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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UDESC - 2017)Número Original: 16Código: 9676058

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Manhã

Características gerais da cólera .f Características gerais dos fungos .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas)
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Questão de Vestibular - UDESC 2017
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Analise as proposições com relação aos fungos e às doenças nos seres humanos na Irlanda. I. Os fungos são exclusivamente agentes patogênicos, sendo parasitas obrigatórios. Il. Doenças como o tifo e o cólera, que afetaram os irlandeses, são originadas por fungos patogênicos. Ill. A associação entre os fungos e as raízes nas batatas forma as micorrizas, as quais foram a provável causa da destruição das plantações de batatas. IV. Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares. Assinale a alternativa correta. A. ( ) Somente a afirmativa III é verdadeira. B. ( ) Somente a afirmativa IV é verdadeira. C. ( ) Somente a afirmativa II é verdadeira. D. ( ) Somente a afirmativa I é verdadeira. E. ( ) Somente as afirmativas Il e IV são verdadeiras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

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Características gerais da cólera .f - Características gerais dos fungos .f

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1(UPE - 2017)Número Original: 3Código: 10078307

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Uso de figuras (Biologia).t Características gerais dos fungos .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas)
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Questão de Vestibular - UPE 2017
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Observe as imagens a seguir: Fonte: https://www.google.com.br/ Leia as seguintes afirmativas. Elas estão relacionadas às respectivas figuras. |. Fungos juntamente com as bactérias saprófagas compõem o grupo dos organismos decompositores, de grande importância ecológica para a reciclagem de nutrientes. Il. Os cogumelos brancos do tipo Champignon, quando ingeridos, produzem efeitos alucinógenos, causando sérios danos ao sistema nervoso periférico. lll. Os quitridiomicetos, representados pelo gênero Amanita, possuem esporos imóveis e transportados pelo vento, o que propicia a dispersão da espécie em ambiente aquático. IV. Alguns fungos são utilizados na indústria de laticínios e empregados na fabricação de queijos. V. Muitos fungos são aeróbios e realizam a respiração. No entanto, na ausência de gás carbônico, alguns fazem fermentação, sendo anaeróbios facultativos, como o fungo Candida albicans, que é utilizado na produção de bebidas alcoólicas, como o vinho. VI. Nos seres humanos, os fungos causam micoses, lesões que podem ocorrer na pele, e anexos, a exemplo do couro cabeludo, barba e unhas bem como pé de atleta e rachaduras entre os dedos. Assinale a alternativa cujas correspondências entre imagem e texto estejam CORRETAS. a) |, IVev. b) 1, IVeVI. c) Il, Ill, Ve VI. d) Ill,VeVl e) IV, VeVI.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2017)Número Original: 18Código: 7864934

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Características gerais da reprodução das briófitas .f Características gerais dos fungos .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Características celulares dos protistas .f Comparação de características (Biologia).t Características das células humanas.t
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Questão de Vestibular - UECE 2017
Questão de Vestibular - UECE 2017
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Com relação aos seres vivos, atente as seguintes afirmações: I. Humanos são constituídos por células mais semelhantes às células dos Sarcodineos do que as dos seres que compõe a Divisão Pyrrophyta. II. Biologicamente os fungos se aproximam mais dos animais do que dos vegetais. III. Com relação à reprodução, briófitas são conhecidas como anfíbios do reino vegetal. Está correto o que se afirma em: A) IelIlapenas. B) II e III apenas. C) Ie III apenas. D) I, Ile III.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP- SP - 2020)Número Original: 62Código: 7505995

