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  • Conflitos sociais na formação republicana.g
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1(USP- SP - 2014)Número Original: 67Código: 31729

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Conflitos sociais na formação republicana.g Conflitos sociais e racismo na formação republicana brasileira .f

Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eça de Queirós, publicada originalmente em 1901, é correto concluir que, nela, encontra-se a) o prenúncio de uma consciência ecológica que iria eclodir com força somente em finais do século XX, mas que, nessa obra, já mostrava um sentido visionário, inspirado pela invenção dos motores a vapor. b) uma concepção de hierarquia civilizacional entre as regiões do mundo, na qual, a Europa representaria a modernidade e um modelo a seguir, e a América, o atraso e um modelo a ser evitado. c) a construção de uma associação entre indivíduo e divindade, que, no livo, a natureza é, fundamentalmente, simbolo de uma condição interior a ser alcançada por meio de resignação e penitência. d) a manifestação de um clima de forte otimismo, decorrente do fim do ciclo bélico mundial do século XIX, que trouxe à tona um anseio de modernização de sociedades em vários continentes. e) uma valorização do meio rural e de modos de vida a ele associados, nostalgia típica de um momento da história marcado pela consolidação da industrialização e da concentração da maior parte da população em áreas urbanas.


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2(UPE - 2022)Número Original: 31Código: 11716827

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Pernambuco.b Processos e fatos históricos relacionados com as greves no Recife entre 1890 e 1896 .f

Questão de Vestibular - UPE 2022
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Carroceiros, estivadores, operários da estrada de ferro, maquinistas, foguistas, empregados da companhia de esgoto e até os jóqueis do hipódromo, trabalhadores de várias categorias encamparam uma ampla onda de greves no Recife entre 1890 e início de 1896. Referência: SOUZA, Felipe Azevedo. As cigarreiras revoltosas e o movimento operário: história da primeira greve feminina do Recife e as representações das mulheres operárias na imprensa. In: https:/ww. scielo.br/j/cpala/8B8Y nNpCgGtCfhbZL YNBbKd/?lang=pt São características comuns a todos os movimentos das categorias citadas no texto, respectivamente: a) Melhores condições de trabalho e igualdade de gênero. b) Modernização da produção e menor jornada de trabalho. c) Aumento salarial e restrição do uso da mão de obra feminina. d) Garantia de licença maternidade e implementação do fundo de garantia. e) Ampliação do mercado de trabalho e participação nos lucros das fábricas.


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3(USP- SP - 2016)Número Original: 84Código: 6387583

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Identificação das tentativas de resposta sobre a questão da identidade nacional no contexto da transição para o regime republicano com seus símbolos de progresso e modernidade.g

Questão de Vestibular - USP 2016
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Na Belle Époque brasileira, que difusamente coincidiu com a transição para o regime republicano, surgiram aquelas perguntas cruciais, envoltas no oxigênio mental da época, muitas das quais, contudo, nos incomodam até hoje: como construir uma nação se não tínhamos uma população definida ou um tipo definido? Frente àquele amálgama de passado e futuro, alimentado e realimentado pela República, quem era o brasileiro? (...) Inúmeras tentativas de respostas a todas estas questões mobilizaram os intelectuais brasileiros durante várias décadas. Elis Thomé Saliba. Raízes do iso. São Paulo: Companhia das Letras, 2002 Entre as tentativas de responder, durante a Belle Époque brasileira, às dúvidas mencionadas no texto, é correto incluir a) as explicações positivistas e evolucionistas sobre o impacto da mistura de raças na formação do caráter nacional brasileiro. b) os projetos de valorização dos vínculos entre o caráter nacional brasileiro e os produtos da indústria cultural norte americana. c) o reconhecimento e a celebração da origem africana da maioria dos brasileiros e a rejeição das tradições europeias. d) a percepção de que o país estava plenamente inserido na modernidade e havia assumido a condição de potência mundial. e) o desejo de retornar ao período anterior à chegada dos europeus e de recuperar padrões culturais e cotidianos indígenas.


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4(UNESP - 2019)Número Original: 2Código: 6988747

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Identificação de fatos e processos históricos do início da Primeira República no final do século XIX.g Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Observe a tela Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, pintada em 1893. (www1.folha.uol.com.br) a) Indique o momento histórico em que a tela foi pintada e cite uma dificuldade política, social ou econômica vivida naquele momento. b) Identifique, através da análise da imagem, um elemento visual que acentue seu caráter dramático e um elemento visual que enfatize a caracterização de Tiradentes como mártir.


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5(ENEM- BR - 2013)Número Original: 2Código: 30118

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Conflitos sociais e racismo na formação republicana brasileira .f

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração camavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos camavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles. PEREIRA. CS. Os vonhores da ator: a procença ds mulheres ras Gran Sociedades ‘camavoiesca caraca am fr do sóculo XX. nc CUNHA, MP. Carmavais o outras frestas: ensaio de hist soci 6 cure. Compas: Urcamp: Cocut, 2062 (captado Manifestações culturais como o camaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o camaval representava um momento em que as O distinções sociais eram deixadas de lado em nome da celebração. O aspirações cosmopolitas da elite impediam a realização da festa fora dos clubes. @ liberdades individuais eram extintas pelas regras das o e autoridades públicas. tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais. perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras.


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