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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2020)Número Original: 53Código: 7946039

Primeira Fase

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos) Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Em Morte e vida severina, Severino é um retirante que sai do interior com a intenção de chegar ao litoral, a cidade do Recife. Quando atinge a Zona da Mata, última região antes da chegada ao Recife, diz ele: — Nunca esperei muita coisa, Sim, o melhor é apressar digo a Vossas Senhorias. o fim dessa ladainha, O que me fez retirar fim do rosário de nomes não foi a grande cobiça; que a linha do rio enfia; O que apenas busquei é chegar logo ao Recife, foi defender minha vida derradeira ave-maria da tal velhice que chega do rosário, derradeira antes de se inteirar trinta; invocação da ladainha, se na serra vivi vinte, Recife, onde o rio some se alcancei lá tal medida, e esta minha viagem se finda. o que pensei, retirando, foi estendê-la um pouco ainda. (MELLO NETO, João Cabral de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, Mas não senti diferença p. 186-187.) entre o Agreste e a Caatinga, e entre a Caatinga e aqui a Mata a diferença é a mais mínima. Está apenas em que a terra é por aqui mais macia; está apenas no pavio, ou melhor, na lamparina: pois é igual o querosene que em toda parte ilumina, e quer nesia terra gorda quer na serra, de caliça, a vida arde sempre com a mesma chama mortiça. [...] Considerando o trecho acima e a leitura integral do auto de Joao Cabral de Melo Neto, assinale a alternativa correta. a) O auto de João Cabral foi concluído em 1955, tempo em que ainda se iluminavam as casas com lamparinas, e, nessa situação, a percepção que Severino tem dos lugares que conhece é prejudicada pelas limitações da época e por sua própria ignorância. b) A comparação de Recife com a “derradeira ave-maria/ do rosário”, assim como as várias rezas que Severino testemunha ao longo da viagem, mostra a presença constante da religiosidade como um fator de atraso na vida dos nordestinos. c) Ao final, fica claro para o leitor que a vida no Recife também seria semelhante à das regiões menos desenvolvidas da Caatinga, do Agreste e da Zona da Mata, porque a pobreza não é causada pelas condições naturais, mas por uma estrutura social excludente. d) O empenho social de João Cabral de Melo Neto é o de sugerir aos retirantes que não saiam de sua terra, visto que, sem preparo, eles enfrentam dificuldades enormes no Recife, valendo mais a pena procurar desenvolver sua própria região. e) Ao chegar ao Recife, Severino ouve uma longa conversa entre dois coveiros e, percebendo que sua viagem havia sido inútil, entende a conversa como uma sugestão e se suicida, atirando-se no rio Capibaribe.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Textos Literários em Verso (Interpretação de textos) - Textos Científicos (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2011)Número Original: 101Código: 3135

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos) Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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TEXTO O meu nome é Severino, não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria; como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias, mas isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como então dizer quem fala ora a Vossas Senhorias? MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994 (fragmento). TEXTO II João Cabral, que já emprestara sua voz ao rio, transfere-a, aqui, ao retirante Severino, que, como o Capibaribe, também segue no caminho do Recife. A autoapresentação do personagem, na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define, menos se individualiza, pois seus traços iográficos são sempre partilhados por outros homens. SECCHIN, A. C. João Cabral: a poesia do menos. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999 (fragmento). Com base no trecho de Morte e Vida Severina (Texto |) e na análise crítica (Texto Il), observa-se que a relação entre o texto poético e o contexto social a que ele faz referência aponta para um problema social expresso iterariamente pela pergunta “Como então dizer quem fala / ora a Vossas Senhorias?”. A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da descrição minuciosa dos traços biográficos do personagem-narrador. construção da figura do retirante nordestino como um homem resignado com a sua situação. representação, na figura do personagem-narrador, de outros Severinos que compartilham sua condição. apresentação do personagem-narrador como uma projeção do próprio poeta, em sua crise existencial. descrição de Severino, que, apesar de humilde, orgulha-se de ser descendente do coronel Zacarias. v O oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNIFESP - 2020)Número Original: 6Código: 9494629

