O trecho que se apresenta a seguir
exemplifica a percepção de Júrgen Habermas a
respeito do fundamento do comportamento ético.
“Enquanto a filosofia moral se colocar a tarefa de
contribuir para o aclaramento das intuições
cotidianas adquiridas no curso da socialização, ela
terá que partir, pelo menos virtualmente, da atitude
dos participantes da prática comunicativa cotidiana”.
Habermas, Jurgen.
Consciéncia moral e agir comunicativo.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. P.67.
Considerando a concepção de eticidade discursiva de
Habermas, assinale a proposição verdadeira.
A) Seguindo a tradição kantiana, trata-se de uma
ética fundamentada, essencialmente, na razão
prática que cada sujeito deverá impor aos
outros indivíduos a partir de um pro
comunicativo.
B) Habermas propõe que sua ética discursiva deve
romper com qualquer forma de racionalidade,
ao defender que o princípio ético se
fundamenta na ação desejante, nos
sentimentos compartilhados.
C) Contra a perspectiva kantiana, onde a razão
encontra em si mesma a lei moral universal,
defende que ela decorre de uma razão
comunicativa, que surge da comunicação e dos
diálogos intersubjetivos.
D) Para o pensador alemão, somente uma razão
pragmática tornará possível a instituição da
moralidade a partir da adoção de um discurso
convincente a ser comunicado a todos pelo
legislador.