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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2020)Número Original: 51Código: 7946035

Primeira Fase

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Ao mesmo tempo em que narram fatos, os narradores de Casa de Pensão e Clara dos Anjos também assumem postura intrusa e opinativa: eles interrompem a narração de acontecimentos e inserem seus comentários e opiniões, apresentando análises sociológicas ou psicológicas de acontecimentos, ambientes e personagens. Nas alternativas abaixo, foram transcritos trechos dos dois romances. Assinale a alternativa em que se observa tal atitude intrusa e opinativa do narrador no romance de Aluísio Azevedo. a) “Por outro lado, as mulatas folgavam em tê-lo perto de si, achavam-no vivo e atilado, provocavam-lhe ditos de graça, mexiam com ele, faziam-lhe perguntas maliciosas, só para “ver o que o demônio do menino respondia”. E logo que Amâncio dava a réplica, piscando os olhos e mostrando a ponta da língua, caíam todas num ataque de riso, a olharem umas para as outras com intenção”. “Muita vez chorou de ternura, mas sempre às escondidas; muita vez sentiu o coração saltar para o filho, mas sempre se conteve, receoso de cair no ridículo./ E não se lembrava, o imprudente, de que o amor de pai é bem ao contrário do amor de filho; não se lembrava de que aquele nasce e subsiste por si e que este precisa ser criado; que aquele é um princípio e que este é uma consequência; que um vem de dentro para fora e que o outro vem de fora para dentro”. “O seu ideal na vida não era adquirir uma personalidade, não era ser ela, mesmo ao lado do pai ou do futuro marido. Era constituir função do pai, enquanto solteira, e do marido, quando casada. Não imaginava as catástrofes imprevistas da vida, que nos empurram, às vezes, para onde nunca sonhamos ter de parar. Não via que, adquirida uma pequena profissão honesta e digna do seu sexo, auxiliaria seus pais e seu marido, quando casada fosse”. “À casa da família do famoso violeiro não ficava nas ruas fronteiras à gare da Central; mas, numa transversal, cuidada, limpa e calçada a paralelepípedos. Nos subúrbios, há disso: ao lado de uma rua, quase oculta em seu cerrado matagal, topa-se uma catita, de ar urbano inteiramente. Indaga-se por que tal via pública mereceu tantos cuidados da edilidade, e os historiógrafos locais explicam: é porque nela, há anos, morou o deputado tal ou o ministro sicrano ou o intendente fulano”. “O provinciano, muito desvigorizado com a moléstia, sentia perfeitamente que os lúbricos impulsos, que dantes lhe inspirava a graciosa rapariga, iam-se agora destecendo e dissipando à luz de um novo sentimento de gratidão e respeito. A primitiva Amélia desaparecia aos poucos, para dar lugar aquela extremosa criança, aquela irmãzinha venerável, que lhe enchia o quarto com o frescor balsâmico de sua virgindade e rociava-lhe o coração com a trêfega mimalhice de sua ternura”.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 357

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Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(UERJ - 2020)Número Original: 21Código: 7505405

Primeiro Exame de Qualificação

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Falas e pensamentos de personagens podem ser incorporados pelo narrador, em discurso indireto livre, como se observa em: (A) pegava o caniço, a latinha de iscas, e ia pescar na beira do rio. (/. 2) (B) Que aquilo era perigoso, que ficava muito só, que poderia ter um mal súbito. ((. 3-4) (C) O velho entrou, assim, na categoria dos ausentes. (/. 5-6) ( D) Demorava um pouco a chegar porque seus passos eram lentos, (¢. 8-9)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ - 2020)Número Original: 13Código: 7505396

Primeiro Exame de Qualificação

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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No conto de Marina Colasanti, Bem e Mal são ideias personificadas. Essa personificação é identificada pela narração de: (A) ações (B) crenças (C) desejos ( D) sentimentos


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UERJ - 2020)Número Original: 17Código: 7505388

Primeiro Exame de Qualificação

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Tanto o conto de Marina Colasanti quanto o quadro de René Magritte pôem em evidência a seguinte condição da criação artística: (A) a razão (B) a beleza (C) a verdade (D) a imaginação


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 44Código: 7456162

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Toca a sirene na fábrica, e o apito como um chicote bate na manhã nascente e bate na tua cama no sono da madrugada. Ternuras da áspera lona pelo corpo adolescente. É o trabalho que te chama. Às pressas tomas o banho, tomas teu café com pão, tomas teu lugar no bote no cais do Capibaribe. Deixas chorando na esteira teu filho de mãe solteira. Levas ao lado a marmita, contendo a mesma ração do meio de todo o dia, a carne-seca e o feijão. De tudo quanto ele pede dás só bom-dia ao patrão, e recomeças a luta na engrenagem da fiação. MOTA, M. Canto ao meio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964. Nesse texto, a mobilização do uso padrão das formas verbais e pronominais v O OOo ajuda a localizar o enredo num ambiente estático. auxilia na caracterização física do personagem principal. acrescenta informações modificadoras às ações dos personagens. alterna os tempos da narrativa, fazendo progredir as ideias do texto. está a serviço do projeto poético, auxiliando na distinção dos referentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2019)Número Original: 21Código: 7456081

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Menina A máquina de costura avançava decidida sobre o pano. Que bonita que a mãe era, com os alfinetes na boca. Gostava de olhá-la calada, estudando seus gestos, enquanto recortava retalhos de pano com a tesoura. Interrompia às vezes seu trabalho, era quando a mãe precisava da tesoura. Admirava o jeito decidido da mãe ao cortar pano, não hesitava nunca, nem errava. A mae sabia tanto! Tita chamava-a de ( ) como quem diz ( ). Tentava não pensar as palavras, mas sabia que na mesma hora da tentativa tinha-as pensado. Oh, tudo era tão difícil. A mãe saberia o que ela queria perguntar-lhe intensamente agora quase com fome depressa depressa antes de morrer, tanto que não se conteve e — Mamãe, o que é desquitada? — atirou rápida com uma voz sem timbre. Tudo ficou suspenso, se alguém gritasse o mundo acabava ou Deus aparecia — sentia Ana Lúcia. Era muito forte aquele instante, forte demais para uma menina, a mãe parada com a tesoura no ar, tudo sem solução podendo desabar a qualquer pensamento, a máquina avançando desgovernada sobre o vestido de seda brilhante espalhando luz luz luz. ÂNGELO, |. Menina. In: A face horrível. São Paulo: Lazuli, 2017. Escrita na década de 1960, a narrativa põe em evidência uma dramaticidade centrada na insinuação da lacuna familiar gerada pela ausência da figura paterna. associação entre a angústia da menina e a reação intempestiva da mãe. relação conflituosa entre o trabalho doméstico e a emancipação feminina. representação de estigmas sociais modulados pela perspectiva da criança. expressão de dúvidas existenciais intensificadas pela percepção do abandono. O © ©


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
     E     




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