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Exercício 11577344

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(UNITAU - 2019)Número Original: 15Código: 11577344

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Brasil.b Condições sociais das mulheres brasileiras e das mudanças em seus papéis sociais do período colonial aos dias atuais .f
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Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Questão de Vestibular - UNITAU 2019
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Em 1801, na vila de Iguape, Inácio, escravo, “desonrou” Maria, “mulher branca, ainda que plebeia”. A moça era muito pobre e órfã de pai, sendo que a mãe e os irmãos, assim que souberam de sua desonra “a lançaram fora da casa”. Ela então fez um rancho e nele passou a morar. Vivia com os filhos com tanta pobreza que somente com seu trabalho e alguma ajuda que o escravo lhe dava se conseguia manter. Configurado concubinato, passaram a ser perseguidos pela Igreja. Maria explicou perante as autoridades eclesiásticas que “a miséria a conduziu a cair no pecado” com o escravo, mas que esperava ter mais amparo casando-se com ele, ainda que cativo. SILVA, Maria B. N. da, (org.). História de São Paulo Colonial. São Paulo: Unesp, 2008, p. 178. Adaptado. A família no período colonial permite várias abordagens. A observação de vivências particulares em São Paulo colonial possibilitou constatar, nas relações familiares afetivas, manifestações de solidariedade envolvendo homens, mulheres e crianças. Dentre elas, destaca-se a obtenção de liberdade pelos escravos e a preservação da honra ou da honestidade feminina. Mas nem sempre a solidariedade da família acompanhava o que se considerava, então, a perda da honra, como mostra o texto acima. Sobre esse último tema, a partir do texto acima, é CORRETO afirmar que, nos séculos XVIII e XIX, a) a preocupação com a honestidade feminina se restringia às famílias da elite colonial, e a solidariedade da família sempre acompanhava a perda do que se considerava a honra, acolhendo e amparando a mulher. b) A preocupação com a honestidade feminina era constante, e a impossibilidade de os pais cumprirem sua obrigação poderia levar as mulheres, mesmo as mais pobres, a se ausentarem da colônia em busca de casamento na metrópole. c) A preocupação com a honestidade feminina estava vinculada à possibilidade de sustento, na medida em que havia o temor de que a mulher destituída de recursos recorresse ao meretrício para se manter. d) A preocupação com a honestidade feminina era menos importante, pois a esperança de uma vida melhor para a mulher na colônia, por meio do casamento, sempre se concretizava. e) A preocupação com a honestidade feminina devia-se principalmente à Igreja, a quem cabia a ajuda às mulheres, da elite ou não, com base no sentimento cristão de caridade e de ajuda ao próximo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





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