(UFPB - 2009)Número Original: 56Código: 8217

Terceira série

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) Evidências da Evolução Biológica Especiação (Teorias da evolução) Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2009

As figuras abaixo representam alguns processos evolutivos. A B c D Figuras A,B e D modificadas de : CESAR, S. J. ; SEZAR, S. Biologia, Vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 255 e 260. Figura C modificada de: AVANCINI E.; FAVARETTO, J. A. Biologia: uma abordagem evolutiva e ecológica, Vol. 2. São Paulo: Moderna, 1997. p. 177 Os fenômenos envolvidos nos processos evolutivos A, B, C e D correspondem, respectivamente, a) Anagênese, irradiação adaptativa, convergência evolutiva, cladogênese. b) Convergência evolutiva, anagênese, cladogênese, irradiação adaptativa. c) Cladogênese, anagênese, convergência evolutiva, irradiação adaptativa. d) Cladogênese, convergência evolutiva, irradiação adaptativa, anagênese. e) Anagênese, convergência evolutiva, irradiação adaptativa, cladogênese.

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) - Evidências da Evolução Biológica - Especiação (Teorias da evolução)

Exibir Questões - UFPB

1(UFRGS- aa - 2016)Número Original: 21Código: 6396657

Terceiro Dia

Fatores que levam a formação de novas espécies vegetais .f Condições para que ocorra o processo de radiação adaptativa .f Definição do conceito biológico de espécies .f

Questão de Vestibular - UFRGS 2016

Considere as seguintes informações sobre as espécies e os processos de especiação. I - As espécies, de acordo com o conceito biológico, são constituídas por grupos de populações naturais que se intercruzam de maneira real ou potencial e que estão reprodutivamente isolados de outros grupos. II - As aneuploidias podem dar origem a novas espécies vegetais, sem a necessidade de isolamento geográfico. II- Uma radiação adaptativa tem grandes chances de ocorrer em ambientes onde exista uma série de recursos subutilizados. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas II. (D) Apenas I e III. (E) 1, We Ill.

2(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 21Código: 6401348

Terceiro Dia

Características da evolução convergente .f Conceito de órgãos homólogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f

Questão de Vestibular - UFRGS 2015

Quando são realizadas comparações entre espécies, constata-se que muitas características são compartilhadas. Considere as afirmações abaixo, sobre os processos evolutivos relacionados a esse fato. 1 - Características homólogas são aquelas compartilhadas por diferentes espécies, herdadas de um ancestral comum. II- As estruturas ósseas das asas de morcegos e aves são derivadas de um ancestral comum de quatro membros. II-A evolução convergente refere-se a características similares que evoluíram, de forma independente, em diferentes espécies sujeitas a pressões seletivas semelhantes. Quais estão corretas? (A) Apenas II. (B) Apenas II. (C) Apenas Ie II. (D) Apenas I e HI. (E) I, ell.

3(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 8Código: 6991236

Exame Discursivo

Questão de Vestibular - UERJ 2018

De acordo com resultados de estudos moleculares recentes, os Ctenóforos seriam o grupo mais distante de todos os outros animais. Esses resultados diferem das visões tradicionais sobre momentos importantes na evolução animal, como, por exemplo, o da origem dos neurônios e do sistema nervoso. Observe os cladogramas a seguir, que representam duas hipóteses para a origem dos neurônios e do sistema nervoso nos animais. HIPÓTESE II HIPOTESE I Possuem Possuem Possuem Possuem neurônios neurônios neurônios neurônios | | rr" I 1 eos a apt fii fe O! oe i Cnidarios Bilatérios Poriferos Placozoas | Cnidarios Bilatérios É ———>—- Poriferos —><—Placozoas Eri . yo. a, th ————(9— Ctendforos Nn O O q ‘Oo o O _ O O presença de neurônios X perda de neurônios Adaptado de RYAN, J. Zoology. Elsevier, 2014. Com base nos dados dos cladogramas, indique se a presença dos neurônios nos Ctenóforos, Cnidários e Bilatérios é classificada como homologia ou como analogia nas hipóteses I e II, respectivamente. Justifique sua resposta em cada caso.

4(UNESP - 2019)Número Original: 15Código: 6988737

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Evidências da divergência evolutiva entre espécies dadas pela comparação de suas estruturas .f Uso de figuras (Biologia).t Características do processo de formação de espécies por meio de mudanças geográficas .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f

Questão de Vestibular - UNESP 2019

O Pezosiren portelli foi um mamífero quadrúpede terrestre, ancestral das espécies de peixe-boi atuais, que viveu há 50 milhões de anos. Há 23 milhões de anos, havia na Amazônia um braço de mar, o Lago Pebas, habitado por peixes- -boi de água salgada. Há 8 milhões de anos, este braço de mar fechou-se e confinou os animais em um ambiente de água doce. Ao longo da evolução, estes animais originaram o atual peixe-boi-da-amazônia. “Taupe Fa ea ay i Pezosiren portelli = e Peixe-boi-da-amazônia a * Peixes-boi de 1 água salgada Oceano Atlântico Braço AMÉRICA de mar DO SUL Agua salgada aN Nova Pa espécie a Peixes-boi não adaptados à água doce ' Grandes a e lagos e rios Peixes-boi- -da-amazonia Peixes-boide 3 agua salgada (http://revistaepoca.globo.com. Adaptado.) a) Comparando-se os esqueletos do P portelli e do peixe-boi-da-amazônia, há semelhança na organização anatômica dos membros anteriores. Como são classificados estes órgãos quanto à origem embrionária? Por que esta comparação evidencia a divergência evolutiva entre o P portelli e as espécies de peixe-boi atuais? b) Justifique como o fechamento do braço de mar e o novo ambiente de água doce levaram à formação da espécie de peixe-boi na bacia do Rio Amazonas.

5(MACKENZIE - 2014)Número Original: 42Código: 6892287

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Características da evolução convergente .f Uso de figuras (Biologia).t Conceito de órgãos análogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2014

baratas não são pássaros! Não adianta! As baratas voam, botam ovos, fazem ninhos, mas... E pare de Pe fazer bico! pas TR | Y La | a t oF a A respeito do fenômeno referido pela tirinha acima, são feitas as seguintes afirmações: I As adaptações apresentadas no primeiro quadrinho, presentes em pássaros e baratas, são convergências adaptativas. IH. As asas das aves e as asas das baratas são órgãos análogos. III. A presença de órgãos análogos entre duas espécies indica parentesco evolutivo. Assinale a) se somente a afirmativa II for correta. b) se somente as afirmativas I e II forem corretas. c) se somente as afirmativas II e III forem corretas. d) seas afirmativas I, Il e III forem corretas. e) se somente a afirmativa I for correta.