Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2018)Número Original: 4Código: 7818239

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Pensadores da Idade Moderna e suas teorias e conceitos na construção do pensamento moderno .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2018
Exibir texto da questão

De acordo com Kant, filósofo alemão que viveu entre 1724 e 1804, “Nenhum conhecimento em nós precede a experiência e todo conhecimento começa com ela. Mas, embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina da experiência. Pois, poderia bem acontecer que, mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que nossa própria faculdade de conhecimento fornece de si mesma. (...) Tais conhecimentos denominam-se a priori e distinguem-se dos empíricos, que possuem suas fontes a posteriori, ou seja, na experiência.” KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Introdução, São Paulo, Abril Cultural, 1980, coleção Os Pensadores (adaptado). Já Hume, filósofo escocês que viveu entre 1713 e 1784, cuja obra despertara o maior interesse em Kant, por sua vez escrevera “O hábito é, pois, o grande guia da vida humana. É aquele princípio único que faz com que nossa experiência nos seja útil e nos leve a esperar, no futuro, uma sequência de acontecimentos semelhantes aos que se verificaram no passado. Sem a ação do hábito, ignorariamos completamente toda questão de fato além do que está imediatamente presente à memória ou aos sentidos” HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano, Seção IV, Parte Il, 36. São Paulo, Abril Cultural, coleção Os Pensadores. Comparando-se os trechos dos escritos desses dois pensadores, explique A) o que é o ceticismo de Hume. B) de que maneira cada um desses filósofos considera a experiência dos sentidos.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 1

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Pensadores da Idade Moderna e suas teorias e conceitos na construção do pensamento moderno .f

Exibir Questões - UFU

Questões Parecidas

1(UPE - 2018)Número Original: 40Código: 10203148

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Primeiro Dia

Pensadores da Idade Moderna e suas teorias e conceitos na construção do pensamento moderno .f Questões com imagens (filosofia).g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2018
Exibir texto da questão

Considere o texto a seguir sobre o paradigma da Modernidade. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Revolução+científica Não nos esqueçamos de outra não menos importante verdade histórica: a Revolução Científica foi profetizada por Bacon, realizada por Galileu, tematizada por Descartes, mas só concluída e sistematizada por Newton. (JAPIASSU, Hilton. Como Nasceu a Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Imago, 2007, p. 112. Adaptado.) O autor acima retrata, com singularidade, alguns dos expoentes do pensamento moderno. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA. a) Com a revolução galileana, a teologia ganha sua autonomia, libertando-se da ciência. b) O pensamento cartesiano adota uma atitude de dúvida metódica para bem conduzir a razão e procurar a verdade nas ciências. c) Galileu Galilei foi o verdadeiro fundador do método indutivo na ciência da matemática. d) Aciéncia para Francis Bacon é teórica e contemplativa, tendo o filósofo profetizado o papel da religiosidade no marco da cientificidade. e) O pensamento newtoniano, com direcionamento na física e na matemática, não foi um marco essencial para a história e para a filosofia da ciência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?