Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2018)Número Original: 2Código: 7945403

Segunda Fase

Notícia-Reportagem (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

Leia as duas notícias abaixo. 63% das vítimas da violência em Fortaleza são jovens Cartografia da Criminalidade e Violência mapeou todos os bairros da Capital entre os anos de 2007 e 2009 Mais de 2.300 homicídios, cerca de 74.800 roubos, além de 16.900 casos de lesão corporal em apenas três anos na Capital. Os números parecem de uma cidade que vive em permanente guerra, mas são dados da realidade da violência na Capital cearense, apresentados ontem pela Fundação da Universidade Estadual do Ceará (FUNECE). Um dado chamou mais a atenção dos pesquisadores: 63% das vítimas de homicídio são jovens, todos entre 15 e 29 anos. Para a pesquisadora Rosemary de Oliveira, do Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade, o perfil dos mais vulneráveis ainda tem sido o mesmo: são jovens, solteiros, em idade produtiva, negros e com baixa renda e escolaridade. Em 2014, com 3.533.255 habitantes, Fortaleza continua com uma taxa alta de homicídios: 81,12 homicídios a cada 100 mil habitantes. Nesse mesmo ano, cidades como Coreaú, com 58.138 habitantes, apresenta taxa de 10,32; e Sobral, com 400.799 habitantes, tem taxa de 41,17 homicídios a cada 100 mil habitantes. (Fontes: . Acessado em 23/06/2017. . Acessado em 10/11/2017>. Adaptado) 77 das 100 melhores escolas do Pais estao no Ceara, mostra Ideb As 24 melhores escolas dos anos iniciais do ensino fundamental estao todas no Ceara. As escolas municipais Sao Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral, lideram o ranking, com nota 9,8. MELHORES ESCOLAS DO ESTADO DE 1º AO 5º ANO (POSIÇÃO NO BRASIL) 9,8 9,8 9,7 9,7 É 9,6 3 Ea Coreaú Sobral Fortim Sobral Massapê EMEIF SÃO JOAQUIM | EMÍLIO SENDIM EEF ARTUR LIRA ANTONIO custÓóDIO | EEF FRANCISCO SEVERO DE ARALIO MELHORES ESCOLAS DO ESTADO DO 6° AO 9° ANO (POSICAO NO BRASIL) 7,8 7,6 7,6. 72 7,4 7,4 Brejo santo Sobral Sobral Porteiras Coreaú Sobral EEF HISTORIADOR ARAÚJO CHAVES MARIA DORILENE - EEIF JOÃO TAMARES | EMEIF CORAÇÃO FRANCISCO PADRE ANTONIO ARRUDA ARAGÃO MIRANDA DE JESUS MONTE GOMES DE ARAÚJO LISTA DAS 24 MELHORES ESCOLAS DO BRASIL NO IDEB | Coreaú EMEIF SÃO JOAQUIM 9,8 Sobral EMILIO SENDIM 9,8 Fortim EEF ARTUR LIRA 9,7 Sobral ANTONIO CUSTÓDIO 9,7 Massapé EEF FRANCISCO SEVERO DE ARAUJO 9,6 Novo Oriente EEF FRANCISCO RUFINO 9,5 | Pedra Branca EEIF EM TEMPO INTEGRAL JOAQUIM VIANA DE LIMA 9,5 Granja EEF ELIEZER ARRUDA 9,3 Massapê EEF CENTRO COMUNITÁRIO SÃO JOÃO BATISTA 9,3 Sobral FREDERICO AUTO CORREIA 9,3 | Sobral JOSÉ DA MATTA E SILVA 9,3 Brejo Santo EEF CLOTILDES MOREIRA TAVARES 9,2 | Coreaú EMEIF CORAÇÃO DE JESUS 9,2 | Fracheifinia NAIR CUNHA AGUIAR 9,2 | Granja EEF DONA ARZILIA MOTA 9,2 | Pedra Branca EEIF JOSE MENDES DA SILVA 9,2 Sobral VICENTE ANTENOR 9,2 | Sobral RAIMUNDO PIMENTEL GOMES 9,2 Reriutaba EEIF ANTONIO ALVES DE SOUSA 9,1 Brejo Santo EEIEF JOSÉ FRANCISCO NOGUEIRA 9,0 Coreaú EMEIF PEDRO CONRADO 9.0 | Granja EEF TEODORICO GUILHERME PEREIRA 8,9 Independência EEF MARIA DO CARMO CARDOSO 8,9 Mombaça EEF MARIA AMBROZINA CAVALCANTE 8,9 Fonte: . Acessado em 23/06/2017.) As duas notícias evidenciam um contraste social entre a capital e algumas das cidades do estado do Ceará. Elabore um texto que exponha as duas situações, selecionando dados de cada uma delas. Seu texto deve: « terde12a15linhas. = Citar de forma contextualizada pelo menos dois dados selecionados de cada texto.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 155

