Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNEB - 2019)Número Original: 14Código: 7941665

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Figuras de palavras

Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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“Foi assim que o temporal, o vento uivando, as águas encrespadas, os alcançou em viagem. (...) Ninguém sabe como Quincas se pôs de pé, encostado à vela menor. (...) Mulheres e homens se seguravam as cordas, agarravam às bordas do saveiro... e a figura de Quincas, de pé, cercado pela tempestade, impassível e majestoso, o velho marinheiro. (...) Foi quando cinco raios sucederam-se no céu, a trovoada reboou num barulho de fim de mundo, uma onda sem tamanho levantou o saveiro. (...) ...àa luz dos raios, viram Quincas atirar-se e ouviram sua frase derradeira.” (p.101- 102) AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro d'Água. Rio de Janeiro: Record, 42 ed., 1980. A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água, de Jorge Amado, enquadra-se num estilo bastante desenvolvido na América Latina chamado Realismo Mágico. O trecho destacado ilustra bem esse estilo porque apresenta (A) linguagem coloquial, próxima do falar do povo, articulada em orações coordenadas e semanticamente fluida. sensorialismo e figuras de linguagem, o que remete à predominância de um estilo cheio de conotação. sentimentalismo e racionalismo em estado de equilíbrio, rompido pela ação impensada de Quincas. detalhes sobre a atitude das personagens, inclusive de Quincas, tornando verossimil a ideia de valorização de sua morte memorável sobre as outras duas: a física e a moral. determinismo como explicação para o comportamento das personagens que se encontravam em eminente situação de perigo.


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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2012)Número Original: 111Código: 10829

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Metáfora

Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Labaredas nas trevas Fragmentos do diário secreto de Teodor Konrad Nalecz Korzeniowski 20 DE JULHO [1912] Peter Sumerville pede-me que escreva um artigo sobre Crane. Envio-lhe uma carta: “Acredite-me, prezado senhor, nenhum jornal ou revista se interessaria por qualquer coisa que eu, ou outra pessoa, escrevesse sobre Stephen Crane. Ririam da sugestão. [...] Dificilmente encontro alguém, agora, que saiba quem é Stephen Crane ou lembre-se de algo dele. Para os jovens escritores que estão surgindo ele simplesmente não existe.” 20 DE DEZEMBRO [1919] Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal. Sou reconhecido como o maior escritor vivo da língua inglesa. Já se passaram dezenove anos desde que Crane morreu, mas eu não o esqueço. E parece que outros também não. The London Mercury resolveu celebrar os vinte e cinco anos de publicação de um livro que, segundo eles, foi “um fenômeno hoje esquecido” e me pediram um artigo. FONSECA, R. Romance negro e outras histórias, São Paulo Toni des Letras, 169% (mento) Na construção de textos literários, os autores recorrem com frequência a expressões metafóricas. Ao empregar o enunciado metafórico “Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal”, pretendeu-se estabelecer, entre os dois fragmentos do texto em questão, uma relação semântica de OQ causalidade, segundo a qual se relacionam as partes de um texto, em que uma contém a causa e a outra, a consequência O temporalidade, segundo a qual se articulam as partes de um texto, situando no tempo o que é relatado nas partes em questão. O condicionalidade, segundo a qual se combinam duas partes de um texto, em que uma resulta ou depende de circunstâncias apresentadas na outra. O adversidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta uma orientação argumentativa distinta e oposta à outra. @ finalidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta o meio, por exemplo, para uma ação e a outra, o desfecho da mesma.


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2(UNIFESP - 2021)Número Original: 9Código: 9494734

Segunda Fase - Provas Complementares - Primeiro Dia

Figuras de palavras


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Questão de Vestibular - UNIFESP 2021
Questão de Vestibular - UNIFESP 2021
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A palavra sublinhada em “Se o tempo é sempre escasso, se despertamos diariamente” (3º parágrafo) pertence à mesma classe gramatical da palavra sublinhada em (A) “sonha-se sofregamente apesar das luzes e dos ruídos da cidade” (4º parágrafo). (B) “se tão poucos se lembram que sonham” (3º parágrafo). (C) “quando a insônia grassa e o bocejo se impõe” (3º parágrafo). (D) “chega-se a duvidar da sobrevivência do sonho” (3º parágrafo). (E) “compromissos que se renovam ao infinito” (3º parágrafo).


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3(UNESP - 2021)Número Original: 6Código: 9314201

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Retoma um termo mencionado anteriormente no texto a palavra sublinhada em: (A) “Ao que, o indesejável maçante, não se contendo, emitiu o veto:” (6º parágrafo) (B) “— O senhor também é hiputrélico...” (12º parágrafo) (C) “Para a prática, tome-se hipotrélico querendo dizer:” (1º parágrafo) (D) “— Como?!... Ora... Pois se eu a estou a dizer?” (9° paragrafo) (E) “Parou o bom português, a olhá-lo, seu tanto perplexo:” (8º parágrafo)


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4(ESPCEX - 2020)Número Original: 7Código: 9264106

Primeiro Dia - Modelo A

Figuras de palavras


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Questão de Vestibular - ESPCEX 2020
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Assinale a opção que apresenta um emprego adequado ao padrão culto da língua. [A] A prática da ciência provê um modo de interagir com o mundo. Expondo a essência criativa da natureza. [B] Consumindo o planeta com um apetite insaciável, criamos uma devastação ecológica sem prece- dentes. [C] Nossa existência é parte desta transformação constante da matéria, onde todo elo é igualmente importante. [D] Transformando mistério em desafio, adicionando uma nova dimensão à vida, abrindo a porta para um novo tipo de espiritualidade. [E] Ao dar ao indivíduo a autonomia de pensar por si mesmo, oferecendo a ele a liberdade da escolha informada.


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5(UNESP- SP - 2020)Número Original: 32Código: 7506135

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Figuras de palavras


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Questão de Vestibular - UNESP 2020
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a) “no meio da multidão que jorrava das portas da Central, cheia da honesta pressa de quem vai trabalhar” (1º parágrafo). Identifique as figuras de linguagem utilizadas pelo narrador nas expressões sublinhadas. b) Reescreva o trecho “lembrava-se que nem mesmo o nome delas sabia pronunciar” (2º parágrafo), empregando a ordem direta e adequando-o à norma-padrão da língua escrita.


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