(UNIVESP - 2019)Número Original: 45Código: 9566205

Prova Objetiva e Redação - Segundo Semestre

Resposta no nome do tópico .f Identificação por tabelas (Biologia).t Características da teoria evolucionista de Darwin .f

Questão de Vestibular - UNIVESP 2019

Completa 160 anos, em 2019, a publicação de um livro que é um marco na História, sobretudo por explicar a evolução das espécies por meio do mecanismo de seleção natural e deixar implícita a ideia de que duas espécies, quaisquer que sejam, descendem de pelo menos um ancestral comum. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome dessa obra e do respectivo autor. (A) | "Sistema Natural” por Carolus Linnaeus (B) |“A Origem das Espécies” por Charles Darwin (C) |“Filosofia Zoológica”, por Jean-Baptiste Lamarck (D) |"A Distribuição Geográfica dos Animais” por Alfred Wallace (E) | “Experimentos em Hibridização de Plantas” por Gregor Mendel

Características da teoria evolucionista de Darwin .f

Exibir Questões - UNIVESP

1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2012)Número Original: 1Código: 6488521

Vestibular de Inverno - Tarde - Outros Cursos

Características da teoria evolucionista de Darwin .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas)

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2012

A teoria da evolução por seleção natural está baseada numa série de fatos confirmados pela ciência. A respeito desses fatos, considere as afirmativas abaixo, de acordo com as opções apresentadas a seguir. 1. Todos os indivíduos de uma espécie são idênticos com relação à morfologia e fisiologia. IL. Se todos os individuos de uma espécie se reproduzissem, as populações cresceriam em progressão geométrica. III. Os caracteres adquiridos ao longo da vida de um organismo são herdáveis. IV. Como os recursos naturais são ilimitados, sempre em suas taxas máximas. a) b) ©) d) e) Todas estão corretas. Apenas a I está correta. Ie II estão corretas. Apenas a II está correta. Nenhuma está correta. o esperado é que os organismos se reproduzam

2(PUC - RIO DE JANEIRO - 2013)Número Original: 3Código: 6462683

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4

Características da teoria evolucionista de Darwin .f

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013

Considere os tópicos abaixo: | — Seleção natural Il — Herança dos caracteres adquiridos Ill — Adaptação ao meio IV — Ancestralidade comum V — Mutação Quais deles foram considerados por Darwin na elabora- ção de sua teoria da evolução das espécies? (A) Somente |, llle IV. (B) Somente |, Ile V. (C) Somente Ie III. (D) Somente III, IV e V. (E) Somente le V.

3(ETEC- SP - 2014)Número Original: 1Código: 4959672

Primeiro Semestre

Uso de figuras (Biologia).t Características da teoria evolucionista de Darwin .f

Questão de Vestibular - ETEC 2014

Modelo do Beagle (acima, Charles Darwin) (wuwpassuet com/saba maishoce sabia da tera evolucao Acesso 13062013), Em 1831 a bordo do navio Beagle, Charles Darwin, naturalista inglés, iniciou uma viagem de exploração científica pelo mundo, durante a qual fez importantes observações dos seres vivos que resultaram na publicação do livro À origem das espécies por meio da seleção natural. Nesse livro, considerado um dos mais importantes da história da Biologia, Darwin apresentou sua teoria sobre a evolução das espécies - o darwinismo -, que se baseia principalmente nas seguintes ideias: + Todos os seres vivos descendem, com modificações, de ancestrais comuns. + Os indivíduos com características mais vantajosas são selecionados naturalmente para a reprodução. Entre as muitas evidências apontadas como provas da evolução dos seres vivos, Darwin destacou os fósseis que encontrou em vários países por onde passou. Na Argentina, por exemplo, descobriu o fóssil de um bicho preguiça gigante com mais de 3 metros de comprimento. Essas descobertas, entre outras, ajudaram a concluir que nosso planeta foi habitado por organismos diferentes dos atuais e que muitas espécies recentes têm semelhanças com esses organismos, o que é um forte indício de parentesco evolutivo. De acordo com o texto, é correto afirmar que (A) a descoberta de fósseis foi um fator que dificultou a comprovação da teoria evolucionista de Darwin. (B) o darwinismo se baseou no estudo de espécies que contradizem, até hoje, a teoria da seleção natural. (C) ateoria da origem das espécies, ao contrário do que Darwin esperava, não teve repercussão nos estudos da Biologia. (D) ascaracterísticas dos indivíduos são imutáveis ao longo das gerações, pois eles são cópias idênticas dos seus ancestrais. (©) os indivíduos não são exatamente iguais, apresentando diferenças que os tornam mais adaptados ou menos adaptados ao ambiente.

4(URCA - 2020)Número Original: 54Código: 10046870

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Questão de Vestibular - URCA 2020

As diferenças observadas entre as espécies até meados do século XVIII eram entendidas como eventos independentes e imutáveis. No entanto essa forma de entender a vida começou a se alterar especialmente com a contribuição de grandes naturalistas. Sobre as afirmações: I - Quanto mais exposta ao sol uma pessoa ficar mais melanina ela produzirá; IH - O pescoço das girafas é o resultado de gerações de girafas se esforçando para alcançar o alimento cada vez mais alto; HI - O topete vermelho dos machos do soldadinho-do- araripe é resultado da seleção por parte das fêmeas; Podemos atribuir as frases acima ás idéias de : A) I-Darwin, I-Lamarck e Il-Darwin; B) I-Lamarck, I-Darwin e Il-Lamarck; C) IRussel, Il-Darwin e Il-Lamarck; D) I-Lamarck, I-Lamarck e Hl-Darwin; E) I-Darwin, -Darwin e Il-Lamarck;

5(UFRJ - 2009)Número Original: 9Código: 6498782

Prova 2

Características da teoria evolutiva de Lamarck .f Características da teoria evolucionista de Darwin .f Características gerais da teoria do fixismo .f

Questão de Vestibular - UFRJ 2009

As figuras abaixo representam três diferentes explicações para a diversidade da vida: o criacionismo, o lamarckismo (transformismo) e o darwinismo. Ler Diversidade Fenotípica Diversidade Fenotípica | Diversidade Fenotipica Tempo Associe cada figura a uma dessas explicações. Justifique sua resposta.