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Notícia-Reportagem (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

Exibir Questões - UFPR

Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 65Código: 7507835

Primeira Fase - Prova Q e X

Notícia-Reportagem (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Exibir texto da questão

Considerando a matéria apresentada no jornal, o uso da conjunção adversativa seguido da expressão “a boa notícia é que” permite ao jornalista a) apontar a gravidade da notícia e compensá-la. b) expor a neutralidade da notícia e reforçá-la. Cc) minimizar a relevância da notícia e acentuá-la. d) revelar a importância da notícia e enfatizá-la.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ - 2020)Número Original: 10Código: 7505423

Primeiro Exame de Qualificação

Notícia-Reportagem (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2020
Exibir texto da questão

A matéria saiu no New York Times, foi publicada na Folha de São Paulo; deveria ser bibliografia obrigatória do ensino fundamental à pós-graduação, deveria ser colada aos postes, lançada de aviões, viralizada nas redes sociais, impressa em santinhos, ((. 1-3) Com base no trecho acima, é possível reconhecer que, para o autor, o conteúdo da notícia comentada se caracteriza por: (A) (B) (C ( ) D) permitir múltiplas interpretações pessoais interessar a diferentes espaços sociais remeter a diversos recortes temporais possuir variados significados alegóricos


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM- BR - 2019)Número Original: 43Código: 7456148

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Notícia-Reportagem (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
Exibir texto da questão

Gleiser Área de atuação Física e astronomia Contribuição mais famosa Seus livros A dança do universo e O fim da Terra e do céu Nascimento 19 de março de 1959 Alma Mater PUC-Rio, UFRJ e King's College de Londres Super Trunfo Tecmundo Os Disponível em: www.tecmundo.com. br. Acesso em: 10 dez. 2018 (adaptado). O texto tem o formato de uma carta de jogo e apresenta dados a respeito de Marcelo Gleiser, premiado pesquisador brasileiro da atualidade. Essa apresentação subverte um gênero textual ao v O VOO vincular áreas distintas do conhecimento. evidenciar a formação acadêmica do pesquisador. relacionar o universo lúdico a informações biográficas. especificar as contribuições mais conhecidas do pesquisador. destacar o nome do pesquisador e sua imagem no início do texto.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 37Código: 7456144

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Notícia-Reportagem (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
Exibir texto da questão

Na semana passada, os alunos do colégio do meu filho se mobilizaram, através do Twitter, para não comprarem na cantina da escola naquele dia, pois acharam o preço do pão de queijo abusivo. São adolescentes. Quase senhores das novas tecnologias, transitam nas redes sociais, varrem o mundo através dos teclados dos celulares, iPads e se organizam para fazer um movimento pacífico de não comprar lanches por um dia. Foi parar na TV e em muitas páginas da internet. GOMES, A. A revolução silenciosa e o impacto na sociedade das redes sociais. Disponível em: www.hsm.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012. O texto aborda a temática das tecnologias da informação e comunicação, especificamente o uso de redes sociais. Muito se debate acerca dos benefícios e malefícios do uso desses recursos e, nesse sentido, o texto @ aborda a discriminação que as redes sociais sofrem de outros meios de comunicação. O mostra que as reivindicações feitas nas redes sociais não têm impacto fora da internet. O expõe a possibilidade de as redes sociais favorecerem comportamentos e manifestações violentos dos adolescentes que nelas se relacionam. ® trata as redes sociais como modo de agregar e empoderar grupos de pessoas, que se unem em prol de causas próprias ou de mudanças sociais. O evidencia que as redes sociais são usadas inadequadamente pelos adolescentes, que, imaturos, não utilizam a ferramenta como forma de mudança social.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2019)Número Original: 26Código: 7456091

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Notícia-Reportagem (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2019
Exibir texto da questão

TEXTO | O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País. Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias. Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes. Disponível em: www.folhadelondrina.com.br. Acesso em: 9 dez. 2018 (adaptado). TEXTO II DIREITO Rd IDOSOS Estatuto do Idoso ea Constituição | je Re Lori Decio CR cio o leis Federal asseguram: o a | Ho estão garantidos: Atendimento preferencial | 4 fo = | Viagem gratuita em atento RAP Ea o. | ônibus interestadual ee Prioridade na tramitação | no Assistência de um do = processos judiciais | 5 7 salário mínimo PEN Vagas preferenciais U a 9 Acesso a mais o] em estacionamentos Ba A @4., 20 programas sociais EE Meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 9 dez. 2018. Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso apresentam vantagens em relação às de outros países. são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos. alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos. precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população. contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País. VODOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?