Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2019)Número Original: 4Código: 9457814

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Teoria sociológica de Weber sobre o desenvolvimento da burocracia e o sentido do Estado .f Questões de identificações (Sociologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2019
Exibir texto da questão

Após assinar o decreto que estabeleceu a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, o presidente Michel Temer justificou a medida dizendo “(...) que o crime organizado quase tomou conta do estado do Rio de Janeiro. É uma metástase que se espalha pelo país (...)”. Destacam-se no crime organizado as milícias privadas, grupos formados para atuarem em comunidades urbanas de baixa renda, os quais, sob a alegação de “manter a ordem e a segurança”, praticam agiotagem, extorquem dinheiro do comércio e de moradores e cometem assassinatos. As milícias podem ser definidas por alguns traços centrais: controle de um território e da população que nele habita por parte de um grupo armado ilegal; caráter coercitivo desse controle; a busca do lucro como motivação principal; a participação ativa de agentes do aparelho estatal legal; um discurso de legitimação referido à proteção dos moradores e à instauração da ordem. Apesar de se colocarem nas comunidades onde atuam como poder alternativo ao poder legal, acabam atuando como uma espécie de Estado paralelo ao Estado constitucional. Isto implica em assumir, alternativamente, traços semelhantes àqueles que definem o Estado moderno constitucional. Adaptado de MAIA, G.; AMARAL, L. O crime organizado quase tomou conta do Estado do Rio, diz Temer. UOL Notícias, Cotidiano. Brasília, 16/02/2018. noticias.uol.com.br. Com base na teoria de Max Weber, indique e explique três características definidoras do Estado moderno cons- titucional sob o modelo da dominação racional-legal.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 5

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Teoria sociológica de Weber sobre o desenvolvimento da burocracia e o sentido do Estado .f

Exibir Questões - UEL

Questões Parecidas

1(UFU - 2019)Número Original: 54Código: 7818876

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Teoria sociológica de Weber sobre o desenvolvimento da burocracia e o sentido do Estado .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

Para Weber (1991, p. 130), “é decisivo que o trabalho rotineiro esteja entregue, de maneira predominante e progressiva, ao elemento burocrático. Toda a história do desenvolvimento do Estado moderno, particularmente, identifica-se com a da moderna burocracia e a da empresa burocrática, da mesma forma que toda a evolução do grande capitalismo moderno se identifica com a burocratização crescente das empresas econômicas. As formas de dominação burocrática estão em ascensão em todas as partes.” COHN, Gabriel (Org.) Weber: Sociologia. 5.ed. São Paulo: Ática, 1991. A partir da teorização sobre a burocracia e sobre o Estado em Weber, assinale a alternativa correta. A) A ideia de burocracia é negativa e caracteriza a morosidade do capitalismo moderno. B) A burocracia baseia-se tanto em costumes tradicionais quanto nos descritos na legislação vigente. C) A ideia de burocracia está ligada à regulação da conduta dos indivíduos nas instituições em geral. D) A burocracia permite adaptação do sistema legislativo às flutuações da bolsa de valores do capitalismo moderno.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2019)Número Original: 71Código: 7859576

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Teoria sociológica de Weber sobre o desenvolvimento da burocracia e o sentido do Estado .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

Para Weber, “Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legitimo da força física dentro de um determinado território. Especificamente, no momento presente, o direito de usar a força física é atribuído a outras instituições ou pessoas apenas na medida em que o Estado o permite. O Estado é considerado como a única fonte do 'direito' de usar a violência”. WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1982, p.98. Sobre o conceito de Estado moderno, de acordo com Max Weber, é correto afirmar que A) o uso da força e da violência é atributo dos indivíduos em sociedade, sendo uma forma de as pessoas resolverem suas disputas e conflitos individuais ou coletivos, cabendo ao Estado o poder de julgar quem está com a razão. B) sendo o Estado o conjunto das instituições dirigidas pelo Governo, cabe a este decidir sobre os rumos da sociedade, inclusive com o direito soberano de utilizar-se da força e da violência para impor seus interesses a essa sociedade. C) o Estado não é a fonte exclusiva do poder legítimo do uso da força e da coerção física sobre os indivíduos, na medida em que pode delegar poderes a grupos paramilitares armados, a exemplo de milícias e ou matadores de aluguel. D) somente ao Estado é autorizado o uso legal da força e da coerção física sobre os indivíduos, por meio do monopólio da violência como uma exclusividade legal e um procedimento que não pode ser executado por qualquer outro grupo ou instituição, a não ser de forma ilegal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UECE - 2022)Número Original: 23Código: 11854544

