Analise estas duas representações do chamado Grito do Ipiranga, de 7 de setembro
de 1822:
Independência ou Morte, de Pedro Américo (1888)
Proclamação da Independência, de François René-Moreaux (1844)
A partir da análise dessas duas representações e considerando-se outros.
conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que, em ambas,
A)
a disposição dos atores — coletivos e individuais —, bem como dos aspectos
que compõem o cenário, é diferenciada e expressa uma visão particular sobre
D. Pedro — na primeira, como o protagonista central; na segunda, como líder
de uma ação popular.
as mesmas concepções históricas e estéticas fundamentam e explicam a
participação dos mesmos grupos sociais e personagens históricos — o príncipe,
militares, mulheres, camponeses e crianças.
D. Pedro, embora seja o protagonista, se destaca de modo diferente — na
primeira, ele recebe o apoio de diversos grupos sociais; na segunda, a
participação das camadas populares é mais restrita.
os artistas conseguem causar um mesmo efeito — descrever a Independência do
Brasil como um ato solene, grandioso, sem participação popular e protagonizado
por D. Pedro.