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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEMA - 2018)Número Original: 2Código: 7929616

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Processos e fatos históricos sobre o golpe e a ditadura chilena da década de 1970 .f História Comparada.g Elementos históricos sobre os aspectos do atentado terrorista nos EUA em 11 de setembro de 2001 Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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- ÀS imagens abaixo retratam dois acontecimentos de grande relevância para a História Mundial contemporânea: o movimento militar que destituiu Salvador Allende, presidente chileno democraticamente eleito, e o ataque a um dos mais representativos símbolos da opulência norte-americana, as Torres Gêmeas, em Nova York. Apesar da importância dos dois acontecimentos, o 11 de setembro chileno é silenciado diante do 11 de setembro norte-americano. 11 de Setembro de 1973 no Chile a as ts fe : EA ESFERA o pgs g SES RES a aa eae ee its FÊ ria PR E AMENdaR | Voar asi E AE asas Ee Disponível em: veja.abril.com.br/mundo 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos Disponível em: www.m.vermelho.org.br Apresente um elemenio histórico que justifique o fato de ser o golpe chileno muito menos lembrado do que o atentado às Torres Gêmeas. A seguir, explique esse elemento histórico.


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Processos e fatos históricos sobre o golpe e a ditadura chilena da década de 1970 .f - História Comparada.g - Elementos históricos sobre os aspectos do atentado terrorista nos EUA em 11 de setembro de 2001

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1(UEMA - 2018)Número Original: 25Código: 7892313

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 2002 História Comparada.g Questões com imagens (Hist.) Identificação do contexto político e social do Brasil no momento da conquista da Copa do Mundo de 1970.g
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
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As imagens a seguir retratam dois momentos inesquecíveis do futebol brasileiro: a conquista do tricampeonato, em 1970, no México; do pentacampeonato, em 2002, na Coreia do Sul e no Japão. ee TE ER Roa E Ho Disponível em: www. domtotal.com Carlos Alberto Torres (capitão) levanta a taça junto ao Presidente Médici (1969-1974) Disponível em: www. terracoeconômico .com.br Cafu (capitão) levanta a taça junto ao presidente Fernando Henrique Cardoso (1999-2003) Questão 25 As conquistas do futebol brasileiro em 1970 e em 2002 ocorrem em dois momentos marcados por profundas diferenças. O elemento indicado, historicamente, que diferencia esses dois momentos é o seguinte: a) b) a orientação da política econômica - a década de 1970 foi marcada pela não intervenção do Estado; no ano 2002, pela crise do neoliberalismo. os rumos da política externa - na década de 1970, consolidava-se a aproximação com a União Soviética; e em 2002, com os Estados Unidos. a condição social da mulher - na década de 1970, houve um retrocesso nas conquistas femininas; em 2002, essas conquistas foram plenamente consolidadas. a organização política brasileira - na década de 1970, o Brasil vivia o auge da repressão da Ditadura Militar; em 2002, a consolidação da democracia. a política educacional brasileira - na década de 1970, deu-se a implementação de uma política inclusiva na educação básica, com a ampliação do acesso às escolas públicas, o que foi revertido no ano de 2002.


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2(UEMA - 2020)Número Original: 6Código: 7893503

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Significados e importância dos monumentos do patrimônio histórico da humanidade para as autoridades e sociedades do mundo do século XXI.g Significados e importância dos monumentos do patrimônio histórico brasileiro para as autoridades e a sociedade brasileira do século XXI.g História Comparada.g Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Entre 2018 e 2019, ocorreram duas grandes tragédias que destrulram patrimônios históricos: o Museu Nacional, no Rio de Janeiro (Brasil) e a Catedral de Notre- Dame, em Paris (França). Texto I Panorama do Museu Nacional no Paço de São Cristóvão, em janeiro de 2011. (Palácio de São Cristovão, sede do Museu) E | a = https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Museu_Nacional_UFRJ.jpg Fachada principal (ocidental) da catedral Notre-Dame em Paris. https://upload.wikimedia.org/wikipedia Texto II O governo francês recebeu quase €1 bilhão em doações para reconstruir a Catedral [de Notre-Dame]. A família Pinault, dona de marcas de luxo e uma das mais ricas da França, contribuiu com €100 milhões, cifra equivalente a R$ 438 milhões. Até mesmo uma brasileira se mobilizou em favor da catedral. A bilionária Lily Safra doou R$ 88 milhões para salvar um dos pontos turísticos mais visitados da Europa. https://epoca.globo.com Texto III O presidente do Ibram disse que os investimentos totais na restauração [do Museu Nacional] podem chegar a milhões de reais e que atualmente as verbas federais estão escassas [...] O diretor do Museu Nacional calculou que só dentro de 5 anos poderá reabrir, parcialmente, o museu para o público [...]. O diretor do museu fez um apelo a empresas interessadas em ajudar com doações financeiras e também a indivíduos que desejem contribuir. www.agenciabrasil.ebc.com.br A partir da leitura das notícias e análise das imagens, explique a) a importância desses dois monumentos para o patrimônio histórico da humanidade. b) o significado das atitudes dos respectivos governos e de particulares na valorização do patrimônio histórico.


