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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2021)Número Original: 36Código: 9350704

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Questões com imagens (Hist.) Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Observe a gravura de Isidore-Stanislas Helman (1743-1806). 7 (“Abertura dos Estados Gerais em Versalhes, 5 de maio de 1789”. https://revistapesquisafapesp.br, maio de 2018.) O evento representado na imagem mostra (A) o poder legislativo, composto por representantes de todas as classes sociais e responsável pela proposição e criação das leis federais. (B) uma assembleia popular, reunida em caráter permanente e aberta à participação direta de todos os cidadãos. (C) o poder moderador, composto por representantes de organismos sociais e políticos e responsável pelo con- trole sobre as decisões do rei. (D) o poder executivo, composto pelos membros da nobreza e do clero e responsável pelas decisões relativas à polií- tica exterior. (E) uma assembleia consultiva, convocada esporadicamente pelo rei e formada por representantes das três ordens sociais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Exatamente Igual

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Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f

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Questões Parecidas

1(UEMA - 2016)Número Original: 21Código: 7891670

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b Questões com imagens (Hist.) Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2016
Questão de Vestibular - UEMA 2016
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Situação Econômica da França na Década de 1780 Impostos diretos Pagamento Impostos no da dívida E a. at indiretos Outras Marinha, receitas guerra, 32% Po 22% : negócios amy Casa real exteriores & (inclu indo EA & salarios € pensões: A 4.3%) = Receitas: 471,6 | ne de sia Wed et ee RK} sn A O Laço MEU eet em TL ets = = a Cte eee e | "a em Déficit: 161,4 milhões de libras BERNET, Anne. Sem nenhum tostão em caixa. In História Viva, 2004. À imagem se refere à situação das receitas e das despesas do Estado francês na década de 1/80. Pode-se analisar pelos dados que a) a maior arrecadação do Estado era proveniente dos impostos diretos, pagos, em sua grande maioria, pelos representantes da Igreja Católica francesa, uma das mais poderosas da Europa. o elevado déficit publico do Estado francés foi um elemento central para o contexto histórico de profunda crise econômica que favoreceu a eclosão da Revolução Francesa em 1789. a crise econômica relacionava-se diretamente as questões internas, já que, no cenário internacional, os negócios contribuiram de forma significativa para as receitas do Estado francês. os gastos com o pagamento da divida representavam uma pequena parcela das despesas estatais, o que indicava a possibilidade de recuperação rápida da economia francesa. a opulência da nobreza francesa era a responsavel pela fração mais elevada dos gastos do Estado, seu principal financiador.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FATEC - 2016)Número Original: 18Código: 7876691

Primeiro semestre

França.b Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - FATEC 2016
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Se não têm pão, que comam brioches! A frase, erroneamente atribuída à rainha da França, Maria Antonieta, foi considerada uma resposta cínica às inquietações populares que levaram à eclosão da Revolução Francesa. Assinale a alternativa que aponta corretamente algumas das causas da insatisfação da população francesa às vésperas dessa Revolução. (A) Contrários ao lema da monarquia, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, os camponeses alegavam que a distribuição de renda provocava o empobrecimento da classe média. (B) A grave crise econômica, aliada a condições climáticas adversas, inflacionou os preços nas cidades e no campo; sofrendo com a fome, a população pagava altos impostos para manter os privilégios do clero e da nobreza. (C) A substituição de culturas alimentares pelo algodão, decretada por Luís XVI, levou ao aumento da mortalidade infantil e da fome entre os camponeses, favorecendo a burguesia vinculada à indústria têxtil. (D) Para sustentar os custos das guerras napoleônicas, o rei Luís XVI aumentou a cobrança de impostos dos camponeses e dos trabalhadores das cidades que, insatisfeitos, se rebelaram contra o governo central. (E) Devido à falta de terras férteis, à baixa produção de alimentos e à fome, a população demandava o aumento da ocupação francesa nas Américas e na Africa para a ampliação da produção agrícola.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP- SP - 2020)Número Original: 2Código: 7506118