Segunda Fase - Provas Complementares - Primeiro Dia

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2020
Questão de Vestibular - UNIFESP 2020
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O lema do carpe diem sintetiza expressivamente o motivo de se aproveitar o presente, já que o futuro é incerto. Tal lema manifesta-se mais explicitamente nos seguintes versos de Tomás Antônio Gonzaga: (A) Ah! socorre, Amor, socorre Ao mais grato empenho meu! Voa sobre os Astros, voa, Traze-me as tintas do Céu. (B) Depois que represento Por largo espaço a imagem de um defunto, Movo os membros, suspiro, E onde estou pergunto. (C) É bom, minha Marília, é bom ser dono De um rebanho, que cubra monte e prado; Porém, gentil pastora, o teu agrado Vale mais que um rebanho, e mais que um trono. (D) Se algum dia me vires desta sorte, Vê que assim me não pôs a mão dos anos: Os trabalhos, Marília, os sentimentos Fazem os mesmos danos. (E) Ah! enquanto os Destinos impiedosos Não voltam contra nós a face irada, Façamos, sim, façamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(USP - 2021)Número Original: 6Código: 9237297

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2021
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Considere o texto a seguir para responder à questão. No Brasil, a educação a distância só estava autorizada para o ensino superior (de maneira completa ou até 40% dos cursos presenciais) e uma parte do ensino médio (até 30% da carga horária do período noturno e 20% do diurno). A legislação brasileira atual não permite que a educação infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. Porém, diante da emergência de saúde pública e da situação atípica na educação, diversas flexibilizações foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento às aulas de maneira remota. Marcio Kowalski, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Metodista, calcula que entre 30% e 50% dos seus alunos têm dificuldade para acompanhar o curso. Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo. “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”, brinca. |. Paz, “Desafios do ensino remoto na pandemia”. Adaptado a) Oqueo professor quis dizer ao proferir a frase “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”? b) No período “Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo”, explique o emprego da expressão sublinhada.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(UNICAMP - 2021)Número Original: 7Código: 9157279

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Durante anos, Penélope esperou que seu marido, Ulisses, retornasse da Guerra de Troia (IX e Vlla.C.). Essa viagem é o tema da Odisseia, poema épico grego atribuído a Homero. Como os anos passavam e não havia notícias de Ulisses, o pai de Penélope sugeriu que ela se casasse novamente. Diante da insistência do pai, resolveu aceitar a corte dos pretendentes, com a condição de que o novo casamento somente aconteceria depois que ela terminasse de tecer um sudário, que ficou conhecido como “Tela de Penélope”, que serviria de mortalha para Laerte, pai de Ulisses. Durante o dia, aos olhos de todos, Penélope tecia, e à noite, secretamente, desmanchava todo o trabalho. Com esse artifício, adiava a escolha de outro marido até a volta de Ulisses. (Adaptado de Penélope, Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pen%C3%A9lope. Acessado em 09/01/2021.) Penélope (1) De dia, tramas, de noite, traças. O que o dia tece a noite esquece. De dia, sedas, de noite, perdas. O que o dia traça a noite esgarça. De dia, malhas, de noite, falhas (Ana Martins Marques, A vida submarina. Belo Horizonte: Scriptum, 2009, p. 105.) a) (Como as palavras “traça” (na segunda estrofe) e “traças” (na terceira estrofe) constroem uma relação antitética no poema? b) No poema, a palavra “tramas” remete a Penélope por duas razões. Quais são elas? Explique.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
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5(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 15Código: 9639

Segundo exame de qualificação

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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O poema sugere que o saber está relacionado à experiência. Essa relação encontra-se expressa principalmente nos seguintes versos: (A) Como dizer o sabor, / seu clarão seu perfume? ((. 7-8) (B) A linguagem dispõe / de conceitos, de nomes (/. 13-14) (C) mas o gosto da fruta / só o sabes se a comes (/. 15-16) (D) já que a coisa é fechada / à humana consciência. ((. 27-28)


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     A     
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