Em abril de 2019, o governo federal enviou ao Congresso Nacional um Projeto de Lei que autoriza o ensino domi-
ciliar, também conhecido como homeschooling. Esse modelo de educação traz à tona uma discussão a respeito
das formas mais adequadas de socialização das crianças e dos jovens. Em especial, põe em pauta uma am-
pliação das disputas entre diferentes propostas morais envolvidas com o conteúdo dessa socialização, como
sugerem, por exemplo, argumentos presentes dentre as justificativas para a aprovação do Projeto de ensino
domiciliar: a defesa do ensino religioso, críticas a uma suposta doutrinação ideológica de viés de esquerda nas
escolas e a demanda por uma educação personalizada. Embora haja uma diversidade de experiências de so-
cialização, decorrentes também da variedade de agências envolvidas nesse processo (escola, igrejas, indústria
cultural, grupos de colegas etc.), a abordagem sociológica proposta por Emile Durkheim (1853-1917) enfatiza a
ligação entre a socialização e a formação para a vida em sociedade, isto é, no espaço público.
Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre a abordagem sociológica de Durkheim, defina o con-
ceito de “socialização” e explique as duas etapas desse processo: socialização primária e secundária, nos
termos da teoria sociológica.