Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Condições sociais das mulheres brasileiras e das mudanças em seus papéis sociais do período colonial aos dias atuais .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2019)Número Original: 15Código: 11577344

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Brasil.b Condições sociais das mulheres brasileiras e das mudanças em seus papéis sociais do período colonial aos dias atuais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Exibir texto da questão

Em 1801, na vila de Iguape, Inácio, escravo, “desonrou” Maria, “mulher branca, ainda que plebeia”. A moça era muito pobre e órfã de pai, sendo que a mãe e os irmãos, assim que souberam de sua desonra “a lançaram fora da casa”. Ela então fez um rancho e nele passou a morar. Vivia com os filhos com tanta pobreza que somente com seu trabalho e alguma ajuda que o escravo lhe dava se conseguia manter. Configurado concubinato, passaram a ser perseguidos pela Igreja. Maria explicou perante as autoridades eclesiásticas que “a miséria a conduziu a cair no pecado” com o escravo, mas que esperava ter mais amparo casando-se com ele, ainda que cativo. SILVA, Maria B. N. da, (org.). História de São Paulo Colonial. São Paulo: Unesp, 2008, p. 178. Adaptado. A família no período colonial permite várias abordagens. A observação de vivências particulares em São Paulo colonial possibilitou constatar, nas relações familiares afetivas, manifestações de solidariedade envolvendo homens, mulheres e crianças. Dentre elas, destaca-se a obtenção de liberdade pelos escravos e a preservação da honra ou da honestidade feminina. Mas nem sempre a solidariedade da família acompanhava o que se considerava, então, a perda da honra, como mostra o texto acima. Sobre esse último tema, a partir do texto acima, é CORRETO afirmar que, nos séculos XVIII e XIX, a) a preocupação com a honestidade feminina se restringia às famílias da elite colonial, e a solidariedade da família sempre acompanhava a perda do que se considerava a honra, acolhendo e amparando a mulher. b) A preocupação com a honestidade feminina era constante, e a impossibilidade de os pais cumprirem sua obrigação poderia levar as mulheres, mesmo as mais pobres, a se ausentarem da colônia em busca de casamento na metrópole. c) A preocupação com a honestidade feminina estava vinculada à possibilidade de sustento, na medida em que havia o temor de que a mulher destituída de recursos recorresse ao meretrício para se manter. d) A preocupação com a honestidade feminina era menos importante, pois a esperança de uma vida melhor para a mulher na colônia, por meio do casamento, sempre se concretizava. e) A preocupação com a honestidade feminina devia-se principalmente à Igreja, a quem cabia a ajuda às mulheres, da elite ou não, com base no sentimento cristão de caridade e de ajuda ao próximo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEMA - 2020)Número Original: 3Código: 7893497

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Condições sociais das mulheres brasileiras e das mudanças em seus papéis sociais do período colonial aos dias atuais .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

A sociedade brasileira passou por muitas mudanças em relação às mulheres. As pesquisas históricas nas últimas décadas têm mostrado a participação feminina em todos os acontecimentos de nossa história. Analise as imagens a seguir. Foto oficial da seleção brasileira feminina para Copa do Mundo de 2019/CBF iii https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-feminina/ selecao-brasileira-feminina-faz-foto-para-a-copa-do-mundo-2019 Debret. O Jantar. c.1820 https://ensinarhistoriajoelza.com.br/stj/wp-content/uploads/2015/11/Jantar Debret. jpg Com base nas imagens e nos estudos históricos, compare a condição feminina, no Brasil, explicando duas mudanças dos papéis sociais femininos concernentes ao período colonial e à atualidade.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?