Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ETEC - 2017)Número Original: 13Código: 7808906

Segundo semestre

Características da exposição ao sol para pele humana .f Funções da vitamina D no organismo.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2017
Exibir texto da questão

A pele bronzeada tornou-se um símbolo de beleza e de aparência saudável. No entanto, para os dermatologistas é preciso muito cuidado, pois o bronzeado não tem, necessariamente, relação com saúde. Os dermatologistas recomendam baixa exposição ao sol das 10 às 16 horas, aproximadamente, quando a radiação ultravioleta é mais intensa e o uso de filtros solares se faz, portanto, essencial. Os raios ultravioleta UVA e UVB, em doses excessivas, causam vermelhidão, queimaduras, envelhecimento precoce e até podem acarretar a formação de tumores benignos e malignos nos epitélios. Por outro lado, nosso organismo precisa das radiações solares para ativar algumas reações como, por exemplo, a produção de vitamina D, que evita o raquitismo. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta. (A) Os filtros solares são classificados de acordo com um número chamado Fator de Proteção Solar (FPS), que varia de acordo com o tipo de pele. Assim, quanto mais sensível for a pele, menor será o fator de proteção necessário. (B) Os raios ultravioleta inibem a produção de vitamina D ao incidirem sobre a melanina, pigmento responsável pela cor da pele, e provocam hemorragias. (C) Aexposição ao sol deve ocorrer no período entre 10e 16 horas, pois nesse horário as radiações ultravioleta são menos intensas e, portanto, menos prejudiciais à pele. (D) A deficiência de vitamina D prejudica a fixação de cálcio nos ossos, provocando alterações ou deformidades no esqueleto humano. (E) O bronzeamento da pele ocorre quando os raios solares danificam as fibras colágenas e elásticas situadas na derme.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Características da exposição ao sol para pele humana .f - Funções da vitamina D no organismo.t

Exibir Questões - ETEC

Questões Parecidas

1(UPE - 2020)Número Original: 8Código: 10079157

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Características da exposição ao sol para pele humana .f Uso de figuras (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2020
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: Os raios ultravioleta (UV) do sol estimulam a divisão das células da pele, enquanto o calor faz elas ressecarem e morrerem. Assim, forma-se uma camada mais grossa de células mortas que acaba descascando. O sol acelera o processo natural da pele. Estamos sempre descamando aos poucos e, mesmo sem que a gente perceba, a pele se renova. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por- E E i : que-as-pessoas-descascam-depois-de-tomar-muito-sol/ Disponível em: https://pagina1bahia.com.br/en/2019/03/03/muito- Acesso em: jul., 2019. sol-no-carnaval-cuidados-com-a-pele-no-verao-evitam-lesoes- graves/ Acesso em: jul., 2019. Sobre isso, é CORRETO afirmar que a) b) a pele humana descama por ser constituída de dois tecidos firmemente unidos entre si. O mais externo é a epiderme, e o mais interno, a derme, ambos de origem endodérmica, formados, respectivamente, por tecidos epitelial e conjuntivo. as reações que levam à descamação ocorrem na superfície da pele, a epiderme, um epitélio pavimentoso simples, cuja função é proteger contra o atrito, secreção e entrada de microorganismos. as células basais da epiderme estão sempre se dividindo para formar os melanócitos que são empurrados para cima, e, à medida que morrem, vão originando o estrato córneo, camada externa que protege a pele, rica em fibrina e melanina. os raios UV atingem a pele e penetram em todas as células, alcançando a parte do DNA que controla a divisão celular delas. Isso estimula a multiplicação desenfreada das células da derme, embora diminua o seu número na epiderme. muitas células morrem de desidratação por causa da exposição aos raios solares. Assim, é acelerado o processo natural de formação da camada de células mortas, o estrato córneo, que descama abrindo espaço para novas células.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNEB - 2017)Número Original: 32Código: 7942128

Demais Cursos e Medicina - Caderno 2

Características hormonais do processo de perda de cálcio dos ossos .f Identificação (Biologia) Funções da vitamina D no organismo.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNEB 2017
Exibir texto da questão

Prescrever cálcio com vitamina D para prevenir osteoporose e fraturas na menopausa é prática frequente. A literatura, no entanto, mostra que a interação entre cálcio, vitamina D e ossificação é complexa e pouco conhecida. Mais de 98% do cálcio fica armazenado no esqueleto, reservatório que retira e libera o cálcio na circulação, de acordo com as necessidades. (VARELLA, 2016, p. 235-238). Dentre os fatores que potencializam a retirada do cálcio dos ossos, pode-se citar: (A) O calciferol, que atua agindo na desintegração da matriz óssea, proporcionando no sangue uma hipercalcemia. (B) O paratormônio, que proporciona como hiperfunção a redução desse íon no sangue, controlando sua hipercalcemia. (C) O paratormônio liberado pelas paratireoides em resposta a uma redução desse elemento no sangue, proporcionando sua homeostase. (D) A vitamina D, que atua aumentando a absorção desses fons e impedindo sua retenção nos ossos, inviabilizando a osteomalácia. (E) A calcitonina, que, agindo após ser liberado das células foliculares da tiroide, aumenta o teor desse íon no sangue, viabilizando a contração muscular.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?