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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2020)Número Original: 17Código: 7871812

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações sobre o bem e o mal no pensamento filosófico de Santo Agostinho .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Atente para a seguinte passagem, em que Santo Agostinho se questiona sobre a origem do mal: “Quem me criou? Não foi o meu Deus, que é bom, e é também a mesma bondade? Donde me veio, então, o querer, eu, o mal e não querer o bem? Qual a sua origem, se Deus, que é bom, fez todas as coisas? Sendo o supremo e sumo Bem, criou bens menores do que Ele; mas, enfim, o Criador e as criaturas, todos são bons. Donde, pois, vem o mal?” AGOSTINHO, Santo. Confissões; De magjistro. Sao Paulo: Nova Cultural, 1987. Coleção “Os Pensadores”. Livro VII. Adaptado. Sobre esse aspecto da filosofia do bispo de Hipona, considere as seguintes afirmações: I. Como os maniqueistas, de quem sofreu forte influência, Agostinho afirmava a existência do Bem e do Mal e que os homens não eram culpados de ações classificadas como mas. O mal lhes era inato, portanto, não havia culpa, mas poderiam obter a salvação da alma por intermédio da graça divina. II. Para Agostinho, não se deveria atribuir a Deus a origem do Mal, visto que, como Sumo Bem, ele não o poderia criar. São os homens os responsáveis pela presença do Mal e cabe a estes fazerem uso de sua liberdade e escolherem entre a boa e a má ação. III. Dispondo do livre arbítrio, o ser humano pode optar por bens inferiores. Mas o livre arbítrio não pode ser visto como um mal em Si, pois foi Deus quem o criou. Ter recebido de Deus uma vontade livre é para o ser humano um grande bem. O mal é o mau uso desse grande bem. É correto o que se afirma em A) I, Ile III. B) Ie III apenas. C) Ile III apenas. D) Iell apenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Exatamente Igual

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Considerações sobre o bem e o mal no pensamento filosófico de Santo Agostinho .f

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1(UECE - 2019)Número Original: 18Código: 7856021

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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“De fato, a corrupção é nociva, e, se não diminuisse o bem, não seria nociva. Portanto, ou a corrupção nada prejudica - o que não é aceitável - ou todas as coisas que se corrompem são privadas de algum bem. Isto não admite dúvida. Se, porém, fossem privadas de todo o bem, deixariam inteiramente de existir. [...]. Logo, enquanto existem, são boas. Portanto, todas as coisas que existem são boas, e aquele mal que eu procurava não é uma substância, pois, se fosse substância, seria um bem”, HIPPONA, Agostinho. Confissões. Coleção “Os Pensadores”. Livro VII, cap. XII, 1983. — Texto adaptado. Sobre a questão do mal em Santo Agostinho, considere as seguintes afirmações: I. O mal não existe sem o bem. II. O mal diminui o bem, e vice-versa. III. O mal absoluto pode existir. É correto o que se afirma em A) Ie III apenas. B) IelII apenas. C) Ile III apenas. D) I, Ile III.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2019)Número Original: 14Código: 7871572

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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“O maniqueismo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Manes ou Maniqueu, filósofo cristão do século HI, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueista passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal.” Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manique%C3%ADsmo. Contra o maniqueismo, Agostinho de Hipona (Santo Agostinho) afirmava que A) Deus é o Bem absoluto, ao qual se contrapõe o Mal absoluto. B) as criaturas só são más numa consideração parcial, mas são boas em si mesmas. C) toda a criação era boa e tornou-se má, pois foi dominada pelo pecado após a Queda. D) a totalidade da criação é boa em si mesma, mas singularmente hã criaturas boas e más.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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