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Resultados

1(UPE - 2019)Número Original: 39Código: 10018907

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (filosofia).g Aspectos e características do conhecimento e pensamento mitológico e filosófico a partir da antiguidade .f
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Questão de Vestibular - UPE 2019
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Atente para o texto a seguir sobre o Mito no Mundo Atual: Disponivel em: https://www.google.com.br/search?q=historiastem+quadrinhos Nas histórias em quadrinhos, o maniqueísmo retoma o arquétipo da luta entre o bem e o mal, e a dupla personalidade do super-herói atinge em cheio o desejo do homem moderno de superar a própria impotência, tornando-se um ser excepcional. Ademais, os meios de comunicação (rádio, televisão, jornais etc.) retratam o significado do mito de forma diferente. São atribuídas aos “mitos' do mundo midiático qualidades dignas de um deus. (ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando — Introdução à Filosofia, São Paulo: Moderna, 1993, p. 59.) Adaptado. Sobre o Mito no Mundo Atual, assinale a alternativa CORRETA. a) O mito tem a significância e a coerência que se faziam sentir no homem primitivo. b) O mito propõe todos os valores éticos e estéticos que levam à humanização. O mito singulariza o desejo com o objetivo de superar as impossibilidades no âmbito da realidade. O mito retrata a origem por meio de genealogias entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas. O mito configura a dimensão crítica do homem para compreender e interpretar a realidade existencial. DD c d D —


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UECE - 2020)Número Original: 1Código: 7871836

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Aspectos e características do conhecimento e pensamento mitológico e filosófico a partir da antiguidade .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Antes do surgimento do pensar racional- filosófico, os povos antigos possuíam outra forma de explicação do mundo: o pensamento mítico. Considerando as caracteristicas do conhecimento mítico, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) A mitologia foi a segunda forma de explicação sobre o mundo, sucedendo as explicações fornecidas pelas ciências dos antigos povos, como a agrimensura e a astrologia. ( ) Os mitos eram transmitidos por gerações, principalmente através da forma narrativa e faziam parte da tradição cultural de um povo, não sendo originários da criação por parte de um indivíduo específico. ( ) Amitologia explicava a origem do mundo e dependia da adesão, pelas pessoas, de um conjunto de verdades tidas como inquestionáveis e imunes à crítica. ( |) Baseado, principalmente, nas forças da natureza — physis -, as mitologias antigas, ao contrário das religiões que as sucederam, evitavam o recurso as forças sobrenaturais como fonte de explicação da existência. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) FV,V,F. B) V,F,V,F. C) F,V,F, V. D) V,F,F, V.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UEL - 2023)Número Original: 3Código: 13041159

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos - Filosofia

Aspectos e características do conhecimento e pensamento mitológico e filosófico a partir da antiguidade .f
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Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto a seguir. O advento da filosofia, na Grécia, marca o declínio do pensamento mítico e o começo de um saber de tipo racional. Da origem do mundo, de sua composição, de sua ordem, dos fenômenos meteorológicos, propõem explicações livres de toda a imaginária dramática das teogonias e cosmogonias antigas. Nada existe que não seja natureza, physis. As vias pelas quais essa physis nasceu, diversificou-se e organizou-se são perfeita- mente acessíveis à inteligência humana: a natureza não operou “no começo” de maneira diferente de como o faz ainda. O original e o primordial despojam-se de sua majestade e de seu mistério; têm a banalidade tranquilizadora dos fenômenos familiares. Para o pensamento mítico, a experiência cotidiana se esclarecia e adquiria sentido em relação aos atos exemplares praticados pelos deuses “na origem”. Invertem-se os termos da comparação entre os jônios. Os acontecimentos primitivos, as forças que produziram o cosmos se conce- bem à imagem dos fatos que se observam hoje e dependem de uma explicação análoga. Já não é o original que ilumina e transfigura o cotidiano; é o cotidiano que torna o original inteligível, fornecendo modelos para compreender como o mundo se formou e ordenou. (Adaptado de: VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Tradução de: Ísis Borges B. da Fonseca. 19.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010. p.109-110.) Com base nesse texto e nos conhecimentos sobre a passagem do mito à filosofia, discorra sobre os modelos mítico e filosófico de compreensão do mundo.


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