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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2019)Número Original: 3Código: 7945638

Segunda Fase

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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Leia o texto abaixo. A web já faz parte do cotidiano de pesquisadores, editoras e instituições científicas. Publicamos e lemos periódicos on-line, e utilizamos plataformas da web social (Twitter, Facebook, blogues, YouTube etc.) para divulgar nossos trabalhos, fazer contatos, encontrar novos colaboradores... Nossas produções e resultados de pesquisa também circulam no ambiente on-line, recebendo curtidas e comentários, sinalizando um interesse que, até pouco tempo atrás, era muito mais difícil de acompanhar. O padrão ouro da avaliação dos artigos científicos até a década passada era a citação. Diante da possibilidade de se ver e monitorar todo esse diálogo da ciência em ação na internet, não seria interessante considerar essa uma nova forma de medir os impactos da ciência? Quando olhamos para as citações que um artigo recebeu, estamos considerando um grupo relativamente limitado de pessoas que o usaram: aquele grupo que se interessou, leu e utilizou aquele texto para construir e publicar o seu próprio trabalho. Esse grupo com certeza é muito importante — afinal, é assim que se faz ciência, com pesquisadores usando trabalhos de outros pesquisadores para construir conhecimento novo. Mas a citação não é o único uso que um artigo científico pode ter. Estudantes leem artigos como parte da sua formação profissional. Profissionais leem artigos para ficar em dia com novas tendências da área e para resolver questões específicas, como definir um diagnóstico médico. Pacientes, gestores, ativistas, amadores, wikipedistas, curiosos, muita gente pode se interessar pela literatura científica, pelos mais diversos motivos. Hoje, nas redes sociais, encontramos traços desses interesses por artigos científicos e pela ciência. O biólogo compartilha seu artigo novo no Facebook. A astrônoma explica sua pesquisa em um vídeo no YouTube. A cientista social escreve uma sequência no Twitter mostrando com o que a pesquisa acadêmica pode contribuir para a sociedade... São atos que não necessariamente geram citações, mas demonstram que a utilidade da ciência não se resume ao que é publicado formalmente em periódicos consagrados. As métricas dessa disseminação de trabalhos científicos nas redes sociais, que chamamos altmetrias (do inglês altmetrics, encurtamento da expressão alternative metrics — métricas alternativas, em português), vão aos poucos se incorporando ao nosso cotidiano. Em alguns periódicos e repositórios, encontramos, junto aos dados de download, informações sobre quantas vezes o arquivo foi compartilhado. Para alguns, as altmetrias podem ser indicadores do impacto social da ciência, algo importante para a sociedade que quer e deve acompanhar o que se faz com os recursos públicos investidos em ciência. Mas quais seriam essas métricas? Podemos lançar o olhar para a disseminação dos conteúdos em tuítes e posts de divulgação, ver a interação dos usuários a partir desses posts (as tais curtidas e reações do Facebook e corações do Twitter), os downloads dos artigos e sua incorporação em gestores de referência como o Mendeley e a geração de conteúdo a partir do uso dos artigos em documentos como blogues, sites e Wikipedia. Podemos avaliar quantitativamente as diferentes reações (no caso do Facebook), redes de relações e compartilhamentos dos usuários, ler os comentários e respostas, enfim, ver todo esse processo que vai da divulgação científica ao diálogo entre pares, em um olhar sobre a ciência e sua disseminação e comunicação. Outro ponto importante é reconhecer os diferentes níveis de engajamento representados por cada ato nas redes sociais. Um clique no botão “curtir”, por exemplo, é um tipo de engajamento superficial, que pode ser uma demonstração de interesse mas demanda pouco esforço do usuário. Se queremos transformar os tais polegares e corações em indicadores, eles precisam estar refletindo mais do que mera repercussão viral e ir mais fundo. (Fábio Castro Gouveia (Fundação Oswaldo Cruz) e lara Vidal Pereira de Souza (UFRJ). Revista Ciência Hoje, edição 348, outubro de 2018. Disponível em: . Adaptado.) Com base nessa leitura, escreva um texto argumentativo sobre a relação entre ciência e redes sociais, procurando dar uma resposta a questão que se levanta no primeiro parágrafo: não seria interessante considerar a altmetria uma nova forma de medir os impactos da ciência? Seu texto deverá: = contextualizar o tema; = conter um posicionamento, com as devidas justificativas, acerca do uso da altmetria para avaliar os impactos da ciência; = identificar e opor pontos positivos e pontos negativos do uso da altmetria; z apresentar os elementos formais e discursivos característicos de um texto argumentativo; = ter no mínimo 10 e no máximo 12 linhas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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Informativo-expositivo (interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2010)Número Original: 8Código: 5860

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2010
Questão de Vestibular - USP 2010
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A chamada Lei do Agrotóxico (nº 7.802, de 11/06/89) determina que os rótulos dos produtos não contenham afirmações ou imagens que possam induzir o usuário a erro quanto a sua natureza, composição, segurança, eficácia e uso. Também proíbe declarações sobre a inocuidade, tais como “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”, mesmo que complementadas por afirmações do tipo “quando utilizado segundo as instruções”. Em face das proibições da Lei, a compreensão da frase: “Cuidado, este produto pode ser tóxico” a) precisa levar em consideração que a condição suficiente para que um produto possa ser tóxico é sua ingestão, inalação ou contato com a pele e não sua composição. b) exige cautela, pois a expressão “pode ser” pressupõe “pode não ser”, permitindo a interpretação de que se trata de um produto “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”. c) precisa levar em consideração que a expressão “pode ser” elimina o sentido de “pode não ser”, consistindo em um alerta ao usuário sobre a inocuidade dos produtos. d) exige admitir que a condição necessária para que um produto seja tóxico é a sua composição, induzindo o usuário a erro quanto à inocuidade e ao mau uso dos produtos. e) precisa ser complementada com a consideração de que a segurança no manuseio dos agrotóxicos elimina sua toxicidade, bem como eventuais riscos de intoxicação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2012)Número Original: 132Código: 10822

