Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Aspectos das perspectivas sobre o real na obra de Cézanne .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPR - 2023)Número Original: 64Código: 13024120

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Aspectos das perspectivas sobre o real na obra de Cézanne .f

Questão de Vestibular - UFPR 2023
Exibir texto da questão

Pintar um rosto como “objeto” não é despojá-lo do que “traz pensado”. “Acho que o pintor o interpreta”, diz Cézanne, “o pintor não é imbecil”. Mas esta interpretação não deve ser pensada separadamente da visão. “[AÃO] pintar todos os pequenos azuis e todos os pequenos marrons, [ele faz] olhar como ele olha ... Ao diabo se duvidarem como, casando um verde matizado com um vermelho, entristece-se uma boca ou faz-se sorrir uma face”. (MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. São Paulo: Abril Cultural, 1975. p. 118. Coleção Os Pensadores.) De acordo com essa passagem e com o ensaio de que foi retirada, é correto afirmar que cabe ao pintor: a) reproduzir os objetos tais como realmente são. b) refletir na pintura seu estado psicológico. c) usar arbitrariamente as cores com as quais compõe os objetos. d) representar os objetos segundo regras estabelecidas de composição. e) reproduzir os objetos tal como os vê.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPR - 2023)Número Original: 6Código: 13024293

Processo Seletivo - Segunda Fase - Provas Específicas - Prova de Filosofia

Aspectos das perspectivas sobre o real na obra de Cézanne .f

Questão de Vestibular - UFPR 2023
Exibir texto da questão

“As pesquisas de Cézanne na perspectiva descobrem por sua fidelidade aos fenômenos o que a psicologia recente deveria formular. A perspectiva vivida, a de nossa percepção, não é a perspectiva geométrica ou fotográfica: na percepção, os objetos próximos parecem menores, os distantes maiores, o que não sucede numa fotografia, como se vê no cinema quando um trem se aproxima e cresce muito mais depressa que um trem real nas mesmas condições”. MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. São Paulo: Abril Cultural, 1975. p. 117. Coleção Os Pensadores. Considerando a passagem acima e o ensaio de que foi retirada, explique a seguinte observação de Merleau-Ponty acerca da pintura de Cézanne: “sua pintura seria um paradoxo: procurar a realidade sem abandonar as sensações” (Idem, p. 306).


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.