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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2011)Número Original: 46Código: 8839

Terceira série

Árvores Filogenéticas Filo Chordata (Cordados) Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2011
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A figura ao lado apresenta uma hipótese das relações evolutivas entre alguns representantes dos cordados. Com base na figura e na literatura sobre os cordados, identifique as afirmativas corretas: I. Sapo, crocodilo e pinguim são tetrápodes. I. Lampreia, tubarão e salmão são amniotas. HI. Tubarão, pinguim e gato são gnatostomados. IV. Pinguim, sapo e crocodilo são endotérmicos. V. Tunicado, anfioxo e lampreia são denterostômios. Ancestral comum


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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Nível de Semelhança

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Árvores Filogenéticas - Filo Chordata (Cordados)

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Questões Parecidas

1(UFPB- PB - 2009)Número Original: 54Código: 8329

Segunda série

Classe Reptilia (Répteis) Classe Mammalia (Mamíferos) Classe das Aves Rec Classe Amphibia (Anfíbios)
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Considerando-se as características gerais dos animais vertebrados, é correto afirmar: a) As aves apresentam circulação dupla incompleta ou completa. b) Os répteis apresentam rins funcionais do tipo metanefro que excretam principalmente amônia. c) Os anfíbios apresentam respiração branquial. d) Os mamíferos são placentários em sua maioria, embora existam representantes anamniotas. e) Os mamíferos e as aves apresentam desenvolvimento do tipo vivíparo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEMA - 2023)Número Original: 52Código: 12911781

PAES - Prova Objetiva

Classe Reptilia (Répteis) Classe Mammalia (Mamíferos) Classe das Aves Classe Amphibia (Anfíbios)
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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No começo da semana passada, o comitê da Organização das Nações Unidas sobre a Biodiversidade fez um pronunciamento de que os impactos causados por humanos ameaçam a existência de cerca de um milhão de espécies, incluindo 40% de todas as espécies de anfíbios conhecidas pela ciência, ou cerca de 3,2 mil espécies. [...] “Nas regiões neotropicais, as espécies que sabemos estarem em risco apresentam distribuições geográficas muito semelhantes em comparação com as espécies com dados insuficientes previstos como em risco de extinção”, explica ecologista da Universidade de Yale e autora principal do estudo. Jason Bittel, Metade das espécies de anfíbios está em risco de extinção. In: www.nationalgeographicbrasil.com, 2020. Em relação ao grupo dos anfíbios, pode-se afirmar que são a) vertebrados os quais apresentam, em seu ciclo de vida, três tipos de respiração, a saber: branquial, cutânea e pulmonar. b) vertebrados os quais apresentam, apenas, um tipo de respiração que ocorre através dos pulmões. c) vertebrados os quais apresentam, no ciclo de vida, duas fases, a saber: uma larval terrestre e uma adulta aquática. d) invertebrados os quais apresentam duas fases, no ciclo de vida, uma larval aquática e uma adulta terrestre. e) invertebrados os quais apresentam duas fases, no ciclo de vida, uma larval terrestre e uma adulta aquática.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UEA - 2016)Número Original: 32Código: 7831195

SIS - Terceira Série

Características gerais dos mamíferos .f Características gerais das aves .f Comparação de características (Biologia).t Características gerais dos répteis .f
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Algumas adaptações permitiram aos répteis a conquista definitiva do ambiente terrestre. Outras adaptações per- mitiram às aves e aos mamíferos distribuirem-se por pra- ticamente todas as regiões do planeta. Uma característica que está presente nas aves, mas não nos répteis; uma característica presente nos mamí- feros, mas não nas aves; e uma característica comum aos répteis, aves e mamíferos são, respectivamente, (A) endotermia, diafragma e âmnio. (B) coração com quatro câmaras, glândula mamária e endotermia. (C) sacos aéreos, fecundação interna e diafragma. (D) âmnio, coração com quatro câmaras e fecundação interna. (E) endotermia, âmnio e coração com quatro câmaras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UPE - 2019)Número Original: 5Código: 10123769

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Características gerais dos insetos .f Características gerais das aves .f Características gerais dos anfíbios .f Características gerais dos répteis .f
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Questão de Vestibular - UPE 2019
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Leia os trechos do poema a seguir: ...Dou mais respeito as que vivem de barriga no chao tipo agua pedra sapo.... Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdícios: Amo os restos como as boas moscas. Manoel de Barros Memórias inventadas — As Infâncias de Manoel de Barros, São Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p. 47. Considerando as características que o poeta valoriza nos bichos e o que você recorda desses animais mencionados nos trechos do poema, analise as proposições a seguir e assinale a CORRETA. a) Os sapos vivem em contato com a água, com as pedras e com o solo úmido. Seus membros posteriores são mais longos que os anteriores e estão adaptados para saltar e, também, para abraçar a fêmea durante o acasalamento. b) A velocidade de locomoção da tartaruga é maior na água que na terra, porque, nas espécies aquáticas, os membros são adaptados para o nado, tendo um formato hidrodinâmico, diferente do que ocorre nas espécies terrestres, embora a forma do plastrão e da carapaça não varie entre as espécies aquáticas e terrestres. c) Os passarinhos se locomovem mais rapidamente no ar que na terra, graças à adaptação de suas asas à forma aerodinâmica. Além disso, os grandes músculos peitorais que se inserem nas costelas são especializados na elevação das asas, e os pequenos peitorais, no seu abaixamento. d) A locomoção das moscas é semelhante à dos passarinhos. Elas também têm um par de asas aerodinâmico, mas diferem dos passarinhos em relação ao tipo de fibra muscular que compõe as asas, as quais se inserem nos músculos do tórax, auxiliando nos movimentos de elevação e abaixamento das asas. e) As moscas comem restos de alimentos com o seu aparelho bucal sugador labial. Os sapos, predadores das moscas, usam a língua viscosa para capturá-las. Os passarinhos, por causa da variedade de bicos, apresentam maior diversidade de hábitos alimentares entre os animais citados no poema.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP- SP - 2013)Número Original: 64Código: 34008

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

Classe Reptilia (Répteis) Classe Mammalia (Mamíferos) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Em um jogo de tabuleiro, cada jogador escolhe um rosto. O ob- jetivo é, por meio de perguntas que serão respondidas com “sim” descobrir a personagem escolhida pelo adversário. A figura apresenta as peças de uma das versões desse jogo. Um professor de biologia adaptou esse jogo para o contexto de uma aula. Nos tabuleiros e fichas, no lugar de rostos, foram in- seridos animais. Os alunos foram divididos em dois grupos, o primeiro escolheu o animal A e o segundo o animal B. Os grupos fizeram as seguintes perguntas, na tentativa de descobrir o ani- “mal escolhido pelo seu oponente: Perguntas sobre o animal Possui coração com quatro câmaras? “Apresenta glândula uropigiana? Apresenta caninos desenvolvidos? Quando comparado à maioria das espécies de sua ordem, esse animal tem metabolismo mais baixo? “A relação massa corporal x superfície corporal — é caracteristica de sua ordem? Perguntas sobre o animal B (Respostas. A epiderme é espessa e muito queratinizada? O oxigênio chega aos tec: Troca periodicamente a camada epidérmica mais extema? Os animais A e B são, respectivamente, (A) camundongo e ema (B) cabra e cigarra. (C) capivara e lagarto. (D) galinha e louva-deus. (E) vaca e jiboia.


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