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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ITA - 2009)Número Original: 39Código: 7992

Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - ITA 2009
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Os romances de Machado de Assis e os de Graciliano Ramos são exemplos bem acabados da forte presença do realismo na Literatura Brasileira. Entretanto. há diferenças bem marcantes entre a ficção realista do século XIX e a ficção de cunho realista da geração de 30. Algumas delas são: I. As obras realistas do século XIX (em particular os romances de Machado de Assis) retratam a burguesia rica. enquanto os romances de Graciliano Ramos retratam apenas os retirantes vítimas da seca. IL No século XIX. o realismo tem preferência pela temática do adultério feminino e do triângulo amoroso, tema este que não é central nas obras da geração de 30. que se preocupam mais com a desigualdade social. Os romances machadianos são ubanos: as obras de Graciliano Ramos retratam. em geral. os ambientes rurais do Nordeste. No realismo do século XIX. as personagens. em geral, são mesquinhas, vis e medíocres. Já na ficção realista dos anos 30, as personagens são. sobretudo. produtos de um meio social adverso e injusto. HI. Iv. Está(ão) correta(s) A() apenas I, Ie IIL. B( ) apenas I, He IV. C() apenas II, UeIV. D() apenas Ie IV. E( ) todas.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 39

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Prosa (Romantismo)

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 120Código: 3906

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Romance Regionalista
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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No decênio de 1870, Franklin Távora defendeu a tese de que no Brasil havia duas literaturas independentes dentro da mesma língua: uma do Norte e outra do Sul, regiões segundo ele muito diferentes por formação histórica, composição étnica, costumes, modismos linguísticos etc. Por isso, deu aos romances regionais que publicou o título geral de Literatura do Norte. Em nossos dias, um escritor gaúcho, Viana Moog, procurou mostrar com bastante engenho que no Brasil há, em verdade, literaturas setoriais diversas, refletindo as características locais CANDIDO, A. A nova narrative. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 2005. Com relação à valorização, no romance regionalista brasileiro, do homem e da paisagem de determinadas regiões nacionais, sabe-se que O o romance do Sul do Brasil se caracteriza pela temática essencialmente urbana, colocando em relevo a formação do homem por meio da mescla de características locais e dos aspectos culturais trazidos de fora pela imigração europeia O José de Alencar, representante, sobretudo, do romance urbano, retrata a temática da urbanização das cidades brasileiras e das relações conflituosas entre as raças. & o romance do Nordeste caracteriza-se pelo acentuado realismo no uso do vocabulário, pelo temário local, expressando a vida do homem em face da natureza agreste, é assume frequentemente o ponto de vista dos menos favorecidos. O a literatura urbana brasileira, da qual um dos expoentes é Machado de Assis, põe em relevo a formação do homem brasileiro, o sincretismo religioso, as raízes africanas e indígenas que caracterizam o nosso povo. @ Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz, Simões Lopes Neto e Jorge Amado são romancistas das décadas de 30 e 40 do século XX, cuja obra retrata a problemática do homem urbano em confronto com a modemização do país promovida pelo Estado Novo.


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2(USP- SP - 2011)Número Original: 76Código: 5311

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

José de Alencar (Romance Indianista)
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Leia o trecho de Machado de Assis sobre Iracema, de José de Alencar, e responda ao que se pede. -. é O ciúme e o valor marcial; ....... a austera sabedoria dos anos; Iracema o amor. No meio destes caracteres distintos e animados, a amizade é simbolizada em ....... . Entre os indígenas a amizade não era este sentimento, que à força de civilizar-se, tornou-se raro; nascia da simpatia das almas, avivava- se com o perigo, repousava na abnegação recíproca, Ra e ....... são os dois amigos da lenda, votados à mútua estima e ao mútuo sacrifício”. Machado de Assis, Crítica. No trecho, os espaços pontilhados serão corretamente preenchidos, respectivamente, pelos nomes das seguintes personagens de Iracema: a) Caubi, Jacaúna, Araquém, Araquém, Martim. b) Martim, Irapuã, Poti, Caubi, Martim. c) Poti, Araquém, Japi, Martim, Japi d) Araquém, Caubi, Irapuã, Irapuã, Poti. e) Irapuã, Araquém, Poti, Poti, Martim.


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3(USP- SP - 2011)Número Original: 72Código: 5304

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Manuel Antônio de Almeida
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Neste trecho, em que narra uma cena relacionada ao tráfico de escravos, o narrador não emite julgamento direto sobre essa prática. Ao adotar tal procedimento, o narrador a) revela-se cúmplice do mercado negreiro, pois fica subentendido que o considera justo e irrepreensível. b) antecipa os métodos do Realismo-Naturalismo, o qual, em nome da objetividade, também abolirá os julgamentos de ordem social, política e moral. prefigura a poesia abolicionista de Castro Alves, que irá empregá-lo para melhor expor à execração pública o horror da escravidão. d) contribui para que se constitua a atmosfera de ausência de culpa que caracteriza a obra. e) mostra-se consciente de que a responsabilidade pelo comércio de escravos cabia, principalmente, aos próprios africanos, e não ao tráfico negreiro. 2


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4(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 9Código: 17693

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

José de Alencar (Romance Indianista)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Considerado também o seu contexto histórico, afirma-se corretamente que o texto a) exemplifica uma orientação estético-ideológica do século XIX que idealizou as origens do Brasil. b) prenuncia o estilo naturalista, haja vista a idealização da natureza e a identificação entre o humano e o animal. c) pertence à literatura colonial brasileira, marcada especialmente pela valorização dos povos e costumes indígenas. d) parodia o estilo romântico que, influenciado pelas idéias de Rousseau, concebia o indígena como “o bom selvagem”. e) traz índices da literatura realista do século XIX, cujo foco era a análise das condições de vida nas zonas rurais do território brasileiro.


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5(ITA- SP - 2014)Número Original: 35Código: 31061

José de Alencar (Romance Urbano)
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Questão de Vestibular - ITA 2014
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Questão 35. Em uma passagem do romance Lucíola, de José de Alencar, Lúcia e Paulo vão a uma praia em Niterói, local onde ela passou a infância. Podemos afirmar que esta cena A() reforça a percepção de que, para o Romantismo, o amor não é possível no meio urbano, mas apenas no meio natural B() acentua a diferença entre a violência urbana e a paz que reina no meio natural. C() mostra a praia como cenário perfeito para Lúcia contar a Paulo como foi obrigada a se prostituir. D() faz Lúcia voltar a ser criança por um momento, revelando que, apesar de se prostituir, mantém o caráter puro e ingênuo. E() é apenas um bom exemplo do gosto romântico pela natureza brasileira e pela cor local.


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