de moradores do interior do estado, inclusive com mortes. Atualmente, há registro de casos de morte de macacos por moradores de Tocantins e Goiás e erradicação de matas próximas de áreas urbanas. Desflorestar ou matar macacos não impede a circulação , . oe www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/estado- do virus da febre amarela, podendo ainda eliminar o de-conservacao/7179-mamiferos-alouatta-guariba- papel de “sentinela” que desempenham os primatas e, clamitans-guariba-ruivo portanto, essa valiosa e insubstituível contribuição para a saúde pública. Disponível em: www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8684-o-papel-dos-macacos-no-ciclo-da-febre-amarela. http://correio.rac.com.br/ conteudo/2013/10/capa/projetos correio/cenario xxi/108456-macacos-sao-sentinelas-da-epidemia-de-febre- amarela.html. Adaptado. Sobre os macacos e as características que compartilham com os humanos, analise as afirmativas a seguir: Assim como os humanos, os macacos são hospedeiros do mesmo vírus e desenvolvem a febre amarela silvestre. O papel de sentinela se refere ao fato de que a presença de animais doentes ou mortos pela doença serve como indicador de possíveis casos de febre amarela na região, o que pode alertar para o uso de medidas preventivas de vacinação em humanos e controle da proliferação dos mosquitos do gênero Haemagogus, que são vetores da doença para ambos. Além do vírus da febre amarela, os macacos e os humanos adquirem outros endoparasitas e também ectoparasitas em comum que podem se desenvolver em seus pelos, como piolhos, pulgas, carrapatos e micoses como pé de atleta ou frieira e sarna. . Por serem mamíferos placentários, a visão binocular, a dentição, o número de dedos nas mãos e nos pés e a postura bípede são características evidentes entre o macaco e o homem. Por serem pertencentes à mesma ordem, apresentam muitas semelhanças quanto às funções dos sistemas imunológico, circulatório e respiratório, com exceção dos mecanismos de regulação da temperatura. Por isso, os surtos de febre nesses animais ocorrem de modo mais intenso, visto que não são homeotérmicos como os humanos. Estão CORRETAS apenas a) I, lle Il. b) le ll. c) VeV. d) lle IV. e) Ill, MeV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UEG - 2017)Número Original: 33Código: 9578350

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Consequências dos desequilíbrio ecológico para a proliferação de doenças .f Características gerais da febre amarela .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2017
Exibir texto da questão

Em novembro de 2015, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, em Minas Gerais, deixando um rastro de destruição à medida que a lama avançava pelo Rio Doce. Cerca de um ano depois, alguns biólogos têm levantado a possibilidade de existir uma relação entre o recente aumento da incidência de casos de febre amarela, em Minas Gerais e Espírito Santo, com o acidente ambiental relatado. As suspeitas dos biólogos são pautadas no fato de as cidades em que foram identificados casos de pacientes com sintomas dessa doença serem próximas ao Rio Doce e no fato de terem sido encontrados macacos mortos infectados pelo vírus da febre amarela próximo à cidade de Colatina, no estado do Espírito Santo, cidade também afetada pela tragédia de Mariana. Sobre as contribuições do desequilíbrio ecológico para a proliferação de doenças, verifica-se que a) no passado, o ciclo de febre amarela era mantido na floresta, mas, com a degradação desses habitats, animais deixaram seus ambientes e passaram a viver em áreas mais próximas de povoados e cidades, aproximando-se do homem e aumentando, assim, os riscos de contaminação em humanos. b) a poluição da água, causada por lançamento de esgoto doméstico, gera um enriquecimento orgânico nos ambientes aquáticos que contribui para o controle de organismos transmissores de doenças tropicais como a esquistossomose. c) uma das formas de intensificar os efeitos nocivos do desmatamento é a manutenção de unidades de conservação que, ao fornecerem espaços restritos para os animais viverem, facilitam a sua migração para centros urbanos. d) as árvores contribuem para a redução da temperatura, consequentemente, as áreas desmatadas tendem a ser mais quentes, dificultando o ciclo de vida do mosquito transmissor de doenças como a febre amarela. e) os impactos ambientais geram um desequilíbrio nas teias tróficas, o que pode levar à redução das populações de mosquitos transmissores por eliminar seus predadores naturais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?