Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UDESC - 2019)Número Original: 37Código: 9717114

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

África.b Processos e fatos históricos sobre os movimentos de independência das colônias africanas e asiáticas no século XX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Ásia.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UDESC 2019
Exibir texto da questão

"Mobutu Sese Seko foi o último dos líderes que dominaram o continente durante a Guerra Fria. No Zaire, a ascensão de Mobutu, em 1965, representou a consolidação da vitória do Ocidente capitalista, quatro anos depois do assassinato de Patrice Lumumba, pró-soviético. Lumumba foi líder do movimento pela independência do então Congo Belga e seu primeiro-ministro, depois da independência, em 1960. Em outros países da África negra, a geração de líderes nacionalistas que lutaram contra o colonialismo conseguiu, de um modo geral, se manter no poder." (Folha Mundo, 17 de maio de 1997) A partir do texto acima e de seus conhecimento sobre processo de descolonização na África e Ásia, analise as proposições. | - Foi de grande relevância para os movimentos de descolonização a transferência de uma ideologia humanista e antinacionalista, expressa na organização das nações colonizadoras. Il - Os movimentos de descolonização iniciaram a partir dos anos 1960, incitados, especialmente, pela oficialização do fim do discurso que apregoava a inferioridade dos povos afro-asiáticos. . Ill - Nos paises da Africa Negra, as independéncias foram sempre obtidas por meio de negociações, na medida em que as lutas e os combates armados eram inacessíveis aos que reivindicavam independência. IV - O enfraquecimento das potências coloniais europeias, após a Segunda Guerra mundial, pode ser considerado como um dos fatores possibilitadores dos processos de descolonização. Assinale a alternativa correta. Somente a afirmativa III é verdadeira. Somente a afirmativa II é verdadeira. Somente a afirmativa IV é verdadeira. Somente a afirmativa | é verdadeira. Somente as afirmativas | e IV são verdadeiras. moom >


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 3

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Processos e fatos históricos sobre os movimentos de independência das colônias africanas e asiáticas no século XX .f

Exibir Questões - UDESC

Questões Parecidas

1(UFRGS - 2023)Número Original: 37Código: 13024404

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre os movimentos de independência das colônias africanas e asiáticas no século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2023
Exibir texto da questão

Leia o segmento abaixo. O imperialismo não acabou, não virou de repente 'passado” ao se iniciar, com a descolonização, a desmontagem dos impérios clássicos. Toda uma herança de vínculos ainda liga países como Argélia e Índia à França e Inglaterra, respectivamente. Um novo e imenso contingente de muçulmanos, africanos e centro-americanos dos antigos territórios coloniais agora reside na Europa metropolitana; mesmo Itália, Alemanha e Escandinávia têm, hoje, de enfrentar esses movimentos populacionais, que em larga medida resultam do imperialismo e da descolonização, bem como da expansão da população europeia. Ademais, o fim da Guerra Fria e da União Soviética alterou definitivamente o mapa mundial. O triunfo dos Estados Unidos como a última superpotência sugere que um novo arranjo de linhas de força irá estruturar o mundo, e elas já começavam a se evidenciar desde as décadas de 1960 e 1970. Adaptado de: SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Cia das Letras, 1999. p. 349. A partir do segmento, assinale a alternativa correta. (A) O processo de independência da Argélia foi pacífico. (B) Paquistaneses e hindus não entraram em conflito, no processo de independência da Índia. (C) A ação política de Mahatma Gandhi é caracterizada pela resistência violenta. (D) A alteração do mapa mundo com o fim da União Soviética é caracterizada pelo surgimento de repúblicas europeias de maioria muçulmana. (E) As migrações de populações oriundas de ex-colônias europeias podem ser entendidas como elementos das heranças do imperialismo no presente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FAMEMA - 2019)Número Original: 29Código: 7817932

Prova 2

Processos e fatos históricos sobre os movimentos de independência das colônias africanas e asiáticas no século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Exibir texto da questão

Os anos de 1945 a 1960 foram marcados pela explosão do sentimento nacional nas dezenas de países da Ásia, da África e do Oriente Médio. É na modificação das relações de força no seio de cada colônia ou em cada grupo de colônias que se devem procurar as causas do enfraquecimento do ve- lho sistema de dominação. Nenhum movimento de libertação nacional podia esperar a vitória se não contasse com o apoio total de sua população. Uma das consequências da Segunda Guerra Mundial foi o enfraquecimento da Europa e a emergência de duas grandes potências: a União Soviética e os Estados Unidos da América. As duas tomaram posições anticolonialistas. (Carlos Serrano e Kabengele Munanga. A revolta dos colonizados, 1995. Adaptado.) De acordo com o excerto, esses movimentos de independên- cia conjugavam (A) a unificação política das colônias e a ascensão de parti- dos comunistas. (B) a conscientização dos povos coloniais e as tensões da Guerra Fria. (C) o pacifismo nas colônias e o desenvolvimento dos países capitalistas. (D) a ação de elites coloniais e os confrontos militares entre as superpotências. (E) o nacionalismo dos dominados e a hegemonia das potên- cias europeias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(URCA - 2018)Número Original: 7Código: 10191421

Segundo Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre os movimentos de independência das colônias africanas e asiáticas no século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2018
Exibir texto da questão

“A terra contava com dois bilhões de habitantes, ou seja, 500 milhões de homens e um bilhão e meio de indígenas. Os primeiros dispunham do Verbo, os outros o pediam emprestado. Entre uns e outros, reis de fancaria, feudais, uma burguesia inteiramente falsa, serviam de intermediários. Perante colônias, a verdade se mostrava nua: as “metrópoles” queriam que ela se apresentasse vestida; era preciso que o indígena as amasse. Como se, de algum modo, fossem mães. A elite europeia procurou fabricar um indigenato de elite; selecionavam-se adolescentes que tinham sobre a testa, marcados a ferro, os princípios da cultura ocidental e a boca recheada de mordaças sonoras, belas palavras pastosas que se colavam aos dentes; após uma breve estada na metrópole eram enviados de volta, truncados. Mentiras ambulantes, nada mais tinham a dizer a seus irmãos. Lançávamos as palavras “Partenon! Fraternidade” e, abriam: *...tenon! nidade!’ Era a idade de outro”. (Jean-Paul Sartre, 1961, citado por LINHARES, Maria Yeda. A luta contra a Metrópole. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 52). O filósofo Jean-Paul Sartre, citado acima, tornou-se uma das principais vozes anticolonialistas da Europa. Sobre os processos de descolonização no século XX é CORRETO afirmar que: A) A Europa criou mecanismos humanitários para implementar a rápida descolonização de suas antigas colônias ainda existentes na África, a exemplo da Argélia, antiga colônia francesa que recebeu total apoio em suas lutas de libertação. B) Os povos africanos e asiáticos aceitaram pacificamente a dominação colonial posto que o contato com o europeu proporcionava grandes benefícios econômicos e sociais, além do intercâmbio cultural entre colônias e metrópoles. C) Mahatma Gandhi, considerado o idealizador e fundador do moderno estado indiano, foi um contundente defensor a luta armada como meio para se realizar a revolução e libertação de seu povo. D) A partir do texto de Sartre depreende-se que, de forma geral, a posição do europeu, no processo de colonização, foi de aceitação dos povos colonizados, valorizando-se as trocas culturais entre colônias e metrópoles. E) A Segunda Guerra Mundial foi um fator relevante para os processos de descolonização contemporâneos, uma vez que a crise econômica, política e social instaurada nos países europeus colonizadores enfraqueceu seu controle sobre suas colônias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?