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Leia os dois textos, escritos no final do século XVIII. TEXTO 1 O grande dia, resultado da libertação, começava a me despertar; respirava livremente, quando vi diante de mim uma multidão em tumulto. Não fiquei surpreso... Aproximo-me e... oh! espetáculo de horror! Vejo duas cabeças na ponta de uma lança!... Aterrorizado, informo-me... “São”, diz-me um açougueiro, “as cabeças de Flesselles e de De Launay... Ouvindo isso, estremeço! Vejo uma nuvem de males pairar sobre a infeliz capital dos franceses... Mas a informação não estava inteira- mente correta: a cabeça de Flesselles, o rosto desfigurado pelo tiro de pistola que há pouco acabara com sua vida, rolava nas águas do Sena. Eram De Launay e seu major que eu via ultrajados! Prossigo: mil vozes de arauto para a Novidade... [...] Não acreditei e fui ver o cerco de perto... No meio da Greve, en- contro um corpo sem a cabeça estendido no meio do riacho, rodeado por cinco ou seis indiferentes. Faço perguntas... É O governador da Bastilha... Que pensamentos!... Esse homem, outrora impassível diante do desespero dos infelizes enterrados vivos sob sua guarda, por ordem de execráveis ministros, ei-lo!... (Restif de la Bretonne. As noites revolucionárias, 1989.) TEXTO 2 Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse, tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça [...] mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamento e esquartejamento, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores [...] colherão o que semearam. (Graco Babeuf apud Robert Darnton. O beijo de Lamourette: midia, cultura e revolução, 1990.) a) Cite o evento histórico a que o texto 1 se refere e a situação sociopolítica e econômica a que esse evento se opôs. b) Identifique o elemento comum aos dois textos e explique a última frase do texto 2.


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4(USP- SP - 2014)Número Original: 2Código: 31832

Segunda Fase - Terceiro Dia

Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - USP 2014
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O problema agrário era portanto o fundamental no ano de 1789, e é fácil compreender por que a primeira escola sistematizada de economia do continente, os fisiocratas franceses, tomara como verdade o fato de que a terra, e o aluguel da terra, era a única fonte de renda líquida. E o ponto crucial do problema agrário era a relação entre os que cultivavam a terra e os que a possuíam, os que produziam sua riqueza e os que a acumulavam. Eric Hobsbawm. A era das revoluções. 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 29. a) Caracterize o momento social e econômico por que a França passava no período a que se refere o texto. b) Quais são as principais diferenças entre as propostas fisiocratas e as práticas mercantilistas anteriores a elas?


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5(UNITAU - 2023)Número Original: 14Código: 13041021

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNITAU 2023
Questão de Vestibular - UNITAU 2023
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“O Terceiro Estado obteve sucesso, contra a resistência unificada do rei e das ordens privilegiadas, por que representava não apenas as opiniões de uma minoria militante e instruída, mas também as de forças bem mais poderosas: os trabalhadores pobres das cidades e, especialmente de Paris, e em suma, também o campesinato revolucionário. O que transformou uma limitada agitação reformista em uma revolução foi o fato de que a conclamação dos Estados Gerais coincidiu com uma profunda crise socioeconômica. Os últimos anos da década de 1780 tinham sido, por uma complexidade de razões, um período de grandes dificuldades para todos os ramos da economia francesa. (...) Mas em 1788 e 1789 uma convulsão de grandes proporções no reino e uma campanha de propaganda e eleição deram ao povo uma perspectiva política. E lhe apresentaram a tremenda e abaladora ideia de se libertar da pequena nobreza e da opressão. Um povo turbulento se colocava por trás dos deputados do Terceiro Estado.” HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções: Europa 1789 - 1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 78-79. Adaptado. A Revolução Francesa (1789) representou uma ruptura com o modelo do moderno Estado Absolutista. Os ideais da Revolução Francesa foram expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Apesar da mobilização em torno dos seus ideais estar relacionada ao liberalismo clássico e ao Iluminismo do século XVIII, o desencadear das ações revolucionárias está relacionada com: a) a incapacidade do rei Luís XVI em atender as reivindicações da burguesia aliada a nobreza quanto à redução dos impostos pagos para manter os gastos do Estado Absolutista francês. b) a oposição da burguesia e demais setores que compunham o Terceiro Estado, à imposição da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, por parte do Estado Absolutista a todos os súditos franceses. c) a insatisfação da nobreza com o apoio do rei Luís XVI às reinvindicações do Terceiro Estado, principalmente com a imposição do pagamento de impostos exclusivos para os nobres. d) a elevação dos custos de vida em razão da crise econômica relacionada às más safras agrícolas, o que prejudicava o povo e provocava insatisfação contra a nobreza e o rei. e) a busca do Terceiro Estado em se associar à pequena nobreza e ao clero para defender os seus interesses comuns em relação ao Estado Absolutista e a sua defesa, por parte deste, da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.


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