Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEA - 2017)Número Original: 10Código: 7841405

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Primeira Guerra Mundial

Questão de Vestibular - UEA 2017
Questão de Vestibular - UEA 2017
Exibir texto da questão

Examine a sinopse do filme Os homens de argila do diretor Mourad Boucif. O jovem órfão Sulayman, que foi criado por um velho eremita, vive numa rocha de argila localizada no Marrocos em perfeita harmonia com a natureza local. Sulayman se apaixona por Kadija, filha de Caid, chefe de uma imensa região, que prestes a morrer, aceita o casamento entre os dois jovens. Eclode a 2º Guerra Mundial, e o jovem Sulayman é forçado a alistar-se no exército francês. Imerso nas atrocidades da guerra, ele decide encontrar sua con- dição humana na dualidade entre soldados franceses e o inimigo alemão, em uma guerra que, inicialmente, não tem nenhuma relação com seu país. (112 Mostra Mundo Arabe de Cinema, 2016.) Percebe-se, pelo resumo da trama, que o filme fornece uma visao abrangente (A) da descolonização africana, por iniciativa das metrópoles como prêmio pela atuação dos colonos na guerra. (B) das restrições morais das sociedades islâmicas, que levam os jovens a trocar seus países pelas socieda- des beligerantes da Europa. (C) da contraposição entre relações pessoais, socie- dade patriarcal, domínio imperialista e guerra entre potências. (D) do fortalecimento do comunitarismo religioso, que se manteve isolado da destruição promovida pelos países europeus. (E) da modernização administrativa das colônias, iImpul- sionada pela industrialização resultante da vitória na guerra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 58

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Primeira Guerra Mundial

Exibir Questões - UEA

Questões Parecidas

1(ESPCEX - 2017)Número Original: 40Código: 9257178

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Aspectos da criação da Liga das Nações no contexto político do final da Primeira Guerra Mundial .f

Questão de Vestibular - ESPCEX 2017
Exibir texto da questão

Pouco depois da 1º Guerra Mundial, em 28 de abril de 1919, os membros da Conferência de Paz de Versalhes aprovaram a criação da Liga das Nações, atendendo a uma proposta do presi- dente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson. Aponte, nas alternativas abaixo, o país que não parti- cipou da Liga das Nações, com o respectivo motivo. [A] Estados Unidos, porque teve sua participação vetada pelo Senado Americano. [B] Inglaterra, porque, sendo uma ilha, não viu necessidade de participar da Liga. [C] França, porque era inimiga da Alemanha e queria sua destruição e não um acordo. [D] Itália, que não teve direito de participar porque inicialmente integrou a Tríplice Aliança. [E] Brasil, porque, sendo um país sul-americano, estava muito longe da guerra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEG - 2022)Número Original: 42Código: 11760202

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a Primeira Guerra Mundial na primeira metade do século XX .f Europa.b

Questão de Vestibular - UEG 2022
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. É bem mais fácil fazer a guerra do que a paz! (Georges Clemenceau) A frase citada, do estadista francês Georges Clemenceau, mostra a dificuldade de negociar a paz entre os beligerantes da Primeira Guerra Mundial. Nesse sentido, o único tratado em que os Aliados não conseguiram impor os termos do acordo foi o de a) Nevilly, que modificou as fronteiras da Bulgária. b) Trianon, que aumentou a extensão territorial da Romênia. c) Versalhes, que imputou à Alemanha a culpa pela | Guerra Mundial. d) Saint-Germain, que dissolveu o outrora grandioso Império Habsburgo. e) Brest-Litovsk, que resultou em perdas territoriais para a Rússia bolchevique.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFRGS - 2018)Número Original: 14Código: 7078912

Quarto Dia

Questões com imagens (Hist.) Processos e fatos históricos sobre o Tratado de Versalhes no contexto do final da Primeira Guerra Mundial .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)

Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Exibir texto da questão

Observe a imagem abaixo. Um Cadáver A GERMANIA — E agora, meu filho?... Quem paga essas contas ? Inglês Germânia Oficial alemão Adaptado de: . Considere as seguintes afirmações sobre o Tratado de Versalhes. I - O acordo pressupunha a divisão igualitária dos custos da guerra entre as potências beligerantes, sem responsabilizar militar e materialmente apenas uma das partes envolvidas no conflito. II - O Tratado previa a desmilitarização mútua da França e da Alemanha, com o intuito de preservar um equilíbrio de poder mínimo no continente europeu. III- O documento impunha à Alemanha a perda de suas colônias africanas, a entrega de uma parte de seu território para os países fronteiriços e a redução do exército e do poder bélico. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas Ie II. (E) I, Ile III.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFPR - 2019)Número Original: 6Código: 7928783

Primeira Fase

Processos e fatos históricos sobre a condição política, econômica e social das mulheres a partir do início do século XX .f

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Considere o cartaz produzido durante a Primeira Guerra Mundial (1914- ca sna 1918), lançado em 1918 nos Estados Unidos pela Associação Cristã de | FOR, EVERY FIGHTER. Moças (Y.W.C.A.). No cartaz está escrito: “Para cada soldado, uma DENSO SECA \ qua To. mulher trabalhadora — Apoie nossa segunda linha de defesa (Y.W.C.A.) — | PAU EA WORKER Campanha para o Trabalho Unido da Guerra”. CO ee mm Considerando esse documento, os conhecimentos sobre a Primeira Guerra Mundial e sobre a condição das mulheres no mundo do trabalho na virada do século XIX para o século XX, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A Primeira Guerra Mundial foi marcada por uso limitado de propaganda, dirigindo-se a setores específicos das sociedades em guerra para mobilizar seu apoio. ( ) Após o término da guerra, as mulheres que ocuparam os postos de trabalho foram incentivadas a deixá-los para que retomassem seus papéis de mãe e esposa. ( ) O cartaz demonstra uma realidade vivida pelos Estados Unidos, enquanto os demais países da Tríplice Entente não incentivaram o trabalho feminino. ( ) O trabalho feminino em indústrias e setor de serviços já era uma realidade conhecida antes da Primeira Guerra, em decorrência da Revolução Industrial. | | Pagto, | BACK OUR SECOND LINE OF DEFENSE | TED ae ae TY OR Po ee a | ; Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) F-F-V-V b) V-V-F-F c) F-V-F-V d) V-V-V-F e) V-F-V-V


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UECE - 2023)Número Original: 36Código: 14167781

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Primeira Guerra Mundial

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E