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características gerais da cólera .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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No romance O amor nos tempos do cólera, Gabriel Garcia Márquez relata os primeiros contatos do jovem médico Juvenal Urbino, um dos três protagonistas do romance, com o cólera. O cólera se transformou em obsessão. Não sabia a res- peito mais do que aprendera na rotina de algum curso mar- ginal, e lhe parecera inverossímil que há apenas trinta anos tivesse causado na França, inclusive em Paris, mais de cento e quarenta mil mortes. Mas depois da morte do pai apren- deu tudo que se podia aprender sobre as diversas formas do cólera, quase como uma penitência para dar descanso a sua memoria, e foi aluno do epidemiólogo mais destacado do seu tempo [...], o professor Adrien Proust, pai do grande romancista. De modo que quando voltou à sua terra e sentiu vinda do mar a pestilência do mercado, e viu os ratos nos esgotos expostos e os meninos se revolvendo nus nas poças das ruas, não só compreendeu que a desgraça tivesse acon- tecido como teve a certeza de que se repetiria a qualquer momento. (O amor nos tempos do cólera, 1985.) A partir desse trecho, pode-se inferir que Juvenal Urbino (A) se preocupou em combater, no século XX, o retorno da epidemia de cólera na França, principalmente em Paris, constatando que a doença era transmitida pela urina de ratos. (B) tivera seu pai morto pelo cólera ainda no século XIX, o que o motivou a investigar as causas dessa doença, no caso, microrganismos eucariotos transmitidos por ratos que se proliferam nos esgotos. (C) viveu na Europa da Idade Média, quando ocorria a gran- de epidemia de cólera e quando ainda se acreditava que a doença era transmitida por vapores pestilentos dos es- gotos. (D) temia uma epidemia de cólera em sua cidade natal e, ainda no século XVIII, aprendeu com seu professor que a falta de saneamento básico favorece os surtos dessa virose. (E) se interessou pela doença entre o final do século XIX e o início do século XX, percebendo que as pessoas que entravam em contato com fezes contaminadas contraíam cólera, uma doença transmitida por bactérias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(USP - 2018)Número Original: 37Código: 6978339

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Características das diferentes funções realizadas pelas espécies de fungos.t
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Questão de Vestibular - USP 2018
Questão de Vestibular - USP 2018
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No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que (A) são sapróbias, fundamentais na ciclagem dos nutrientes, pois sintetizam açúcares a partir do dióxido de carbono do ar. (B) são parasitas, procariontes heterotróficos que absorvem compostos orgânicos produzidos pelos organismos hospedeiros. (C) são comestíveis, pertencentes a um grupo de fungos primitivos que não formam corpos de frutificação. (D) formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de nutrientes. (E) realizam respiração, na presença de oxigênio, e fotossíntese, na ausência desse gás, sendo, portanto, anaeróbias facultativas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP- SP - 2016)Número Original: 65Código: 6388087

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Uso de figuras (Biologia).t Características gerais dos fungos .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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O cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus) aos poucos vai se incorporando à culinária das grandes cidades brasilei- ras. Encontrado facilmente em supermercados, é usado como principal ingrediente de molhos, refogados, risotos e outros pratos. a (httpzlcogumelos ind.br) ‘Sobre o cogumelo shimeji, foram feitas as assertivas: 1. Trata-se de um fungo, um organismo heterótrofo que não faz fotossintese e não produz seu próprio alimento. 2. Por ser um fungo, não sintetiza proteinas e carboidra- tos, tendo baixo valor nutricional. Sobre essas assertivas, é correto dizer que (A) ambas estão corretas, e a segunda assertiva não é consequência da primeira, uma vez que a fotossinte- se não é condição para a síntese de proteinas. (B) ambas estão erradas, pois os fungos são organismos autótrofos que sintetizam seu próprio alimento, são ricos em carboidratos e proteinas e têm grande valor nutricional (C) a primeira está errada e a segunda está correta, pois, embora sejam fungos e não realizem fotossíntese, os “cogumelos são autótrofos e sintetizam seu próprio ali- mento. (D) ambas estão corretas, e a segunda delas é conse- quência da primeira, uma vez que organismos que não fazem fotossintese não sintetiza proteinas e carboidratos. (E) a primeira está correta e a segunda está errada, uma vez que, embora não realizem fotossíntese, os fungos sintetizam proteínas e carboidratos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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