(UFU - 2015)Número Original: 10Código: 7815920

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Questão de Vestibular - UFU 2015

Na figura 1 considere um fragmento com uma árvore matriz com frutos (M1) e outras cinco que produziram flores, sendo consideradas apenas provedoras de pólen em potencial (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização da árvore. Os genótipos das matrizes, sementes (S1, S2, S3 e 54) e prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois lócus (loco A e loco B) de marcadores, amostrados em perfil eletroforético para os lócus (Figura 2). Aqueles indivíduos que apresentarem uma banda (alelo) no gel são considerados homozigotos para tal locus. Aqueles que apresentarem duas bandas (alelos diferentes) são heterozigotos. — DP2 > ie Fm DP1 © mu Fan a gl DP3 ae “e * Mi ee a Figura 1 DPS —~ DP4 ° hie Te. ' DP p ae? ee Em = E EC E EE E E Gel? Mi $1 2 $3 $$ DP! DP2 DP} DPS DP Figura 2 io | o e EE EEE “co E a ES EM EE ES COLLEVATTI, R. G.; TELLES, M. P. de.; SOARES, T. N. Dispersão do Pólen entre pequizeiros: uma atividade para a Genética do Ensino Superior. Genética na Escola, v.8, n.1, 2013, p. 18-27. (Adaptado). Qual foi a doadora de pólen para a progênie S2? DP2. DP1. DP5. DP4. DOBS

Compatibilidade entre padrões de faixas de DNA .f

Exibir Questões - UFU

1(UERJ- RJ - 2019)Número Original: 37Código: 6976985

Segundo exame de qualificação

Questão de Vestibular - UERJ 2019

Determinadas sequências de DNA presentes no material genético variam entre os indivíduos. A análise dessa variação possibilita, por exemplo, a identificação dos pais biológicos de uma criança. Considere os esquemas a seguir de sequenciamentos de trechos de DNA, separados por gel de eletroforese, de uma família formada por um casal e quatro filhos. Mãe Pai Filho 1 Filho 2 Filho 3 Filho 4 STE US assess E ER sea RR Ee DR DR cic] Eee RE rar e E a Ri Eee ee] ERR een] ERR e ERS eRe E Sn TEESE EE PER E] RSS EEE esos eeeeet SE EEE eee (EEE RES eH eee HB ee ER Com base nos sequenciamentos, o filho biológico dessa mãe com pai diferente do apresentado é o de número: ( > Bm WN = ) (B) (C) (D) UO

2(ENEM - 2018)Número Original: 130Código: 6983999

Primeira Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Compatibilidade entre padrões de faixas de DNA .f

Questão de Vestibular - ENEM 2018

Considere, em um fragmento ambiental, uma árvore matriz com frutos (M) e outras cinco que produziram flores e são apenas doadoras de pólen (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização das árvores. Os genótipos da matriz, da semente (S1) e das prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois locos (loco A e loco B) de marcadores de DNA, conforme a figura. Esquema M S1 DP1 DP2 DP3 DP4 DP5 do Gel 1 alelo1t EN] Dc locoA —allelo 2 Dm DO Dm alelo 3 ii DC Dm alelo 4 Dm Esquema M S1 DP1 DP2 DP3 DP4 DP5 do Gel 2 alelo 1 DD loco B alelo 2 ec alelo3 |... alcio4 CC alelo 5 EEE E EE COLLEVATTI, R. G.; TELLES, M. P.; SOARES, T. N. Dispersão do pólen entre pequizeiros: uma atividade para a genética do ensino superior. Genética na Escola, n. 1, 2013 (adaptado). A progênie S1 recebeu o pólen de qual doadora” DP1 DP2 DP3 DP4 DP5 YVO@OS

3(UPE - 2019)Número Original: 2Código: 10127499

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Questão de Vestibular - UPE 2019

