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Para impulsionar o desenvolvimento do setor rodoviário foi criado, em 1945, o Fundo Rodoviário Nacional.
Iniciativas semelhantes beneficiaram as hidrovias e também o setor aeroviário. Enquanto isso, a ferrovia teve que
se mover com as próprias pernas.
Em 1971, a Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA) iniciou suas atividades transportando 13 milhões de passageiros/ano,
o que significa mais de 42 mil passageiros/dia distribuídos em 42 trens diários. Em 1997, próximo ao fim de suas
atividades, a empresa transportou somente 1,2 milhão de passageiros/ano ou 3 900 passageiros/dia, nos 18 trens
diários que restaram.
Independentemente da análise dinâmica sobre a relação desses números e sua época, fica bastante evidente
que era importante a participação dos trens de longo percurso no transporte de passageiros e que essa situação
modificou-se dos anos 1970 para cá.
Acesso em: 26.02.2015. Adaptado.
De acordo com o texto, o serviço de transporte de passageiros nos trens de longo percurso modificou-se, entre as
décadas de 1970 e 1990, em consequência da
A) ausência de iniciativas que beneficiassem o setor ferroviário.
B) concorrência com o setor aeroviário iniciada em 1945.
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expansão dos serviços de transporte hidroviários.
D) criação de novas linhas e serviços ferroviários.
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E) falta de incentivos à indústria automobilística.