Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2020)Número Original: 25Código: 9457843

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Sentido político e social das representações sobre Luís XIV no contexto do absolutismo francês .f França.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2020
Exibir texto da questão

Com base na figura 3 e nos conhecimentos sobre o reinado de Luís XIV, na França, assinale a alternativa correta. a) Como fonte histórica, a pintura é considerada produção estética destituída de articulações com a sociedade do período. b ) ) Essa pintura representa, da perspectiva política, símbolos do Absolutismo, ao tornar reconhecida a figura do rei. c) O monarca Luís XIV dispunha de autoridade limitada, recordando a divisão iluminista do poder em três esferas. ) ) d) A extensão de direitos de cidadania ao Terceiro Estado foi um dos principais traços políticos do período. e) A característica política do reinado de Luís XIV foi a separação entre a instituição religiosa e o Estado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Sentido político e social das representações sobre Luís XIV no contexto do absolutismo francês .f

Exibir Questões - UEL

Questões Parecidas

1(UNESP - 2022)Número Original: 36Código: 11574610

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Sentido político e social das representações sobre Luís XIV no contexto do absolutismo francês .f França.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Observe a imagem, que é uma parte da gravura “Luis XIV como imperador romano”, de Charles Perrault, 1670. (Apud: Peter Burke. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV, 2009.) A imagem associa a França do século XVII à Roma Antiga, (A) recorrendo à figuração típica como símbolo de poder, conquista e grandiosidade. (B) ironizando a insistência do monarca em se apresentar como continuador da tradição clássica. (C) identificando o rei à coragem, à força e à ousadia dos gladiadores romanos. (D) satirizando a preocupação do rei com a própria imagem e com a propaganda de seu governo. (E) equiparando a extensão das áreas ocupadas pela França aos domínios imperiais romanos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(URCA - 2017)Número Original: 50Código: 10040145

Segundo Semestre - Primeiro Dia

Sentido político e social das representações sobre Luís XIV no contexto do absolutismo francês .f França.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2017
Exibir texto da questão

- “Nessa confusão de meios, é difícil concluir se as imagens visuais ilustravam os textos ou o contrário. O que importa é que certamente eles se influenciavam e reforçavam mutuamente. A figura de Vitória, por exemplo, aparece não só em medalhas, estátuas e pinturas, mas em peças teatrais, como no Toison dor (1660), de Corneille. Os arcos do triunfo provisórios erigidos para as entradas reais e os arcos de pedra construídos em Paris e outros lugares eram espelhos uns dos outros. Se os relevos esculpidos em torno da estátua de Luís na Place des Victoires imitavam algumas medalhas do reinado, cunhou-se por outro lado uma medalha para comemorar a inauguração da estátua Medalhas e monumentos eram reproduzidos em gravuras. Abundavam as representações do rei e de seus feitos.” (BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 1994). Observando o texto acima e com base nos seus conhecimentos sobre a História da França assinale a única alternativa CORRETA: Apesar da grande quantidade de monumentos e obras de engenharia, a imagem de Luís XIV era pouco divulgada, restringindo-se a maior parte das imagens visuais em pintura, bronze e pedra ao período de sua infância, tendo em vista a curta duração de seu reinado; As imagens de Luís XIV eram agrupadas de forma aleatória, ao contrário das imagens divulgadas de outros soberanos europeus da época, o que dificulta aos historiadores traçar uma narrativa sobre Luís e seu período; As reproduções imagéticas de Luís XIV ampliavam a visibilidade do rei, as medalhas cunhadas em centenas e as xilogravuras impressas aos milhares contribuíam para a difusão tanto dos aspectos físicos do rei como de informações a seu respeito; A produção de livros à época de Luís XIV favoreceu a difusão das ideias iluministas que construíam uma imagem favorável ao Rei Sol; Insatisfeito com o desconforto do Palácio do Louvre, Luís XIV ordenou que todos palácios reais fossem destruídos, enquanto passou a governar em mosteiros. Somente no governo de Napoleão Bonaparte os palácios foram reerguidos novamente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?