Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2008)Número Original: 17Código: 8720

Primeira série

Brasil.b Questão indígena (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2008
Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

Leia o texto: “Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldea- mento do invasor português com índios silvicolas e campi- neiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos. [...] nessa confluência tem-se um novo modelo de estrutura social, Novo porque surge como uma etnia na- cional, diferenciada culturalmente de suas matizes forma- doras. Povo novo ainda porque é fundado num tipo reno- vado de escravismo e numa servidão continnada ao mer- cado mundial.” (RIBEIRO, 1995, p. 9) No texto, o autor descreve a formação social do povo brasileiro. Considerando a questão indígena e as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s). () Os povos indígenas, no processo de acultura- mento citado, que teve início em 1500, sofreram genocídio (extermínio físico) e entrocídio (des- truição da própria cultura, passando a falar outra língua e a professar nova religião). () As transformações identificadas na cultura indí- gena brasileira são decorrentes da nova reestrutu- ração do seu papel na sociedade e da delimitação de seus territórios. () Oito gmpos indígenas ainda existem, no Estado da Paraíba, distribuídos entre o litoral e o sertão. São eles: Caeté, Tabajara, Paiacu, Iró, Jandr Ariu, Sucuru e Chacó. () Os índios Caiapó não vivem mais na sua forma original, tendo em vista suas roupas e as relações comerciais e turísticas, que constituem fontes de renda no presente e que não existiam no passado. () Os gmpos indígenas da Amazônia vivem, ainda hoje, na sua formação original, sem influência da cultura ocidental; o que mudou foi a delimitação de seus territórios, definidos pelo Governo Fede- ral. A seqiiéncia correta é: a) VEVVE c) FFVVF ) FVFFV b) VVFFV d) FVFVV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 9

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Questão indígena (Geografia)

Exibir Questões - UFPB

Questões Parecidas

1(UFPR - 2018)Número Original: 3Código: 7945293

Segunda Fase

Brasil.b Causas e consequências ligadas as atuais políticas públicas relacionadas as terras indígenas.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

Leia a seguir um trecho da Declaração final do 14º Acampamento Terra Livre: pela garantia dos direitos originários dos nossos povos!, realizado em Brasília em abril de 2017: “Nós, povos e organizações indígenas do Brasil, mais de quatro mil lideranças de todas as regiões do país, reunidos por ocasião do XIV Acampamento Terra Livre, realizado em Brasília/DF de 24 a 28 de abril de 2017, diante dos ataques e medidas adotadas pelo Estado brasileiro voltados a suprimir nossos direitos garantidos pela Constituição Federal e pelos Tratados Internacionais ratificados pelo Brasil, vimos junto à opinião pública nacional e internacional nos manifestar. Denunciamos a mais grave e iminente ofensiva aos direitos dos povos indígenas desde a Constituição Federal de 1988, orquestrada pelos três Poderes da República em conluio com as oligarquias econômicas nacionais e internacionais, com o objetivo de usurpar e explorar nossos territórios tradicionais e destruir os bens naturais, essenciais para a preservação da vida e o bem-estar da humanidade, bem como devastar o patrimônio sociocultural que milenarmente preservamos”. Levando em conta essa publicação, aponte quatro causas e quatro consequências das recentes decisões políticas nacionais envolvendo os povos indígenas e seus territórios.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 1Código: 31919

Exame Discursivo

Floresta Amazônia Região Norte.b Questão indígena (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2014
Exibir texto da questão

Impacto ambiental na Amazonia SEBASTIÃO SALGADO O Globo, 04/08/2013 Índios Awá No pouco que resta de Floresta Amazônica no Maranhão, vive o povo Awá, conhecido como “o mais ameaçado do planeta”. São pouco mais de 400 pessoas, cercadas de municípios que dependem da extração da madeira. Os Awá falam guajá, do tronco Tupi. Só alguns sabem um pouco de português. Eles são um dos últimos povos apenas caçadores e coletores. Vivem da floresta e pela floresta. A terra dos Awá-Guajá já foi demarcada, homologada e registrada com 116.582 hectares. Ela está dentro da Reserva Biológica do Gurupi, que foi criada pelo presidente Jânio Quadros em 1961 e tem o mais alto nível de proteção ambiental. Mesmo assim, sofre a ação de grileiros e madeireiros derrubando a floresta e encurralando os índios. MIRIAM LEITÃO Adaptado de O Globo, 04/08/2013. Com base no conjunto das informações, apresente duas justificativas para a criação de unidades de conservação ambiental e duas justificativas para a demarcação de reservas indígenas.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UNICAMP- SP - 2013)Número Original: 7Código: 4161

Segunda Fase

Concentração de terras Questão indígena (Geografia) Mato Grosso do sul.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
Exibir texto da questão

Em novembro de 2011, o cacique Nísio Gomes de Tekoha Guaiviry foi morto nas proximidades da rodovia MS-386, entre os municípios de Ponta Porã e Amambaí, no Estado do Mato Grosso do Sul (MS). O assassinato de indígenas nessa região é um fato frequente. Os povos indígenas Guarani e Kaiowá vivem em situações precárias e em constantes conflitos com os fazendeiros da região. (Adaptado de “Documento Final Aty Guasu Kaiowá e Guarani: Aldeia Rancho Jacaré-Laguna”. CIMI-Regional Mato Grosso do Sul http://www cimi org br/site/ptbriindex.php?system=news&action=read&id=6406. Acessado em 04/10/2012.) a) Apresente os principais motivos de conflitos entre indígenas e fazendeiros como os da região mencionada no texto. b) Cite duas ações coordenadas pela FUNAI direcionadas para a proteção das populações indígenas brasileiras.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(USP- SP - 2014)Número Original: 50Código: 31728

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Intradisciplinar Conflitos pela terra Questão indígena (Geografia) Mato Grosso do sul.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2014
Exibir texto da questão

Considere a tabela abaixo. ASSASSINATOS DE INDÍGENAS NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL Ano 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012* | Total Brasil a 37 43 58 92 60 60 60 s1 s1 554 Ms B 16 28 28 s3 a 33 34 32 31 310 Ms (%) 31% Am «65% «= 48% 58% 70% 55% 57% 63% 61% | 56% *De janeiro a novembro de 2012. wwwcimiorg br, Acessado em 10/07/2013 Com base na tabela e em seus conhecimentos, está correto o que se afirma em: a) Mato Grosso do Sul é o estado que concentra o maior número de indígenas no País, segundo o Censo Demográfico 2010, o que explica o percentual elevado de sua participação no número total de indígenas assassinados. b) A quantidade de indígenas assassinados no País diminuiu, principalmente, no Mato Grosso do Sul, em função do maior número de homologações de terras indígenas, efetivadas por pressão da bancada ruralista no Congresso Nacional. c) No Mato Grosso do Sul, a maior parte dos conflitos que envolvem indígenas está relacionada com projetos de construção de grandes usinas hidrelétricas. d) O grande número de indígenas assassinados no Mato Grosso do Sul explica-se pelo avanço da atividade de extração de ouro em terras indígenas. e) No período abrangido pela tabela, a participação do Mato Grosso do Sul no total de indígenas assassinados é muito alta, em consequência, principalmente, de disputas envolvendo a posse da terra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2010)Número Original: 14Código: 3548

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Intradisciplinar Brasil.b Agropecuária Expansão da fronteira agrícola no Brasil Questão indígena (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entomos pelo avanço do agronegócio. RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indigenas do Brasi: 2001-2005. 5 do Paus Instivto Socioambiental, 2006 (adaptado) A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da tera com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre Q a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental. os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado. as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente. os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas. o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?