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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEMA - 2015)Número Original: 1Código: 7892942

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - UEMA 2015
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Leia com atenção os fragmentos | e Il das obras “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, e “Melhores Contos”, de Lygia Fagundes Telles, para responder ao que se pede. Fragmento | 7 DE JUNHO Nós somos pobres, viemos para as margens do rio. As margens do rio são os lugares do lixo e dos marginais. Gente da favela é considerado marginais. Não mais se vê os corvos voando as margens do rio, perto dos lixos. Os homens desempregados substituiram os corvos. Fonte: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 9. ed. Sao Paulo: Atica, 2007. Fragmento Il (...) — O povo, O povo - disse o Secretário do Bem-Estar Publico entrelaçando as mãos. A voz ficou um brando queixume: - Só se fala em povo e no entanto o povo não passa de uma abstração. — Abstragao, excelência? — (Que se transforma em realidade quando os ratos começam a expulsar os favelados de suas casas. (...) Fonte: PORTELLA, Eduardo. Seminario dos ratos. In: Melhores Contos de Lygia Fagundes Telles.12 ed. Sao Paulo: Global, 2003. (Adaptado) Relacione os trechos destacados, explicitando os seguintes aspectos: a) a visão sobre o homem e a visão sobre os ratos que aparecem, respectivamente, nos dois trechos. b) os recursos linguísticos que caracterizam os seres relacionados em cada um dos trechos. Nomeie esses recursos.


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Linguagem Não-Verbal

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 31Código: 7456106

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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PICASSO, P Cabeça de touro. Bronze, 33,5 cm x 43,5 cm x 19 cm. Musée Picasso, Paris. França, 1945. JANSON, H. W. Iniciação à história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da v O VOO reciclagem da matéria-prima original. complexidade da combinação de formas abstratas. perenidade dos elementos que constituem a escultura. mudança da funcionalidade pela integração dos objetos. fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.


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2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 33Código: 6971090

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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REAÇÕES CELÍACAS AO LER UM RÓTULO SEM GLUTEN * “4 | vç : Não Sem Sem Sem Sem Rótulo Contém Glúten Glúten Glúten Glúten tá todo Glúten e com 2 Barato e mas pode errado : Sabor Barato Gostoso contertraços -:[ CURTI! AMEI! HAHA! UAU! TRISTE! GRR! Disponível em: www.facebook.com/omeusegredinho. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado). Essa imagem ilustra a reação dos celíacos (pessoas sensíveis ao gluten) ao ler rótulos de alimentos sem glúten. Essas reações indicam que, em geral, os rótulos desses produtos @ trazem informações explícitas sobre a presença do glúten. oferecem várias opções de sabor para esses consumidores. classificam o produto como adequado para o consumidor celíaco. influenciam o consumo de alimentos especiais para esses consumidores. variam na forma de apresentação de informações relevantes para esse público. Yo Oo ® ©


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3(ENEM- BR - 2017)Número Original: 45Código: 6888256

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
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TEXTO | TEXTO II No verão de 1954, o artista Robert Rauschenberg (n.1925) criou o termo combine para se referir a suas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura como da escultura. Em 1958, Cama foi selecionada para ser incluída em uma exposição de jovens artistas americanos e italianos no Festival dos Dois Mundos em Spoleto, na Italia. Os responsáveis pelo festival, entretanto, se recusaram a expor a obra e a removeram para um depósito. Embora o mundo da arte debatesse a inovação de se pendurar uma cama numa parede, Rauschenberg considerava sua obra “um dos quadros mais acolhedores que já pintei, mas sempre tive medo de que alguém quisesse se enfiar nela”. RAUSCHENBERS, R. Cama. Óleo € lápis em travesseiro, colcha € folha em suporte de madeira. DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. 191,1 x 80 x 20,3 cm. Museu de Arte Moderna de Nova York, 1995. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 8 jun. 2017. A obra de Rauschenberg chocou o público na época em que foi feita, e recebeu forte influência de um movimento artístico que se caracterizava pela dissolução das tonalidades e dos contornos, revelando uma produção rápida. exploração insólita de elementos do cotidiano, dialogando com os ready-mades. repetição exaustiva de elementos visuais, levando à simplificação máxima da composição. incorporação das transformações tecnológicas, valorizando o dinamismo da vida moderna. geometrização das formas, diluindo os detalhes sem se preocupar com a fidelidade ao real. VOOS


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4(ENEM- BR - 2017)Número Original: 43Código: 6888252

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
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TEXTO | SPETO. Grafite. Museu Afro Brasil, 2009. Disponível em: www.diariosp.com.br. Acesso em: 25 set. 2015. TEXTO II Speto Paulo César Silva, mais conhecido como Speto, é um grafiteiro paulista envolvido com o skate e a música. O fortalecimento de sua arte ocorreu, em 1999, pela oportunidade de ver de perto as referências que trazia há tempos, ao passar por diversas cidades do Norte do Brasil em uma turnê com a banda O Rappa. Revista Zupi, n. 19, 2010. O grafite do artista paulista Speto, exposto no Museu Afro Brasil, revela elementos da cultura brasileira reconhecidos na influência da expressão abstrata. na representação de lendas nacionais. na inspiração das composições musicais. nos traços marcados pela xilogravura nordestina. nos usos característicos de grafismos dos skates. VOOS


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5(ENEM- BR - 2017)Número Original: 37Código: 6888237

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
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ERNESTO NETO. Dengo. 2010. MAM-SP, 2010. Disponível em: http://espacohumus.com. Acesso em: 25 abr. 2017. A instalação Dengo transformou a sala do MAM-SP em um ambiente singular, explorando como principal característica artística a participação do público na interação lúdica com a obra. distribuição de obstáculos no espaço da exposição. representação simbólica de objetos oníricos. interpretação subjetiva da lei da gravidade. valorização de técnicas de artesanato. VOOS


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