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Teoria sociológica de Weber sobre o desenvolvimento da burocracia e o sentido do Estado .f Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

O poder do Estado moderno, para Max Weber (1864-1920), está fundado em uma estrutura típica de dominação legítima que é racional-legal e, em seus princípios, tem a possibilidade de encontrar obediência dos governados através de uma organização idealmente burocrática, normativa e impessoal. Segundo este teórico, a burocracia do Estado é fruto próprio do processo de racionalização que embasa todas as dimensões da vida na modernidade e, justamente, identifica e estrutura as formas de dominação racional-legal de nossa época. Considerando o tipo de dominação racional-legal do Estado moderno, segundo Weber, avalie as seguintes afirmações: I. A existência de regulamentações administrativas e normas jurídico-legais regem a organização das sociedades pelos Estados. II. A dominação racional que estrutura, por exemplo, órgãos do Estado ocorre pela eleição de pessoas carismáticas em suas funções. III. A obediência dos cidadãos aos ordenamentos estatais é gestada por uma condução pessoal da benevolência dos governantes. IV. Para que exista legitimidade da dominação burocrático-racional do Estado, é preciso o consentimento por parte daqueles que obedecem. Está correto o que se afirma somente em A) Helv. B) Ielll. Cc) Melll. D) Ielv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UECE - 2022)Número Original: 24Código: 11855013

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Teoria sociológica de Weber sobre o desenvolvimento da burocracia e o sentido do Estado .f Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

A violência física não é o único instrumento de que se vale o Estado dentro dos limites de seu território, mas é seu instrumento específico, afirma Weber, de forma categórica. Para este teórico clássico da sociologia, a relação entre Estado e esse tipo de violência é particularmente íntima. Na história humana, muitos agrupamentos políticos - a começar pela família - recorreram à violência física, tendo-a como instrumento de manutenção de poder. Segundo Weber, o Estado moderno, que é um tipo legal-racional de agrupamento humano, reivindica o uso legítimo da violência física e isso significa dizer que existe o reconhecimento, por parte dos membros de um Estado, de que somente esse Estado é autorizado a usar dessa violência conforme os mandamentos legais e constitucionais. WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2011. Considerando a relação Estado e violência, apresentada por Weber, assinale a afirmação verdadeira. A) Os grupos humanos, dentro dos limites de seus territórios, reivindicam o monopólio legítimo da violência física diante dos Estados. B) O Estado possui, como um de seus monopólios singulares, a legitimidade do uso da força e da violência física diante dos seus membros. C) A violência é legitimada no Estado e é prerrogativa dos cidadãos fazer justiça quando as autoridades falharem nessa tarefa. D) O Estado, com suas funções burocráticas e fins territoriais, legitima-se através do uso instrumental da violência física sobre seus membros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UECE - 2021)Número Original: 26Código: 11453686

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Teoria sociológica de Weber sobre o desenvolvimento da burocracia e o sentido do Estado .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2021
Questão de Vestibular - UECE 2021
Exibir texto da questão

O Estado é, de modo geral, uma estrutura que organiza os mais variados âmbitos da vida nas sociedades contemporâneas e, para Max Weber (1864-1920), um dos teóricos clássicos da Sociologia, esta instituição social tem as seguintes características principais: possui um complexo aparato administrativo-burocrático; um corpo de funcionários; estatutos, normas e legislações; e detém o monopólio legítimo da força sobre seus membros ou concidadãos. Acerca dessas características que Weber elenca como as principais do Estado, é correto dizer que A) o aparato administrativo-burocrático diz respeito à lógica social de elaboração de normas estatutárias pelo caráter de pessoalidade das relações de Estado. B) o cabedal de normas jurídicas do Estado Moderno existe e mantém-se em virtude da crença nas ordenações e nos poderes senhoriais há muito existentes. C) a legitimidade está embasada no reconhecimento e consentimento pelos cidadãos de que o Estado deve deter o monopólio da força sobre todos. D) o quadro de funcionários do setor administrativo estatal é escolhido segundo legislação específica que demonstre a manifestação carismática de cada um.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?