Sobre Paradigma da Modernidade, leia o texto a seguir:
Com a revolução científica moderna (século XVII), a ciência deixa de ser contemplativa ou teórica
para tornar-se ativa, detendo um poder de exercer uma ação eficaz. Adquire um outro estatuto:
torna-se um saber, tendo por objetivo conhecer o mundo no sentido de dominá-lo, sobre ele exercer
um poder, converter o homem em seu mestre e possuidor.
JAPIASSU, Hilton. Ciência e Destino Humano. Rio de Janeiro: Imago, p. 211, 2005.
No contexto do Paradigma da Modernidade, com especificidade no âmbito da revolução científica
moderna, o autor faz algumas observações pertinentes sobre o novo estatuto do saber. Sobre esse
assunto, é CORRETO afirmar que
a) o saber científico e a técnica começam a formar um par dissociável.
b) na revolução científica moderna, a ciência contemplativa alicerça as bases constitutivas da ação
eficaz.
c) o conhecimento científico teórico tem significância maior frente à ação eficaz.
d) com a revolução científica moderna, o novo estatuto, com a ciência ativa, não só é relevante
mas também deseja a dominação, a subjugação, a manipulação da natureza, exercendo sobre
esta poder.
e) com o novo estatuto teórico, a ciência perde o seu poder. Doravante, o homem é o senhor e o
mestre da natureza.