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3(URCA - 2018)Número Original: 14Código: 10191177

Segundo Semestre - Segundo Dia

Chile.b Processos e fatos históricos sobre o golpe e a ditadura chilena da década de 1970 .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - URCA 2018
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“O Palácio de La Moneda caiu em pé. O presidente Allende e seus assessores resistiram durante quatro horas a mais de 15 bombas lançadas por dois jatos Fukker Hunter e ao cerco de centenas de soldados armados de metralhadoras, bazucas e fuzis protegidos por quatro tanques. Depois do ataque, La Moneda era um monte de ruinas. De uma das janelas do Hotel Carrera assisti ao capítulo final do drama que culminou com a queda do Palácio onde Allende se fortalecera durante a noite, com tropas de carabineiros transportadas por ônibus fabricados no Brasil. (Humberto Vasconcellos, enviado especial. JORNAL DO BRASIL, quarta-feira, 12/09/1973. Cap. no site da Biblioteca Nacional Digital — Brasil) A respeito da política chilena nos anos de 1970, considere: I - Allende foi eleito graças a uma grande coalização nacional formada pelos partidos de esquerda que ficou conhecida como Unidade Popular. IL - O projeto de governo de Salvador Allende compreendia, dentre outros aspectos, um gradativo processo de privatização dos bancos nacionais buscando fortalecer uma economia de livre mercado a fim de retirar o país da recessão que se encontrava há décadas. HI - Os EUA atuaram para enfraquecer o governo de Allende. Dentre várias ações impuseram sanções econômicas, financiamento de greves que paralisaram o país e o apoio aos opositores do governo como a Frente Nacionalista Patria y Libertad. IV - Com a queda de Allende, instaurou-se um governo militar constitucionalista que manteve o congresso com suas plenas funções legislativas, permitindo inclusive atuação de partidos de esquerda moderadamente. V - No campo social e econômico, as principais mediadas adotadas pela ditadura de Pinochet tiveram como base a diminuição dos gastos com programas sociais, a privatização do ensino superior e o aumento dos impostos, tendo como um dos resultados o aumento das desigualdades sociais dentro do país. São CORRETAS: A) Opções I, HI, IV e V B) Opções IL, IV e V C) Opções L Ile V D) Opções II, Hl e IV E) Apenas a V


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4(FGV - SP - 2014)Número Original: 59Código: 6347932

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Chile.b Processos e fatos históricos sobre o golpe e a ditadura chilena da década de 1970 .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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Uma coluna de fumaça espessa e escura levantou-se na área central de Santiago do Chile na manhã de uma terça-feira, 11 de setembro de 1973. Era um estranho acontecimento. Não parecia um incêndio qualquer, mas algo mais grave e ameaçador, espe- cialmente porque minutos antes foi possível ouvir o ruído dos caças da Força Aérea do Chile em voos rasantes sobre o centro da cidade, onde fica o Palácio de La Moneda. O que ocorria não era fortuito. © governo (...) Salvador Allende chegava ao fim com seu sui- cídio no interior do palácio, que estava sendo bombardeado. O golpe militar e o regime autoritário que se instaurou em seguida alterariam profundamente a história contemporânea do Chile. (Alberto Aggio, Da revolução à democracia. Ia Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2013. p. 36) Sobre as profundas alterações na história chilena, é correto afir- mar que (A) a cultura política construída durante o governo do presidente Allende, baseada na meritocracia e na colaboração entre empresários e trabalhadores para o desenvolvimento chileno, foi substituída por uma ordem paradoxal, pois o autorita- tismo esteve associado à forte politização popular. (B) a ordem democrática imposta a partir do golpe de Estado não impediu a continuidade de uma política econômica pau- tada pelo rápido crescimento, baseado no capital nacional e na indústria de bens de consumo duráveis, além de trazer benefícios diretos a uma maior parcela dos chilenos. (C) o governo de Salvador Allende optou por um alinhamento estratégico aos Estados Unidos e manteve uma política econômica essencialmente privatista, diferente da ordem pós-golpe, que preferiu o isolamento diplomático e os acor- dos econômicos com as nações socialistas. (D) enquanto o presidente Salvador Allende pretendeu construir o socialismo por meio de mecanismos democráticos, o regime autoritário do general Augusto Pinochet impôs ao país uma nova ordem econômica, com um capitalismo quase sem regulações, com a privatização de empresas e do serviço de saúde. (E) o caminho autoritário escolhido pelo governo chileno sob o comando de Salvador Allende para a instituição do socia- lismo foi substituído pelo liberalismo político do general Pinochet, mas com forte intervenção do Estado na econo- mia, com a estatização da exploração de cobre.


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5(ENEM - 2017)Número Original: 75Código: 6888946

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Processo civilizatório no cotidiano social das sociedades ao longo da história.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O garfo muito grande, com dois dentes, que era usado para servir as cames aos convidados, é antigo, mas não o garfo individual. Este data mais ou menos do século XVI e difundiu-se a partir de Veneza e da Itália em geral, mas com lentidão. O uso só se generalizaria por volta de 1750. BRAUDEL, F. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII; as estruturas do cotidiano. São Paulo: Martins Fontes, 1977 (adaptado). No processo de transição para a modernidade, o uso do objeto descrito relaciona-se à construção de hábitos sociais. introdução de medidas sanitárias. ampliação das refeições familiares. valorização da cultura renascentista. incorporação do comportamento laico. VOOS


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