Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEG - 2016)Número Original: 31Código: 9578192

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Impactos ambientais provocados pelo acidente da barragem em Mariana .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2016
Exibir texto da questão

O fragmento de texto a seguir foi escrito pelo biólogo Lucas Perillo, que questiona se os impactos da tragédia de Mariana, bem como o histórico de mineração no estado de Minas Gerais, valem a pena. Sou mineiro, parte do povo das Minas Gerais. Essa é alcunha que tenho orgulho de carregar. Indica o lugar em que nasci, indica o lugar que escolhi para construir minha história de vida e remete às escolhas de vida de meus antepassados. Mas junto com esse grande orgulho vem preso um fardo pesado. Há séculos somos aqueles que sustentam o mundo com produtos vindos do minério. Seja para cobrir igreja de dourado, seja para engordar lastro de bancos europeus ou para aumentar as pilhas de minérios nos depósitos chineses. Primeiro foi o ouro e agora o famoso minério de ferro. Nada mudou. Só a escala. Agora temos que tirar toneladas do solo brasileiro, solo mineiro, para esmolar algumas centenas de dólares. Ontem, (05/11/2015), o minério de ferro fechou em alta de 0,14%. Notícia boa! O com pureza de 62% está sendo negociado no porto de Qingdao a impressionantes 49,18 dólares. Bem próximo do valor que pagamos lá em casa pela conta de água e de luz por mês. O mesmo valor que custa uns 13 quilos de prego. Daqueles feitos de ferro mesmo... Bem, no mesmo dia escuto a notícia na rádio. Barragem de rejeito rompe em Mariana. A história dessa barragem é triste, comove, mas não é a primeira na vasta biografia mineira. PERILLO, L., Vale a pena? Biólogo questiona os impactos da tragédia de Mariana. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2016. Em Mariana, o rompimento da barragem de Fundão destruiu 1.469 hectares em um percurso de 77 km de curso d'água, inclusive em áreas de preservação permanente. Sobre o impacto da mineração contextualizado acima, verifica-se o seguinte: a) a recuperação da biodiversidade aquática afetada no desastre depende da fotossíntese realizada por fitoplâncton, perifíton e macrófitas aquáticas submersas na lama. b) um ecossistema distinto do original pode ser estabelecido na área soterrada, pois os materiais inertes dos rejeitos de mineração de ferro alteram a vegetação local. c) populações da herpetofauna, avifauna e de mamíferos foram igualmente impactadas por uma onda de lama, sem estimativa de reequilíbrio da fauna local. d) apesar da alta quantidade de espécies que morreram no rio Doce, o impacto ambiental foi minimizado pelo seguido período de reprodução dos peixes. e) o desastre ocorreu em uma região de conservação da Mata Atlântica que abriga pequena parte da população brasileira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Impactos ambientais provocados pelo acidente da barragem em Mariana .f

Exibir Questões - UEG

Questões Parecidas

1(UFU - 2016)Número Original: 7Código: 7818384

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Uso de figuras (Biologia).t Impactos ambientais provocados pelo acidente da barragem em Mariana .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2016
Exibir texto da questão

ENTENDA O ACIDENTE Alvinópolis BARRAGEM Bento Rodrigues o eu —. OPOVOADO ia O subdistrito de Bento Rodri Eves, Cue eli Belo Horizonte e ig BENTO | Mariana E 35,5km pertence ao distrito RODRIGUES Ouro Preto su de Santa Rita Durão, rm IAADIANA tem 620 moradores é BARRAGEM J aproximadamente 200 Centro histórico casas. À atividade básica do distrito é a mineração A barragem de rejeito é uma estrutura de terra construida para armazenar residuos de mineração Piá : Eq - empresas como à O rejeito não tem valor econômico e é fruto da feia sla Caearens do + V 3! : a aii sg si i I $ si oti fe ini in dai: ai a i 020 o sata tLO Ed atl € decomposição mecânica ou quimica do mineral Diogo de A a E SPASFRDOSPA A Adr : CR doe Dee add dd di Vasconcelos Cri Cid d Friso bruto. São transportados por gravidade, tubulações as a , ~»rtm clac nme sarees Ei i ; , : parte dos Or auores ou Dor meto Ge sistema de bombeamento : cee ee ’ COMO FO! O ACIDENTE a de Santarém Uma enorme quantidade de rejeitos minerais, que formam uma Segunda espessa lama com elementos químicos nocivos à saúde, desceu por barragem | 2,8 quilômetros até atingir parte do pequeno distrito de Bento aromper Rodrigues, em Mariana. As barragens do Fundao e Santarém fazem parte da Mina do Germano, que pertence a Samarco. A barragem Santarém, de menor porte, rompeu primeiro e sobrecarregou ado Fundão, que gerou a avalanche de lama de rejeitos Ed sai aU le eat E barragem a romper bd ud Ed “+ a ‘ EE a* ** SO da MINA DO GERMANO Disponivel em: . Acesso em: 8 de jan. 2016. Em relagao aos graves impactos ambientais provocados pelo acidente retratado na figura, é INCORRETO afirmar que: A) Corre-se o risco da contaminação dos lençóis freáticos, tornando o solo infértil. B) O armazenamento da lama no fundo de rios provoca uma pavimentação aquática, alterando suas profundidades, bem como o soterramenito de nascentes. C) Os resíduos da mineração podem provocar a contaminação da água, tornando-a imprópria para o consumo. D) A diversidade das espécies animais aumentará, pois haverá mais espaço de ocupação para as novas espécies.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UPE - 2018)Número Original: 6Código: 10006295

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Impactos ambientais provocados pelo acidente da barragem em Mariana .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: No dia 5 de novembro de 2015, a cidade histórica de Mariana, que fez parte da Estrada Real, criada ainda no século XVII, foi o cenário principal do maior desastre ambiental da História do Brasil, de acordo com o Ibama. Por volta das 16h, a barragem de Fundão, da mineradora Samarco, se rompeu, provocando o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, matando 19 pessoas (entre moradores e funcionários da empresa), destruindo centenas de imóveis e deixando milhares de pessoas desabrigadas. O vazamento, considerado o maior de todos os tempos em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração, provocou também a poluição do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia. Fonte: http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/maior-desastre-ambiental-do-brasil-tragedia-de-mariana-deixou-19-mortos- 20208009#ixzz4n2UUJzg0 Quanto aos danos na natureza, é CORRETO afirmar que o impacto ecológico é de fácil recuperação, necessitando se retirar a lama depositada no fundo do Rio Doce. a fauna e a flora podem retornar naturalmente ao ambiente, quando a lama se dispersar por meio da vazão do rio. o dano é irreversível, sendo considerado pelos cientistas como uma área morta após o desastre natural. a Mata ciliar do Rio Doce funcionará como um filtro da poluição presente na lama de rejeitos de minérios, ajudando na recuperação natural do ambiente. a recuperação do leito do rio ocorrerá mediante intervenções de desassoreamento e biorremediação, embora a fauna e a flora se recuperem lentamente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?