Filhote de Peixe-boi marinho Fonte: Filhote Pai Mãe-1 Mãe-2Mãe-3 Mãe-4 https://www.anda.jor.br/2013/06/projeto -de-preservacao-do-peixe-boi-marinho- salva-especie-da-extincao/ No Brasil, o pequeno tamanho populacional (500 indivíduos), a baixa taxa reprodutiva, a alta mortalidade dos filhotes e a poluição dos estuários dificultam a sobrevivência da espécie Trichechus manatus manatus, peixe-boi marinho, classificada pelo IBAMA como criticamente em perigo de extinção. Uma bióloga observou um filhote dessa espécie — desgarrado em uma area protegida, onde sao conhecidos cinco adultos, um macho e quatro fémeas, os quais possuem DNA estocado para estudo. A pesquisadora Fonte: OLIVEIRA. FB. SILVEIRA ficou interessada em saber qual fêmea havia produzido Revista Genética na Escola, Vol. 1: 01-04, 2010. ISSN prole. Assim, realizou um teste molecular (Figura ao lado) 1980-3540 (Figura adaptada). para poder ajudar na conservação da espécie. Fonte: FRANKHAM, R.; BALLOU, J.D.; BRISCOE D.A. Fundamentos de Genética da Conservação. Editora da SBG, 2008. Adaptado. Gel de eletroforese Sobre a pesquisa, assinale a alternativa CORRETA. Em razão da grande endogamia, qualquer mãe poderia gerar o filhote, visto elas compartilharem o mesmo genoma; assim, seria impossível definir o índice de fertilidade das fêmeas. Após a análise dos padrões de bandas apresentados no gel, apenas a fêmea 1 será responsável pela prole gerada, por apresentar alelos diferentes das demais, e, assim, por meio da migração, irá afetar a taxa de crescimento populacional. Segundo a análise dos padrões de bandas apresentados no gel, a fêmea 2 é a mãe do filhote, visto ter apresentado todas as bandas idênticas ao filhote, conforme seria de esperar para uma população com baixa densidade populacional. As amostras dos cinco envolvidos foram tratadas com diferentes enzimas de restrição, submetidas à eletroforese e aplicadas sondas para mostrar as bandas, que revelam a competição intraespecífica entre as fêmeas 2 e 3. De acordo com a análise do padrão de bandas apresentado no gel, a fêmea 4 é a mãe do filhote, uma vez que compartilha metade dos genes com a prole, obedecendo às leis de Mendel para uma população biológica.

4(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 1Código: 6464447

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015

A figura abaixo representa o resultado de um teste de pa- temidade. Este teste baseia-se na identificação de mar- cadores genéticos compartilhados ou não por pai, mãe e filhos MAE PA 1 0 a y v — | || | | ee || — — — — || — — — | | — — — — — — Considerando a figura, NÃO é correto afirmar que: (A) I é filho biológico do casal. (B) V não pode ser filho biológico deste casal. (C) II não é filho deste pai. (D) III é irmão biológico de 1. (E) IV e | são irmãos gêmeos monozigóticos.

5(UNIFESP - 2016)Número Original: 3Código: 9494210

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Determinação da paternidade por meio do padrão de faixas de DNA .f Uso de figuras (Biologia).t Compatibilidade entre padrões de faixas de DNA .f

Questão de Vestibular - UNIFESP 2016

As figuras representam os resultados de dois exames de DNA em que as amostras de DNA dos envolvidos são fragmen- tadas com enzimas específicas e submetidas à eletroforese, gerando um padrão de faixas ou “bandas”. A situação 1 refere-se a um caso de investigação de paternidade: o suposto pai deseja saber se a criança é, de fato, seu filho biológico. A situação 2 refere-se a uma investigação criminal: na cena do crime foram encontradas manchas de sangue e o de- legado precisa saber se o sangue é da vítima, de um indivíduo apontado como suspeito de ser o criminoso ou de uma terceira pessoa não identificada até o momento. SITUAÇÃO 1 SITUAÇÃO 2 - suposto amostra de sangue .. criança mãe pai recolhida no local vítima suspeito mz E E mz mz mz E E EN E E E mz E E E E E mz E E E E E E E | mz mz mz E E E E EN E E E E mz E E E E E E E E E Zz A partir da analise dos resultados, responda: a) A criança é filho biológico do suposto pai? Justifique sua resposta. b) A amostra de sangue recolhida no local do crime é da vítima, do suspeito ou de uma terceira pessoa não identificada? Justifique sua resposta.

Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!