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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jo físico Putmões Músculos. Formecam oxigênio so Utzam o oxigénio para “sangue queimar combustivel para = produção de energia O pulmões podem O coração aumentado Or misculos adquirem receber maia ara tbm o podem queimar tunc mais oxigênio mais combuelive, sos especiaimente a gordura NIEMAN, D. Exercício e saúde. São Paulo: Manole, 1996 (adaptado) A partir dos efeitos fisiológicos do exercício fisico no organismo, apresentados na figura, são adaptações benéficas à saúde de um indivíduo: OQ Diminuição da frequência cardíaca em repouso e aumento da oxigenação do sangue. . Diminuição da oxigenação do sangue e aumento da frequência cardiaca em repouso. Diminuição da frequência cardiaca em repouso e aumento da gordura corporal. Diminuição do tônus muscular e aumento do percentual de gordura corporal v o o o Diminuição da gordura corporal e aumento da frequência cardiaca em repouso.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM - 2014)Número Original: 114Código: 4288254

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Rosa

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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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A forte presença de palavras indigenas e africanas e de termos trazidos pelos imigrantes a partir do século XIX é um dos traços que distinguem o português do Brasil e o português de Portugal. Mas, olhando para a história dos empréstimos que o português brasileiro recebeu de línguas europeias a partir do século XX, outra diferença também aparece: com a vinda ao Brasil da família real portuguesa (1808) e, particularmente, com a Independência, Portugal deixou de ser o intermediário obrigatório da assimilação desses empréstimos e, assim, Brasil e Portugal começaram a divergir, não só por terem sofrido influências diferentes, mas também pela maneira como reagiram a elas. ARR. BASSO, R O português de gente a lingua que estucaros, e ingus que falamos. S80 Pave Context. 21 Os empréstimos linguísticos, recebidos de diversas linguas, são importantes na constituição do português do Brasil porque O deixaram marcas da história vivida pela nação, como a colonização e a imigração. O transformaram em um só idioma linguas diferentes, como as africanas. as indigenas e as europeias. @ promoveram uma língua acessível a falantes de origens distintas, como o africano, O Indigena e o europeu. O guardaram uma relação de identidade entre os falantes do português do Brasil e os do português de Portugal. O tornaram a lingua do Brasil mais complexa do que as línguas de outros países que também tiveram colonização portuguesa.


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     D     
     E     




4(ENEM - 2014)Número Original: 113Código: 4288258

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Rosa

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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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No Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da proliferação dos chamados “bailes black" nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer antes inexistente. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formavam-se equipes de som que promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização da cultura negra, tanto na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de Janeiro ficou conhecido como "Black Rio”. A indústria fonográfica descobriu o filão e, lançando discos de “equipe” com as músicas de sucesso nos bailes, difundia a moda pelo restante do país. DOAYRELL, J A manic entra em cena: orp © fink na socaização sa juretuso Bo Hnzonta UHVG, 2008 A presenga da cultura hip-hop no Brasil caracteriza-se como uma forma de O lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas. entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional, subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes. afirmação de identidade dos jovens que a praticam. reprodução da cultura musical norte-americana. vo o o


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5(ENEM- BR - 2010)Número Original: 128Código: 3330

Segunda Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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As redes sociais de relacionamento ganham força a cada dia. Uma das ferramentas que tem contribuído significativamente para que isso ocorra é o surgimento e a consolidação da blogosfera, nome dado ao conjunto de blogs e blogueiros que circulam pela Internet. Um blog é um site com acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular, outros funcionam mais como diários on-line. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A possibilidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor é outros leitores é uma parte importante dos blogs. O que foi visto com certa desconfiança pelos meios de comunicação virou até referência para sugestões de reportagem. A linguagem utilizada pelos blogueiros, autores e leitores de blogs, foge da rigidez praticada nos meios de comunicação e deixa o leitor mais próximo do assunto, além de facilitar o diálogo constante entre eles. Disponivel em: Htpfptivkpedia arg, Acesso em: 21 maio 2010 (adaptado) As redes sociais compõem uma categoria de organização social em que grupos de indivíduos utilizam a Internet com objetivos comuns de comunicação e relacionamento. Nesse contexto, os chamados blogueiros O promovem discussões sobre diversos assuntos, expondo seus pontos de vista particulares e incentivando a troca de opiniões e consolidação de grupos de interesse. O contribuem para o analfabetismo digital dos leitores de blog, uma vez que não se preocupam com os usos padronizados da língua. O interferem nas rotinas de encontros e comemorações de determinados segmentos, porque supervalorizam o contato a distância. O definem previamente seus seguidores, de modo a evitar que pessoas que não compactuam com as mesmas opiniões interfiram no desenvolvimento de determinados assuntos. O utilizam os blogs para exposição de mensagens particulares, sem se preocuparem em responder aos comentários recebidos, e abdicam do uso de outras ferramentas virtuais, como o correio eletrônico.


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