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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2020)Número Original: 4Código: 7871844

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Sentido filosófico do Mito da Caverna na construção do pensamento de Platão .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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O seguinte excerto encerra o mito da caverna, de Platão: “E agora, meu caro Glauco, é preciso aplicar exatamente essa alegoria ao que dissemos anteriormente. Devemos assimilar o mundo que apreendemos pela vista à estada na prisão, a luz do fogo que ilumina a caverna à ação do Sol. Quanto à subida e à contemplação do que há no alto, considera que se trata da ascensão da alma até o lugar inteligível, e não te enganarás sobre minha esperança, já que desejas conhecê-la. Deus sabe se há alguma possibilidade de que ela seja fundada sobre a verdade. Em todo o caso, eis o que me aparece tal como me aparece; nos últimos limites do mundo inteligível aparece-me a ideia do Bem, que se percebe com dificuldade, mas que não se pode ver sem concluir que ela é a causa de tudo o que ha de reto e de belo” PLATÃO. A República (514a-517c): Disponível em: http://www .usp.br/nce/wcp/arqg/textos/203.pdf Considerando o pensamento platônico, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) As virtudes humanas podem ser adquiridas facilmente por todos os indivíduos, cabendo aos filósofos a missão politico-pedagogica de ensinar-lhes o caminho, através da dialética socrática. ( ) Para Platão, a virtude resulta do trabalho reflexivo da razão: o bem é, portanto, atingido pelo esforço do conhecimento, pela busca da sabedoria. ( ) Seguindo a tradição sofista, Platão propunha que o verdadeiro é tudo que pode ser provado e defendido pelo esforço da razão, afastando-se do domínio da mera opinião — doxa. ( ) No pensamento platônico, o processo de descobrimento da verdade é representado por um movimento de libertação de um mundo de realidades parciais e ilusórias. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) FFEV,F. B) V, F, F, V. C) F,V,F,V. D) V,V,V,F.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Sentido filosófico do Mito da Caverna na construção do pensamento de Platão .f

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Questões Parecidas

1(UFU - 2019)Número Original: 2Código: 7821394

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Sentido filosófico do Mito da Caverna na construção do pensamento de Platão .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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Leia o excerto abaixo. “A alegoria da caverna representa as etapas da educação de um filósofo ao sair do mundo das sombras (das aparências) para alcançar o conhecimento verdadeiro. Após essa experiência, ele deve voltar à caverna para orientar os demais e assumir o governo da cidade. Por isso, a análise da alegoria pode ser feita sob dois pontos de vista.” ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2016. p. 109. Assinale a alternativa que apresenta os dois pontos de vista sobre a educação que são deduzidos da alegoria da caverna. A B C D Individualista e teorizante. Dogmatico e materialista. Relativista e democratico. Epistemológico e político. Ne ee ee ama”


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEA - 2019)Número Original: 23Código: 7829850

Macro - Conhecimentos Gerais

Sentido filosófico do Mito da Caverna na construção do pensamento de Platão .f
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Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
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— Imagina o seguinte. Se um homem descesse de novo para o seu antigo posto, não teria os olhos cheios de trevas, ao regressar subitamente da luz do Sol? E se lhe fosse necessário julgar daquelas sombras em competição com os que tinham estado sempre prisioneiros acaso não causaria O riso, e não diriam dele que por ter subido ao mundo superior, estragara a vista, e que não valia a pena tentar a ascensão”? E a quem ten- tasse soltá-los e conduzi-los até cima, se pudessem agarrá-lo e matá-lo, não o matariam? (Platão. A república, 1993. Adaptado.) O texto, uma passagem da “Alegoria da Caverna”, pode estar se referindo, implicitamente, ao julgamento e execução de Sócrates na cidade de Atenas. A passagem descreve o retor- no à caverna do homem que, liberto, conheceu a verdadeira realidade. Esse homem representa, metaforicamente, o filó- sofo na pólis como um indivíduo (A) magnanimo, interessado na justa solução de rivalidades entre grupos políticos. (B) orgulhoso, voltado para a exposição pública de saberes elevados. (C) incômodo socialmente, orientado por conhecimentos arduamente adquiridos. (D) inativo economicamente, dedicado à contemplação reli- giosa da luz do Sol. (E) sábio, compenetrado na missão de preparar os futuros líderes da democracia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UEG - 2019)Número Original: 52Código: 9629361

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Sentido filosófico do Mito da Caverna na construção do pensamento de Platão .f
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Questão de Vestibular - UEG 2019
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Considerando a história contada por Platão no livro VIl da República, mais conhecida como Mito da Caverna, podemos deduzir que: a) b) o homem, apesar de nascer bom, puro e de posse da verdade, pode desviar-se e passar a acreditar em outro mundo mais perfeito de puras ideias. não podemos confiar apenas na razão, pois somente guiados pelos sentimentos e testemunhos dos sentidos poderemos alcançar a verdade. a caverna, na alegoria platônica, representa tudo aquilo que impede o surgimento da consciência filosófica, que possibilitaria uma ascensão para o mundo inteligível. a razão deve submeter-se aos testemunhos dos sentidos, pois a verdade que está no mundo inteligível só será atingida mediante a sensibilidade. os homens devem se libertar da crença na existência em outro mundo e buscar resolver seus conflitos aprofundando-se em sua interioridade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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