As imagens 1 e II retratam situação-problema concernente às relações sociais e ao consumismo na era pós-
moderna.
IMAGEM I IMAGEM II
Leia o texto sobre a série britânica Black Mirror, que retrata a influência das redes sociais nas atitudes
cotidianas das pessoas.
A série britânica Black Mirror (Espelho preto) retrata, no episódio Nosedive [Queda livre], uma cidade
futurista onde as pessoas avaliam e são avaliadas o tempo todo por suas postagens e atitudes diárias. O
resultado dessa avaliação ocorre por meio da quantidade de likes (curtidas) que as pessoas recebem e,
assim determina-se, por exemplo, que tipo de carro as pessoas podem alugar, que tipo de casa podem
comprar e até mesmo que tipo de evento podem frequentar, ou seja, as notas geradas pelo número de likes,
determinam o status social das pessoas.
As imagens 1 e TI ilustram dois momentos distintos da personagem principal, Lacie, que encara o processo
com destrutiva obsessão por likes e aprovação alheia. Na imagem I, a personagem (com roupão e toalha
na cabeça) sorri numa self de apresentação que mostra sua nota de avaliação positiva nas redes sociais. Na
imagem II, Lacie aparece com aspecto sujo, cabelos desarrumados e com maquiagem borrada, forçando
um sorriso na tentativa de mostrar que continua a mesma pessoa, ainda que tenha recebido avaliação
negativa. Com o rebaixamento de suas notas e, consequentemente, sua marginalização social a personagem
demonstra seu desespero em meio à falta de aprovação social. Além dessa representação sobre as relações
e as conexões entre os indivíduos nas redes sociais, o episódio Nodivide traz também uma reflexão sobre a
ideia de conquistar a felicidade, a partir do consumismo orientado socialmente.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2016/1 1/episodi HYPERLINK "https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2016/11 (adaptado)
O conceito de modernidade líquida, apresentado por Zygmunt Bauman, pode ser referência para a análise do
texto, pois a situação-problema retratada traduz
a) a fetichização das marcas, que deixa de valorizar o produto em si, passando a destacar somente seu
fabricante e o seu preço como essenciais dentro dos relacionamentos sociais.
b) os indivíduos e suas diversas lutas em busca de reconhecimento social, já que as conexões entre os
indivíduos tornam-se cada vez mais complexas, essenciais e duráveis nas sociedades.
c) o consumo de mercadorias por parte dos indivíduos que almejam alcançar a visibilidade nas redes sociais
e, para isso, constroem virtualmente novos laços de solidariedade.
d) o avanço das tecnologias que cumprem com seu papel de solidificar e de burocratizar as relações individuais
e institucionais, tornando-as rígidas e duradouras nas sociedades modernas.
e) a objetivação do sujeito pelo capitalismo que se torna um empreendedor de si mesmo, além de ter sua
identidade reduzida pelo padrão de consumo, externalizado e reproduzido nas relações e nas redes sociais.