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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEA - 2015)Número Original: 4Código: 7830755

SIS - Segunda Série

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Realismo
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Questão de Vestibular - UEA 2015
Questão de Vestibular - UEA 2015
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O viés abertamente cômico e satírico observado nas comédias de Martins Pena encontra paralelo em um conhecido romance do Romantismo brasileiro, a saber, (A) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Ássis. (B) Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida. (C) O cortiço, de Aluísio Azevedo. (D) Iracema, de José de Alencar. (E) A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

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Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) - Realismo

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Questões Parecidas

1(FATEC- SP - 2014)Número Original: 50Código: 6011900

Primeiro Semestre

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Realismo
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Questão de Vestibular - FATEC 2014
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Leia o trecho a seguir adaptado de um importante romance da literatura brasil Veio para a biblioteca, sentou-se a uma cadeira de balanço, descansando. Estava num vasto aposento. Quem examinasse vagarosamente aquela grande coleção de livros havia de espantar-se ao perceber o espírito que presidia a sua reunião. Na ficção, havia unicamente autores nacionais ou tidos como tais: o Bento Teixeira, da Prosopopeia; o Gregório de Matos, o Basílio da Gama, o Santa Rita Durão, o José de Alencar (todo), o Macedo, o Gonçalves Dias (todo), além de muitos outros. Podia-se afiançar que nem um dos autores nacionais ou nacionalizados faltava nas estantes do major. A razão tinha de ser encontrada numa disposição particular de seu espíi vida: era um patriota. o, no forte sentimento que guiava sua Otrecho refere-se à personagem (A) Leonardo Pataca, ambicioso sargento que vai usar de meios inescrupulosos para chegar à sonhada patente de major. (Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida) (B) João Romão, português culto e refinado, que se casa com a brasileira Bertoleza, e ambos enriquecem como proprietários de um cortiço no Rio de Janeiro. (O cortiço — Aluísio Azevedo) (C) Bentinho, advogado pedante, que tem o hábito de receber, em sua rica residência, pessoas da Corte que poderão ajudá-lo a ascender politicamente. (Dom Casmurro - Machado de Assis) (D) Policarpo, um cidadão honesto e dedicado a exaltar o Brasil, que, no entanto, se vê frequentemente menosprezado pela sociedade. (Triste fim de Policarpo Quaresma — Lima Barreto) (E) Paulo Honório, homem do campo e proprietário de terras, que tenta esconder sua origem rústica fingindo ser uma pessoa letrada. (São Bernardo - Graciliano Ramos)


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 58Código: 7507825

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Ao descrever a rotina do protagonista Raimundo Silva, o narrador da História do Cerco de Lisboa afirma que só restaram fragmentos dos sonhos noturnos, “imagens insensatas aonde a luz não chega, indevassáveis até para os narradores, que as pessoas mal informadas acreditam terem todos os direitos e disporem de todas as chaves.” (José Saramago, História do Cerco de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p.122.) Com base nesse excerto e relacionando-o ao conjunto do romance, é correto afirmar que o narrador é a) polifônico, pois, ao considerar todos os pontos de vista das personagens, relativiza a visão de mundo e respeita a privacidade delas. observador, pois dissimula sua avaliação política da realidade ao se mostrar empático ao mundo das personagens. protagonista, pois, ao fazer parte da própria narrativa, assemelha-se às demais personagens e não pode duvidar dos protocolos necessários para contar a história de Portugal. onisciente, pois simula ser tolerante com a pluralidade de vozes narrativas, mas é a singularidade de seu modo de narrar que produz a coesão e a autonomia da narração.


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3(UNESP- SP - 2020)Número Original: 14Código: 7505888

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Realismo
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Examine os gráficos. GRÁFICO 1 GRÁFICO 2 °C mm 120 100 (http://pt.climate-data.org) As dinamicas climaticas representadas nos graficos 1 e 2 cor- respondem, respectivamente, aos espacos retratados em (A) Capitães da Areia, de Jorge Amado, e O cortiço, de Aluísio Azevedo. (B) Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da Areia, de Jorge Amado. (C) Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. (D) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O cortiço, de Aluísio Azevedo. (E) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e Vidas secas, de Graciliano Ramos.


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4(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 12Código: 7505526

Segundo exame de qualificação

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Para expor um ponto de vista, o autor se vale de ironia no seguinte trecho: (A) arma de mobilização eleitoral que o populismo de direita não inventou agora. ((. 7-8) (B) o mar de lama do Palácio do Catete ganhou um ar até bucólico de poça d'água, (/. 14-15) (C) Na tradição rural — vastíssima nos sentidos geográfico e histórico ((. 17) (D) D) O oceano goza de boa reputação científica como provável criadouro da vida (0. 29)


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5(ENEM- BR - 2019)Número Original: 7Código: 7456115

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Um amor desse Era 24 horas lado a lado Um radar na pele, aquele sentimento alucinado Coração batia acelerado Bastava um olhar pra eu entender Que era hora de me entregar pra você Palavras não faziam falta mais Ah, só de lembrar do seu perfume Que arrepio, que calafrio Que o meu corpo sente Nem que eu queira, eu te apago da minha mente Ah, esse amor Deixou marcas no meu corpo Ah, esse amor Só de pensar, eu grito, eu quase morro AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento). Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a O O revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte. ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro. exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor. divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país. naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.


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