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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2018)Número Original: 1Código: 9457520

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Fundamentos teóricos sobre a construção ética no pensamento de Jürgen Habermas .f
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Questão de Vestibular - UEL 2018
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Desde o início dos anos oitenta, a ética discursiva de Jurgen Habermas teve como proposta reformular o programa universalista da moral kantiana com base em uma teoria da competência comunicativa. Ao substituir a regra do imperativo categórico pelo princípio de uma argumentação moral racional, a ética do discurso persegue a redefinição dos traços dentontológico, cognitivista e formalista do ponto de vista moral. (Adaptado de: LANGLOIS, L. Discurso Moral e Discurso Ético segundo Habermas: uma distinção fundada? In. ARAÚJO, L. B.L.: BARBOSA, R. J. C. (org.) Filosofia Prática e Modernidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 20083. p.53.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre Habermas, apresente os princípios do cognitivismo e do forma- lismo que caracterizam a Etica do Discurso.


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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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O trecho que se apresenta a seguir exemplifica a percepção de Júrgen Habermas a respeito do fundamento do comportamento ético. “Enquanto a filosofia moral se colocar a tarefa de contribuir para o aclaramento das intuições cotidianas adquiridas no curso da socialização, ela terá que partir, pelo menos virtualmente, da atitude dos participantes da prática comunicativa cotidiana”. Habermas, Jurgen. Consciéncia moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. P.67. Considerando a concepção de eticidade discursiva de Habermas, assinale a proposição verdadeira. A) Seguindo a tradição kantiana, trata-se de uma ética fundamentada, essencialmente, na razão prática que cada sujeito deverá impor aos outros indivíduos a partir de um pro comunicativo. B) Habermas propõe que sua ética discursiva deve romper com qualquer forma de racionalidade, ao defender que o princípio ético se fundamenta na ação desejante, nos sentimentos compartilhados. C) Contra a perspectiva kantiana, onde a razão encontra em si mesma a lei moral universal, defende que ela decorre de uma razão comunicativa, que surge da comunicação e dos diálogos intersubjetivos. D) Para o pensador alemão, somente uma razão pragmática tornará possível a instituição da moralidade a partir da adoção de um discurso convincente a ser comunicado a todos pelo legislador.


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