Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Debates sociais sobre os regionalismos nos processos culturais e de identidade dos grupos na sociedade brasileira .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2021)Número Original: 83Código: 11749561

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Debates sociais sobre os regionalismos nos processos culturais e de identidade dos grupos na sociedade brasileira .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2021
Exibir texto da questão

“Desejo aqui sugerir que o caipira-básico — por assim dizer — passava normalmente da enxada e do machado para o anzol ou para a espingarda; da foice para o visgo, a arapuca, a zagaia, o mundéu, como quem circula na mesma atmosfera contínua pela vida. Compreenderemos esse estado de coisas se considerarmos a estreita ligação das suas representações religiosas com a vida agrícola, a caça, a pesca e a coleta, e de ambas com a literatura oral.” CANDIDO, Antônio. Os Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas Cidades, 1979. Nesse trecho da análise clássica de Antônio Candido sobre as transformações no modo de vida caipira no interior de São Paulo, o autor destaca A) a intensificação da divisão do trabalho no meio caipira. B) a produção ideológica camponesa com base em valores irracionais. C) a baixa especialização e a reduzida produtividade do trabalho caipira. D) a relação de continuidade entre a esfera do trabalho e a simbologia caipira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UECE - 2019)Número Original: 38Código: 7871711

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Debates sociais sobre os regionalismos nos processos culturais e de identidade dos grupos na sociedade brasileira .f Região Nordeste.b Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

Considerando as imagens socialmente construidas a partir de uma perspectiva externa a respeito do Nordeste brasileiro, analise o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. () ( ( ( ) ) ) As imagens do Nordeste estão ainda ligadas ao chamado coronelismo, ao cangaceirismo e à persistência de formas arcaicas de relações sociais. O Nordeste é visto como uma região rica pela diversidade cultural, econômica e identitária que superou seus dilemas econômicos e sociais, e atualmente se encontra totalmente integrada à moderna cultura nacional. No plano cultural, as imagens do Nordeste não estão associadas as manifestações da chamada cultura popular: maracatu, bumba-meu-boi, reisado, coco de roda, chegança, frevo, caboclinho, literatura de cordel, xilogravuras, rabequeiros, ciranda, pastoril, entre outras. As expressões “paraibas”, “baianos”, “cabeças-chatas” usadas para nomear migrantes nordestinos instalados em outras regiões, mas, sobretudo, no Sul e no Sudeste do Brasil, carregam uma forte carga de preconceito, discriminação e de exclusão. A sequência correta, de cima para baixo, é: F, V, F, F. F, V, V, F. VFV, MV. V,-F, F, V. A) B) C) D)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UECE - 2022)Número Original: 29Código: 11854550

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Ceará.b Debates sociais sobre os regionalismos nos processos culturais e de identidade dos grupos na sociedade brasileira .f Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

Uma importante maneira de se tratar de identidade e diferença culturais é uma análise sobre os dicionários de falares regionais no Brasil. Contudo, essa tentativa de demonstrar identidade e diferença através de padrões linguístico- comportamentais coletivos pode silenciar aspectos socioculturais, históricos e ideológicos relevantes (LIMA, 2003). Em específico, os dicionários de “cearês” ou de “cearensês” potencialmente podem reforçar um “preconceito linguístico em forma de humor”, por exemplo, mesmo que isso certamente não seja o objetivo dos dicionaristas. Termos ou expressões como “vixe”, “macho véi”, “arriégua”, “baqueado”, “pegar o beco”, “salga”. “se abrir”, “mago réi”, “sibite”, “quedê”, “dordói”, “estalicido” podem reforçar preconceitos velados ou mesmo explícitos com os que assim falam fora do padrão da norma culta da língua portuguesa. E é de notoriedade pública que esse “jeito de falar” demonstrado por tais expressões ou palavras é bastante usado em filmes, novelas e séries que retratam os nordestinos e, no caso em pauta, o Ceará. Assim, se por um lado, tais expressões ou termos servem para trazer à tona uma “identidade cearense” diante de outras identidades socioculturais e locais do Brasil, por outro lado, elas podem trazer efeitos de sentido inconscientemente indesejáveis. LIMA, Nonato. “Os dicionários do Ceará” In: CARVALHO, Gilmar de. (Org.). Bonito Pra Chover - ensaios sobre a cultura cearense. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003. Acerca do exposto, avalie as seguintes proposições: I. O problema não é denunciar os dicionaristas, mas apontar que o ato de fala também se realiza sob determinações inconscientes e ideológicas. II. Os filmes e novelas que retratam o Nordeste e usam esses “termos nordestinos” estão esforçados em evitar todos os preconceitos velados. III. Existem, subjacentes a esses dicionários de falares locais, ideias que podem estigmatizar um “jeito de falar” e, até mesmo, as identidades regionais. IV. A “identidade cearense” que emerge dos dicionários é a do “Ceará moleque”, que, de modo gaiato, demonstra não haver preconceitos no estado. É correto o que se afirma somente em A) Helv. B) Ilelll. C) Ielll. D) Ielv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?