Os mitos pré-hispânicos na Mesoamérica falam da criação
do cosmo e, ao fazê-lo, respondem a sua relação com a
natureza. No Popol Vuh, o livro sagrado dos maias, está
narrado como os deuses criadores descobrem o lugar onde
estava a montanha das dádivas e dali extraem as preciosas
sementes do milho amarelo e branco. Xmukane, a ajudante
dos deuses, mói as sementes nove vezes e, com a mistura,
os deuses modelam o corpo dos primeiros seres humanos.
Assim, a origem do mundo é diretamente relacionada ao
surgimento do sol e à fertilização do milho.
TENÓRIO, Maurício. Por ti América: aventura arqueológica:
depoimentos. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/CPDPC,
2006, p. 12.
Desde o advento da ciência, no século XVII, rejeita-se a
mitologia como um produto das mentes supersticiosas e
primitivas. Hoje, temos uma perspectiva ainda mais
profunda e completa da sua natureza.
Sobre a função dos mitos na história da humanidade,
assinale a alternativa CORRETA.
a) Não sendo teórico, o mito obedece à lógica da
realidade objetiva e da verdade científica, sendo uma
narrativa que não dispensa provas para ser aceita.
b) As construções míticas expressam atitudes em relação
ao mundo e maneiras de resolver os problemas da
existência, não se sujeitando a regras de lógica ou de
continuidade.
e) O mito é uma organização do imaginário, e, por meio
da palavra, exprime a realidade, construindo, assim, um
discurso lógico sobre a realidade.
d) O pensamento mítico expressa inteiramente as
necessidades básicas da vida de uma sociedade,
ocultando, assim, suas instituições sociais e crenças.
e) O mito expressa uma realidade cultural simples e
explica acontecimentos contemporâneos aos povos,
que os narram numa lógica especifica.