Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Conflitos e interesses das províncias no jogo político após a independência do Brasil.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEA - 2018)Número Original: 18Código: 7829733

Macro - Conhecimentos Gerais

Conflitos e interesses das províncias no jogo político após a independência do Brasil.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2018
Questão de Vestibular - UEA 2018
Exibir texto da questão

A repressão oficial foi extremamente convincente: enire 15 e 20 de outubro de 1823, mais de duzentos e cinquenta prisioneiros, jogados nos porões do brigue Palhaço, morre- ram por asfixia, envenenamento e fuzilaria; outros, fuzilados em praça pública. O Império do Brasil já mostrava as suas garras muito antes de a Regência disparar contra a Caba- nagem (1835-1840), que lutava contra o conservantismo e a continuidade do poder de bases coloniais no Grão-Pará. (Geraldo Mártires Coelho. “Onde fica a Corte do senhor Imperador?”. In: István Jancsó (org.). Brasil: formação do Estado e da Nação, 2008. Adaptado.) A Independência do Brasil, proclamada no Centro-Sul do país em 1822, (A) contou, em algumas províncias, com a participação signi- ficativa das massas escravizadas e aboliu a escravidão. (B) manifestou particularidades em províncias mais distantes do centro do Império e manteve privilégios sociais tradi- cionais. (C) foi de fato realizada pelos governos democráticos das re- gências e estabeleceu o sufrágio universal para os maio- res de vinte e um anos. (D) diferenciou-se das demais independências latino-ameri- canas pelo seu caráter pacífico e seguiu o modelo políti- co da federação norte-americana. (E) suspendeu a liberdade de comércio com as nações in- dustrializadas e estabeleceu o monopólio governamental sobre o transporte fluvial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEPA- PA - 2011)Número Original: 16Código: 6000001

Segunda Etapa

Conflitos e interesses das províncias no jogo político após a independência do Brasil.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2011
Questão de Vestibular - UEPA 2011
Exibir texto da questão

A independência política do Brasil em relação à Portugal, proclamada em 7 de setembro de 1822 não significou pronta alteração no jogo político existente em algumas províncias do nascente Império. No Grão-Pará, alguns grupos civis e militares protagonizaram agitações e revoltas contra o poder tradicional exercido pela elite portuguesa ligada à Lisboa. A luta pela emancipação política do Pará, contraditoriamente, não contou com o apoio do poder imperial, que atuou na repressão às ações dos emancipacionistas, como é exemplificado pelo episódio da morte de soldados e civis no Brigue “Palhaço”. A explicação para isto corresponde a: O postura do governo imperial interessada em manter a estabilidade da ordem política e social nas províncias, e que estava assentada na manutenção do poder dos herdeiros das elites coloniais. O pressão do governo português em favor da defesa dos lusitanos que permaneceram no Brasil e viram seus negócios prejudicados pela independência e pela ação da monarquia a favor das revoltas provinciais. O necessidade de manter a ordem econômica associada ao tráfico negreiro e ao consumo de produtos manufaturados oriundos das fábricas portuguesas. Os ataques a portugueses poderiam resultar na instabilidade dessa prática econômica. O possibilidade de levantes de caráter estritamente popular, envolvendo escravos, ex-escravos e indígenas destribalizados, que viessem a revolucionar a nascente sociedade imperial. O a nova colonização econômica inglesa sobre o Brasil, interessada em manter o jogo sócio-político interno herdado do período colonial e então representado pela proeminência política e econômica dos portugueses.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?